Conselho de Campus define Nível de Segurança Operacional médio para o mês de outubro
Decisão foi tomada durante a 7ª Sessão Ordinária, na terça-feira (29)

Publicado em: 01 de outubro de 2020 17h10min / Atualizado em: 02 de outubro de 2020 16h10min

Reunidos para a 7ª Sessão Ordinária, na terça-feira, 29 de setembro, os membros do Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó deliberaram que fica estabelecido o Nível de Segurança Operacional (NSO) 3, que corresponde ao risco médio, durante o mês de outubro no âmbito do Campus.

As recomendações, a serem seguidas pela comunidade universitária, estão previstas no Apêndice I da Resolução nº 35/CONSUNI/UFFS/2020, que define os cuidados que devem ser tomados em cada nível, e também na Resolução Nº 21/CONSCCH/UFFS/2020, que estabelece o subplano de retomada das atividades acadêmicas suspensas no Campus Chapecó.

O nível 3 representa, conforme Maria Eduarda de Carli Rodrigues, que coordena a Comissão de Monitoramento das Implicações da Covid-19 no Campus Chapecó, “ a estabilidade ou a diminuição de risco nas dimensões avaliadas, mesmo que discretas, e possibilita flexibilização de alguns processos, como é o caso de algumas atividades práticas em laboratórios e a ampliação do percentual de presença nos espaços em atividade para 50% da capacidade”.

Permite ainda, segundo Rodrigues, “a utilização de alguns laboratórios de informática, com o devido distanciamento e reduzida presença de pessoas. No entanto, é fundamental enfatizar que permanece o “estado de alerta e a priorização das atividades remotas”, exigindo, ainda, que a comunidade acadêmica mantenha rigorosamente os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19”.

A Direção do Campus Chapecó informa, ainda, que os atendimentos ao público externo ainda serão realizados no modo remoto e, somente em casos de extrema necessidade, mediante agendamento prévio com o setor demandado, poderão ocorrer atendimentos presenciais. Conforme o diretor do Campus, Roberto DallAgnol, “no NSO 3 ainda estaremos com desenvolvimento de aulas remotas, sendo possíveis apenas as atividades práticas e em laboratório, programadas e informadas por cada curso, quando necessárias”.

Segundo ainda DallAgnol, “a utilização de laboratórios será permitida a partir das demandas de cada curso, organizadas a partir da coordenação do curso com os docentes responsáveis pelas disciplinas envolvidas, respeitado o limite de ocupação de 50% do espaço e as demais regras de biossegurança normatizadas. O uso de laboratórios de informática também será possível, com o devido distanciamento e agendamento prévio, cujas orientações serão divulgadas pela Coordenação Acadêmica do Campus, a partir da próxima semana, respeitado o teto de 50 % da capacidade instalada”.

O Nível de Segurança Operacional (NOS) no Campus Chapecó será avaliado e definido mensalmente nas sessões ordinárias do Conselho de Campus. Caso haja agravamento da situação, sessões extraordinárias serão convocadas a qualquer tempo para avaliação da situação.