Direção da UFFS - Campus Chapecó publica informações e procedimentos preventivos ao Covid-19
Informe trata do funcionamento de setores e sobre procedimentos na Instituição

Publicado em: 17 de março de 2020 13h03min / Atualizado em: 18 de março de 2020 11h03min

A Direção do Campus Chapecó divulgou, na manhã de terça-feira (17), o documento "Informes e procedimentos preventivos ao Covid-19". Nele há orientações aos servidores, aos estudantes (no que se refere às aulas, atividades laboratoriais, etc) e sobre os serviços terceirizados.

Conforme o documento, inclusive "as formaturas estão suspensas e solenidades com convidados serão remarcadas quando do retorno as atividades acadêmicas presenciais".

 

 


INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS AO COVID-19



Tendo em vista a nota oficial publicada pela Reitoria em 15 de março de 2020  (https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/diretoria_de_comunicacao/noticias/suspensao-das-atividades-academicas-presenciais-na-uffs) e Portaria Nº 292/GR/UFFS/2020 (https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/portaria/gr/2020-0292), que suspendeu as atividades acadêmicas presenciais na UFFS por tempo indeterminado,  passamos as seguintes orientações e informações à comunidade acadêmica, visando evitar aglomerações e reduzir as possibilidades de eventual contágio.



  1. Orientações gerais para os servidores:
  • Horário de atendimento ao público e atividades presenciais no campus: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não haverá expediente noturno;
  • Nos setores com maior número de servidores, as chefias deverão organizar uma escala de trabalho alternando a presença de servidores, de modo a reduzir aglomerações;
  • O ponto eletrônico ficará suspenso e o preenchimento do controle de frequência será realizado por intermédio do menu “alterar batidas”, no sistema de frequência;
  • De acordo com o art. 5º da portaria 291/GR/UFFS/2020, servidores em grupos de risco, gestantes ou os que necessitem cuidar de seus filhos (em razão de suspensão das aulas nas escolas e creches) poderão exercer sua jornada de trabalho inteiramente em regime de trabalho remoto, quando autorizado pela chefia imediata.

 

  1. Laboratórios e atividades de pesquisa:
  • O acesso aos laboratórios deve ser minimizado, sendo permitido apenas para os casos em que as pesquisas necessitem acompanhamento constante;
  • O volume de experimentos deve ser reduzido de acordo com o que for possível, finalizando o que está em andamento e avaliando a possibilidade de suspender a realização de novos experimentos.

 

  1. Aulas:
  • Estão suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais, inclusive as atividades do Internado do curso de Medicina, tendo em vista que a Secretaria de Saúde do Estado suspendeu todos os estágios hospitalares;
  • As atividades acadêmicas que poderão ser realizadas a distância, com uso de recursos tecnológicos, serão definidas e informadas pela Pró-Reitoria de Graduação.
  1. Matrículas - chamada pública, lista de espera e aluno especial:
  • Devem ser realizadas exclusivamente por e-mail (acad.ch@uffs.edu.br);
  • A documentação necessária deverá ser entregue no retorno das aulas presenciais.

 

  1. Serviços terceirizados:

      5.1 Restaurante Universitário

  • Funcionamento do RU está suspenso desde as 14 horas do dia 16 de março e assim permanecerá enquanto as atividades estiverem suspensas;

      5.2. Cantina

  • A Cantina terá funcionamento permitido, no horário das 7h30 às 18h, com redução no número de mesas e cadeiras e maior distanciamento entre elas.

      5.3 Serviço de reprografia:

  • Haverá atendimento das 08h às 17h até quarta-feira, 18 de março. Após essa data será reavaliada a necessidade de atendimento.

      5.4 Serviço de limpeza:

  • Ocorrerá com intensificação de limpeza nos locais em uso, bebedouros, maçanetas, corrimões, elevadores e guarda-corpos.



  1. SAE – Serviço de Atendimento ao Estudante
  • O horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Os plantões psicológicos permanecem nas terças no período matutino e nas quintas no período vespertino. Os usuários devem entrar em contato para agendar horário, de forma a evitar aglomerações no setor;
  • As entrevistas agendadas para realização do cadastro socioeconômico estão mantidas. Orientações, protocolo de documentos e agendamentos para novos cadastros serão realizados por e-mail. A entrega de documentação faltante relativa aos cadastros também pode ser realizada por e-mail;
  • As atividades coletivas como rodas de conversa e oficinas estão suspensas;
  • Inscrições para os auxílios Ingresso (Edital nº 26/GR/UFFS/2020), Emergencial (Edital nº 25/GR/UFFS/2020) e PIN (Edital nº 110/GR/UFFS/2020) podem ser realizadas excepcionalmente por e-mail, com envio do formulário.

 

  1. Biblioteca:
  • O horário de funcionamento será das 08h às 17h, somente para a efetuação de empréstimo de materiais.
  • Não será permitida a permanência nos espaços de estudo;
  • Para realização de empréstimos de materiais será liberado o acesso ao acervo de até dois usuários por vez, pelo tempo máximo de 20 minutos cada usuário;
  • A devolução dos materiais, inclusive dos que já estão sob empréstimo, será prorrogada até o retorno das atividades acadêmicas;


     
      8. Horário de ônibus:
    • Horários reduzidos devido à suspensão das atividades. Os horários estão disponíveis no site da UFFS.
      
    9. Eventos:
    •  Os EVENTOS já agendados e em fase de realização devem ser analisados com a Direção de Campus;
    •  Os Eventos futuros devem ser reagendados para o segundo semestre ou suspensos até nova decisão.

    10. Formaturas:
    •  As formaturas estão suspensas e solenidades com convidados serão remarcadas quando do retorno as atividades acadêmicas presenciais;
    •  Nos casos de formandos que necessitem colar grau, serão acatados os pedidos de colação em gabinete;

    11. Reuniões:
    •  Deverão ser evitadas reuniões presenciais e priorizadas reuniões remotas, tanto nos setores acadêmicos quanto nos setores administrativos.

     12. Contatos:
    •  comissao.covid19@uffs.edu.br

    As presentes informações serão atualizadas diariamente.
    Permanecemos à disposição em caso de dúvidas.

 



Chapecó-SC, 17 de março de 2020.



Roberto Mauro DallAgnol
Diretor do Campus Chapecó
Universidade Federal da Fronteira Sul