Formaturas acontecem a partir do dia 2
O mês de fevereiro será de muitas comemorações nas cerimônias de colação de grau

Publicado em: 31 de janeiro de 2019 11h01min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2019 11h02min

Mais de cento e dez estudantes colam grau em fevereiro de 2019 na UFFS – Campus Chapecó. Outros 14 já colaram grau em gabinete. A programação é de seis cerimônias durante o mês.

Marcada pela emoção de formandos, familiares e amigos, as colações de grau são momentos marcantes para a Instituição com um todo. "A colação de grau representa a concretização de um sonho dos estudantes e familiares, e também a realização profissional de docentes e técnicos do serviço público, que trabalham pela causa da educação pública de qualidade", aponta a Diretora da UFFS - Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira.

Para a Coordenadora Acadêmica substituta, professora Valéria Madureira, “o momento da colação de grau é único, especialmente por representar o fechamento de um ciclo para muitas pessoas. Para o estudante que está concluindo a graduação, muitas vezes, representa a concretização de um sonho longamente acalentado e arduamente buscado. É um marco na vida de muitos jovens que conseguem aqui, na UFFS, conquistar um diploma universitário, que não raramente é o primeiro de sua família. Os pais também encerram um ciclo na educação de seus filhos vendo-os concluírem o Ensino Superior e conquistando uma profissão em uma universidade pública”.

A programação inicia no dia 2, quando colam grau os concluintes de Enfermagem, no Clube Caça e Pesca, às 19h. No dia 8, às 16h, no auditório do Bloco A, será a a cerimônia dos estudantes de Pedagogia, Letras e Filosofia. No dia 14, às 18h, no mesmo local, a cerimônia de formatura será de Administração.

Às 18h do dia 15, a colação é dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária, no Lang Palace Hotel. No dia 21, também às 18h, será a vez de graduandos de Ciência da Computação, no auditório do Bloco A.

Fechando a programação, no dia 22 haverá duas cerimônias: a primeira terá graduandos de Ciências Sociais e Geografia, às 16h, e a segunda, terá graduandos de História, às 18h. Ambas serão no auditório do Bloco A.

Valéria ressalta que a emoção das cerimônias também é de quem fica na Instituição. “Em cada cerimônia de colação de grau, a UFFS também encerra um ciclo que se iniciou com a entrada daquela turma de calouros. Para nós, representa um momento de entregar à sociedade profissionais que foram qualificados em uma universidade que nasceu pública e popular e que, em nove anos, obteve as melhores avaliações do MEC para seus cursos, muitos dos quais figuram dentre os melhores do país. É um momento de orgulho, de alegria e de reflexão”, finalizou ela.