Festival Nacional de Teatro de Chapecó terá peças e ações de formação na UFFS
Parcerias possibilitam a vinda de atividades para a UFFS

Publicado em: 15 de abril de 2019 11h04min / Atualizado em: 18 de abril de 2019 08h04min

O ano de 2019 será de comemoração na UFFS. A Instituição comemora, em setembro, os dez anos de criação, e várias atividades já serão alusivas aos dez anos. Uma delas, integrada ao Festival de Cultura de Fronteira, será a vinda de eventos do “Festival Nacional de Teatro de Chapecó”, promovido pela Prefeitura Municipal, para o Campus Chapecó.

Serão quatro atividades, nos dias 22, 23, 25 e 26 de abril. Para a diretora de Cultura da UFFS, Marlei Dambros, a parceria entre Secretaria de Cultura da Prefeitura de Chapecó e UFFS, que possibilita a vinda de ações de cultura para a Instituição, é muito valiosa. “Além do público ter acesso a peças, recebemos ações de formação da cultura do teatro, algo extremamente importante na  universidade”.

O Festival Nacional de Teatro de Chapecó está na décima primeira edição consecutiva. Conforme a coordenadora do Setor de Eventos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Chapecó, Damiana Fernandes de Melo, a organização do festival busca levar espetáculos e ações de formação em outros locais, que não o teatro. “Vamos a comunidades indígenas e de agricultores, por exemplo, quando há o primeiro contato desse público. Mas também vamos a universidades, cujo público consegue captar no espetáculo o olhar do autor”.

Assim, a parceria com a UFFS – Campus Chapecó possibilitará a vinda de dois espetáculos – “Risperidona” e “Imagina Só” – e de dois momentos de formação – “Diálogos artístico sociais no processo de criação cênica do espetáculo ‘Vikings e o Reino Saqueado” e “Oficina de Improvisação a partir das Danças Brasileiras”. Além disso, a parceria vai possibilitar a ida de um espetáculo no Campus Erechim: “Planta do Pé”. Como há vagas limitadas, é necessário que os interessados façam inscrição nos links que acompanham cada evento (abaixo).

 

 

Espetáculo “Risperidona” – Cia de Artes Vento Negro, Caçador-SC
Dia 22, às 19h30, no Auditório do Bloco da Biblioteca
Inscrição: https://forms.gle/oe8gQTEXV1FZpJ4b8
SINOPSE: Risperidona é um solo narrativo que faz referência ao medicamento prescrito para as pessoas com transtornos mentais. Dentre os vários personagens que o ator encena, um deles é o jovem médico eleito reitor de uma renomada universidade da cidade de Paris, que revoluciona o tratamento dos doentes e traz um pouco de humanidade ao que até então era considerado a escória da sociedade. Além disso, o espetáculo engloba discussões da sociedade brasileira perante o assunto, bem como as relações de poder na loucura e “medicalização” da vida.
Integra a programação do II Festival Cultura de Fronteira e ocorre por meio de uma parceria entre a UFFS – Semana Acadêmica de Filosofia, Secretaria Municipal de Cultura e o Festival Nacional de Teatro de Chapecó.

Diálogos artístico-sociais no processo de criação cênica do espetáculo "Vikings e o Reino Saqueado"
Dia 23, às 19h, no Auditório do Bloco B
Inscrição: https://forms.gle/c6vQwss16W6yhebK7
Objetivo da ação: Promover o aprendizado de processos criativos interdisciplinares envolvendo pesquisa social e artes cênicas, na UFFS – Campus Chapecó, a partir da experiência de criação do espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”, da Cia. Os Palhaços de Rua, de Londrina-PR.
Integra a programação do II Festival Cultura de Fronteira e ocorre por meio de uma parceria entre UFFS – Campus Chapecó, Secretaria Municipal de Cultura, Festival Nacional de Teatro de Chapecó e Cia. Os Palhaços de Rua.

Dia 25, às 19h, no Auditório do Bloco da Biblioteca
Oficina de Improvisação a partir das danças brasileiras
Inscrição: https://forms.gle/bSQkfCQoxbQxnKp38
A oficina trabalha as danças tradicionais brasileiras – cavalo-marinho, batuques, orixás, caboclinho e frevo – e de exercícios de consciência corporal. A dançarina Maria Eugênia ensinará aos participantes os passos e gingados características das danças populares, além de trabalhar suas infinitas formas de recriação.
Integra a programação do II Festival Cultura de Fronteira e ocorre por meio de uma parceria entre a UFFS – Campus Chapecó, Secretaria Municipal de Cultura e Festival Nacional de Teatro de Chapecó.

Dia 26, às 19h, no Auditório do Bloco A
Espetáculo Imagina Só
Inscrição: https://forms.gle/ZFqhUDBU1UrjfQfFA
“Imagina Só” propõe o encontro de dois apaixonados pelo imaginário popular brasileiro. Sempre acompanhando o trabalho um do outro, trocando as experiências, dando palpites, aprofundando-se nos causos da mitologia e da cultura brasileira, a contadora de histórias catarinense Josiane Geroldi e o violeiro paulista Paulo Freire resolveram juntar-se para a criação deste espetáculo.
Integra a programação do II Festival Cultura de Fronteira e ocorre por meio de uma parceria entre a UFFS, Secretaria Municipal de Cultura e Festival Nacional de Teatro de Chapecó.

Campus Erechim
Dia 22, às 19h30, no Auditório
Espetáculo Planta do Pé
Inscrição: https://forms.gle/gps6ypGaa2KgwVAK7
O espetáculo Planta do Pé traduz em seu nome uma brincadeira com a história pessoal da dançarina. Enquanto imagem de vegetação o termo simboliza uma pesquisa que ramificou dos estudos iniciados por seus pais. Pesquisadores e artistas, Antonio Nóbrega e Rosane Almeida desenvolvem um trabalho a partir das tradições populares brasileiras, além dos diversos espetáculos, dos quais seis tiveram a participação de Maria Eugenia. Essas tradições também foram a base para a criação da sede Instituto Brincante em São Paulo, que há 24 anos se dedica à pesquisa e transmissão. Paralelamente às atividades com a família, Maria Eugenia semeou outras criações, como o espetáculo solo Casa das Miudezas, aos 21 anos, a convite do CCBB de São Paulo. Em 2008 fundou, ao lado de Marina Abib, a Companhia Soma e, em 2014, a convite do Festival Internacional de Dança de Recife, fez-se Planta Do Pé. A pesquisa foi regada também por experiências vividas fora do Brasil como técnica de Jacques Lecoq (Espanha), Eugenio Barba (Dinamarca) e Kathakali (Índia). É formada em licenciatura em História pela PUC de São Paulo. Compõe a equipe pedagógica do programa Formação Técnica da FUNARTE, do Instituto Brincante, da Pós-Graduação “A Arte de Ensinar Arte” do Instituto Singularidades e da Pós-Graduação do Paço do Frevo.
Integra a programação do II Festival Cultura de Fronteira e ocorre por meio de uma parceria entre a UFFS, Secretaria Municipal de Cultura e o Festival Nacional de Teatro de Chapecó.

 

O Festival Nacional de Teatro de Chapecó terá eventos de 22 a 28 de abril, em vários locais. Mais informações sobre o festival poderão ser obtidas em https://www.chapeco.sc.gov.br/cultura/