Estudantes da UFFS – Campus Chapecó aprendem a desenvolver materiais para alunos com deficiência

Publicado em: 29 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Dominó com texturas, letras em braile, desenhos com alto-relevo. Estes são alguns dos resultados do projeto de extensão “Oficina de produção de materiais pedagógicos para estudantes com deficiência”, coordenada pela professora da UFFS – Campus Chapecó, Mara Cristina Fortuna da Silva.

O objetivo é produzir materiais pedagógicos para a utilização dos estudantes com deficiência. Mas, acima de tudo, preparar o futuro professor para atuar na escolarização desses estudantes. É por isso que dez acadêmicas de Pedagogia estão participando do projeto.

Conforme a professora, elas são estimuladas a conhecer, adaptar, utilizar e inclusive criar materiais que possam contribuir com os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência. Os encontros são semanais e, ao fim, somarão 30 horas de trabalho, conhecimento e “produtos”, que ficarão à disposição no laboratório.

A professora explica que, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, os estudantes com deficiência passam a ser incluídos na rede regular de ensino, cumprindo o disposto em legislações nacionais. Porém, segundo ela, para garantir o acesso aos mesmos conhecimentos dos demais alunos é necessário que os professores das várias áreas estejam preparados para atuar com este público. Este é um dos pontos que, para Mara, é essencial para que os estudantes sejam, de fato, incluídos.

A estudante Janaína Alves da Silva, da nona fase, que chegou a ir em um centro que atende crianças com deficiências para ver como é a aula, comentou que percebeu, naquele momento, que teria dificuldades, futuramente, enquanto professora, numa situação parecida. “Por isso achei interessante procurar a oficina para ter recursos a fim de agir melhor para quando tiver um aluno com deficiência em sala de aula”, resume.