Cursos de Enfermagem e Medicina do Campus Chapecó participam do programa Humaniza
Programa busca qualificar a humanização no processo de trabalho em saúde

Publicado em: 04 de setembro de 2017 11h09min / Atualizado em: 04 de setembro de 2017 13h09min

Qualificar o processo de trabalho em saúde, na perspectiva da Política Nacional de Humanização no SUS, a partir da realidade da equipe multiprofissional e das necessidades de saúde dos usuários e das ações e serviços ofertados. Esse é o objetivo principal do programa Humaniza, uma proposta desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Chapecó em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O Humaniza, que teve seu lançamento em agosto, iniciará a abordagem da humanização pelos 26 Centros de Saúde (CS) que atuam na Atenção Básica de Chapecó. Os serviços receberão, entre setembro e dezembro de 2017, ciclo de oficinas de sensibilização e abordagem da temática, sendo 3 oficinas em cada CS.
A participação do Campus Chapecó será através da realização de oficinas em oito CS, onde, tradicionalmente, já realiza suas práticas com estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. Estão na Coordenação do Programa as professoras Kátia Lilian Sedrez Celich, Maria Conceição de Oliveira e Larissa Tombini. Também fazem parte docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina que atuam nos CS do município.
As oficinas terão uma carga horária de quatro horas semanais e o público-alvo são os gestores municipais de saúde, trabalhadores dos Centros de Saúde da Família e Núcleos de Apoio de Saúde da Família, estudantes dos Cursos de Enfermagem e Medicina do Campus Chapecó. Cada CS será contemplado com até 50 vagas e a estimativa é que participem um total de 230 trabalhadores e 60 estudantes por semestre. Para todo esse trabalho, foi realizada uma capacitação com os docentes de Medicina e Enfermagem do Campus Chapecó que serão colaboradores no Programa.
Segundo a professora e uma das coordenadoras do projeto, Kátia Lilian Sedrez Celich, o Humaniza busca oportunizar o reconhecimento da humanização como política transversal em toda a Rede de Atenção à Saúde, além de instigar o processo reflexivo de trabalhadores e gestores sobre a humanização no processo de trabalho, fortalecendo assim a abordagem humanizada nas práticas de atenção a saúde entre usuários e trabalhadores.
Ainda estão previstos a realização da Primeira Amostra Humaniza Chapecó, que deve acontecer em novembro deste ano, e um curso de Desenvolvimento de matriz de intervenção, no intuito de dar continuidade ao projeto e qualificar o trabalho para o próximo ano.