Escolas e Gerências de Educação discutem formação de professores com a UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 23 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

A UFFS – Campus Chapecó recebeu professores e pessoas ligadas à Educação Básica nesta terça-feira (23). O objetivo foi ouvir as sugestões para melhoria da formação de professores. O evento está integrado à parte local (Campus Chapecó) da 1ª Conferência das Licenciaturas da UFFS.

Na primeira parte do encontro, em grupos, os participantes discutiram as fragilidades mais comuns de estagiários e recém-formados, além de sugestões de como os cursos de licenciatura e a universidade podem reduzir e superar as fragilidades. Depois foi feito o compartilhamento das discussões no grande grupo.

A gerente Regional de Educação de Concórdia, Gislaine Winter, agradeceu o convite e enfatizou a importância do evento em função de ser na universidade que são formados os profissionais que em breve atuarão nas escolas. “É fundamental que as gerências e as escolas sejam ouvidas pelos profissionais que fazem a formação dos professores. A interação da universidade com o 'chão' da escola vai fazer a diferença no currículo destes profissionais e na educação brasileira”, ressalta.

Este foi o terceiro momento de discussão proposto pelo Comitê Organizador do Campus (COC): o primeiro foi com os estudantes e o segundo com os colegiados. Ainda como parte deste terceiro momento, membros do COC irão a Palmitos para ouvir a Gerência Regional de Educação daquela cidade já que os profissionais estavam em outro evento, agendado anteriormente.

Agora, conforme a membro do COC, pedagoga Dariane Carlesso, haverá a sistematização das discussões. Depois, uma plenária local com a comunidade acadêmica para finalizar o documento que será enviado ao Comitê Organizador Institucional (COI) da Conferência. Está marcada para os dias 26 e 27 de outubro, no Campus Chapecó, a Plenária Final, que reunirá os delegados dos cinco campi da UFFS que possuem cursos de licenciaturas. O objetivo é construir a Política de Formação de Professores da UFFS.