Escolas podem se cadastrar para a Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense até o dia 17

UFFS – Campus Chapecó promove a OMOC em 2017. Provas acontecem em setembro e, até lá, treinamentos também serão realizados na Instituição
Assessoria de Comunicação do Campus Chapecó
Publicado em: 14 de julho de 2017 17h20min / Atualizado em: 14 de julho de 2017 17h25min

Até segunda-feira (17), escolas – públicas e particulares – do Oeste de Santa Catarina podem se cadastrar para participar da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida, em 2017, pela UFFS – Campus Chapecó, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As provas, com duração de quatro horas, acontecerão no sábado, 2 de setembro, a partir das 14h, na própria UFFS – Campus Chapecó.

Para o cadastramento da escola, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível em http://omoc2017.weebly.com/) e enviar para o e-mail omoc@uffs.edu.br. Um professor coordenador, nomeado pela escola, deverá fazer as inscrições dos estudantes interessados. A coordenação da OMOC precisará da informação do número de participantes até o dia 25 de agosto.

Treinamentos

Para a preparação dos estudantes que participarão da OMOC, a coordenação enviará listas de problemas de Matemática de olimpíadas anteriores (com as resoluções) organizadas pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Também haverá treinos na própria UFFS – Campus Chapecó aos estudantes interessados. Eles serão realizados às quartas-feiras, a partir de 26 de julho e até o dia 30 de agosto, das 14h às 16h45.

Para viabilizar a ida dos estudantes até a UFFS – Campus Chapecó, a escola poderá verificar com a coordenação a possibilidade de transporte gratuito. Para isso, a escola deverá ter pelo menos 50 alunos inscritos e disponibilizar um espaço adequado para o treinamento. O agendamento deverá ser feito por e-mail ou telefone (2049-6582, com o professor Milton Kist, coordenador da OMOC, ou 2049-6534, com a professora Janice Reichert), com sete dias de antecedência.

Aos professores de Matemática das escolas participantes serão oferecidos cursos gratuitos de aperfeiçoamento, com certificação. A programação será enviada posteriormente pela coordenação da OMOC.

Objetivos e premiações

Os objetivos da OMOC são: estimular o estudo da Matemática, colocar os professores dos ensinos Fundamental e Médio em contato com novas ideias e influenciar na melhoria do ensino de Matemática, além de detectar jovens talentos. Serão três níveis de provas, de acordo com a escolaridade do participante.

Participando da OMOC, o aluno poderá ser selecionado para participar da OBM: serão convidados de três a dez alunos de cada nível, com os melhores desempenhos. A cerimônia de premiação aos alunos com melhores pontuações finais e aos alunos com melhores desempenhos de cada escola será no dia 24 de novembro, na UFFS – Campus Chapecó. A escola com maior número de participantes em relação ao número de alunos matriculados (a partir do sexto ano) na unidade escolar também será homenageada.