Abertas as inscrições do Processo Seletivo para a Especialização em Produção Vegetal
São 25 vagas, e as aulas iniciam em março de 2021

Publicado em: 11 de dezembro de 2020 09h12min / Atualizado em: 16 de dezembro de 2020 10h12min

Mais uma pós-graduação inicia na UFFS – Campus Chapecó: é a Especialização em Produção Vegetal. O edital nº 780/GR/UFFS2020, que determina as regras do processo seletivo, está publicado. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de janeiro de 2021.

São oferecidas 25 vagas. A especialização é direcionada a profissionais portadores de diploma de ensino superior em Engenharia Agronômica/Agronomia e áreas afins que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de Produção Vegetal.

Conforme o coordenador, professor Siumar Tironi, “o curso surgiu de uma demanda da região, em que a agricultura apresenta grande importância econômica e social. O objetivo é de proporcionar aos diplomados em Agronomia ou áreas afins a atualização e a ampliação dos conhecimentos em produção vegetal, especialmente na produção de culturas anuais, voltadas para grandes culturas e hortaliças”, explica ele.

Quem quiser ingressar na especialização precisará passar pelas duas etapas do processo seletivo. A primeira fase é a análise do currículo, cujo resultado provisório está previsto para ser publicado em 22 de fevereiro. A segunda fase é a avaliação do pré-projeto de pesquisa, com resultados a partir de 8 de março. A previsão do início das aulas é 26 de março.

Segundo o professor, as expectativas são muito boas. “Esperamos, enquanto instituição, promover um espaço para aprimoramento e atualização de conhecimentos sobre a produção vegetal. No curso serão abordados temas e tecnologias atuais na produção vegetal, manejo e fertilidade de solo, agroclimatologia, tratos culturais de culturas de grãos e hortaliças, manejo fitossanitário e processamento de alimentos de origem vegetal até a gestão da produção”.

Objetivos da Especialização em Produção Vegetal

Geral:

Proporcionar aos diplomados em Agronomia ou áreas afins a atualização e a ampliação dos conhecimentos na área da produção vegetal, contribuindo, além da qualificação dos profissionais, com o desenvolvimento local, regional e nacional.

Específicos:

I -  Promover a atualização dos conhecimentos técnicos, dentro de uma visão sistemática e integrada da produção agrícola sustentável, relativos ao uso correto e seguro de produtos fitossanitários visando ao manejo integrado de pragas, plantas daninhas e doenças, ao manejo da fertilidade do solo, aos avanços de tecnologias agrícolas, à produção de hortaliças e grãos, à análise de interpretação de dados experimentais;

II -  Enfatizar o uso das recentes tecnologias voltadas à produção vegetal;

III -  Despertar nos estudantes o interesse pelas pós-graduações a nível stricto sensu - mestrado e doutorado - e por atuar como profissional autônomo, trabalhar a extensão rural e ter maior consciência sobre boas práticas da produção vegetal;

IV -  Contribuir com o desenvolvimento e progresso da produção vegetal do Oeste de Santa Catarina;

V -  Racionalizar e conscientizar os profissionais que atuam na área sobre a necessidade da produção com minimização de custos visando a sustentabilidade da atividade agrícola;

VI -  Estimular a racionalidade científica, a prática e a crítica agronômica na resolução dos problemas emergentes na área da produção vegetal.

 

Atos normativos relacionados: