Estudantes se formam em Oficina de Espanhol em Chapecó e região
Projeto desenvolveu oficinas de Espanhol em quatro escolas públicas nas cidades de Chapecó, Xanxerê e Coronel Freitas

Publicado em: 23 de março de 2017 10h03min / Atualizado em: 23 de março de 2017 17h03min

Como atividades de Estágio Curricular Supervisionado IV no Ensino Fundamental e V no Ensino Médio, estudantes do curso de Letras (Português e Espanhol) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó desenvolveram o projeto "Oficinas de Espanhol: Língua e Cultura”, durante o segundo semestre de 2016, para alunos do Ensino Fundamental em quatro escolas públicas: EEB Coronel Lara Ribas e EEB Tancredo Neves em Chapecó, EEB Iracy Tonello em Xanxerê e EEB Délia Regis em Coronel Freitas.

Nessa semana, foi realizada a formatura para os estudantes que participaram das oficinas. Eles tiveram aula uma vez por semana, no contraturno das aulas regulares. A carga horária foi de 12 a 36 horas, dependendo do número de estagiárias. Do curso de Letras (Português e Espanhol) da UFFS – Campus Chapecó participaram 19 acadêmicas, que realizaram as oficinas.

As atividades foram desenvolvidas através dos mais variados gêneros textuais, com o objetivo de incentivar o aprendizado de uma nova língua estrangeira e conhecer a cultura dos países onde se fala a Língua Espanhola. Essas atividades incluíram as habilidades linguísticas de compreensão e produção oral e escrita.

Para a professora e coordenadora do projeto, Angela Flain, as aulas tiveram grande receptividade por parte dos alunos, pois demonstraram interesse e participação nas atividades e a expectativa é de que as oficinas continuem. “ Já para as acadêmicas foi uma oportunidade de participar desde o planejamento do programa da oficina, preparar a atividades e colocá-las em prática, bem como estar inseridas no ambiente escolar, que será o seu futuro campo de trabalho”, explicou.

Sobre as escolas que receberam as oficinas, Angela afirmou que foram muito receptivas e proporcionaram o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto. “A parceria das escolas públicas com a UFFS é de grande importância, pois possibilita que os acadêmicos do curso de Letras (Português e Espanhol) possam desenvolver as atividades de Estágio Curricular Supervisionado IV no Ensino Fundamental e V no Ensino Médio, que são obrigatórias para a conclusão do curso”, ressaltou.

O projeto vai continuar no primeiro semestre de 2017, para o Ensino Médio, com início previsto para abril. Nesta etapa, a proposta é focar nos aspectos culturais e preparar o alunos para a prova do ENEM. As aulas também serão ofertadas no contraturno, uma vez por semana, nas escolas EEB Coronel Lara Ribas e EEB Marechal Bormann em Chapecó e EEB Iracy Tonello em Xanxerê e EEB Délia Regis em Coronel Freitas.