Grupo compila informações científicas sobre a covid-19 e disponibiliza nacionalmente
Trabalho vem sendo realizado por projeto de extensão

Publicado em: 12 de junho de 2020 16h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2020 18h06min

Os membros do projeto de extensão “Informatiza UFFS: o que preciso saber sobre o SUS e a covid-19”, da UFFS – Campus Chapecó, concluíram a elaboração de um portfólio (disponível para download no link abaixo) que traz um compilado de informações científicas sobre o novo Coronavírus. O material está sendo distribuído eletronicamente para os conselhos municipais de saúde do Oeste catarinense e será lançado nacionalmente, em breve, pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).

Aprovado no Edital nº 259/GR/UFFS/2020, o projeto foi proposto pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) e pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC), com o apoio do Núcleo Chapecó do CEBES, e é coordenado pela professora Daniela Savi Geremia. À frente dos subgrupos estão as professoras Fabiane Debastiani, Maria Eneida de Almeida e Yaná Tomasi. São bolsistas as estudantes Rayana da Silva Freire, Simone dos Santos Pereira Barbosa, Leticia Zanotelli e atuam com voluntários Ariel Larissa Scolari Teixeira, Caroline Menzel Gato, Jiênnifer Souza de Oliveira, Nathália Virginia Bagnara, Jonathan Vixamar, Lucas dos Santos Iguarino, Rafaela Gadonski e Matheus Bizuti.

As atividades, que seguem até o mês de julho, incluem, além do portfólio, a atuação nas redes sociais, com postagens e vídeos ao vivo sobre temáticas previamente definidas e, também, de acordo com as demandas do público.

“Com esta intervenção, estamos contribuindo com formação e empoderamento das pessoas sobre as políticas públicas de saúde e o enfrentamento da covid-19, permitindo uma participação social mais ativa e coesa na prevenção da doença. Esse projeto tem a possibilidade de contribuir com a formação de pessoas e profissionais de saúde engajados com a saúde pública, com os temas de relevância social e compromisso sanitário”, destaca a professora.

Além do portfólio, o projeto tem outros dois grandes objetivos: compreender o processo histórico e de conjuntura das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizar uma campanha informativa com publicações de medidas preventivas ao Coronavírus Diasease 2019 (COVID-19) que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), visando integrar pesquisa e extensão universitária.

De acordo com a professora Daniela, o projeto também busca contribuir com os municípios e o estado de Santa Catarina para o cumprimento dos planos de contingenciamento e estratégias que preveem sobretudo responsabilidade social e consciência sanitária da população e futuros profissionais de saúde frente as medidas de prevenção e monitoramento dos casos de coronavírus. O projeto subsidia conselheiros municipais de saúde – conselhos municipais de saúde (órgão consultivo e deliberativo da saúde) com materiais didáticos e científicos específicos para a capacitação e enfrentamento dessa pandemia.

A próxima live acontece na sexta-feira (19), tem como tema “O protagonismo e a valorização da Enfermagem em tempos de covid-19” e pode ser acompanhada pelo Instagram @ppgs_uffs. Já aconteceram outras seis: “A importância do autoconhecimento e da inteligência emocional", “Covid-19 e os desafios para o SUS"; “Panorama da atuação da Enfermagem em guerras, epidemias, pandemias: COVID-19 como está essa atuação?"; "Vigilância em saúde: qual a importância do boletim epidemiológico?"; “Vigilância em saúde: Qual a importância do boletim epidemiológico?” e “Minha rotina e quarentena: e agora?”.

Galeria de Imagens: