Comissão busca sugestões da comunidade acadêmica do Campus Chapecó para constituir a política de acessibilidade da UFFS
Sugestões serão levadas à Comissão Institucional de Acessibilidade.

Publicado em: 15 de outubro de 2021 13h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2021 15h10min

A Comissão Local  de Acessibilidade do Campus Chapecó, que discute a Política de Acessibilidade da UFFS, quer a opinião de toda a comunidade acadêmica para as propostas que serão levadas ao grupo com representação de todos os campi, que construirá o documento.

O grupo já vem conversando com professores e, principalmente, com as pessoas com deficiência do Campus Chapecó. Entretanto, compreendendo que o assunto precisa fazer parte do cotidiano de toda a comunidade acadêmica, a comissão faz o chamamento para que dúvidas e sugestões sejam enviadas, para que a acessibilidade seja pensada e materializada nas práticas cotidianas de todos os envolvidos.

“Queremos sensibilizar a todos e naturalizar o assunto. Para além da adaptação curricular, precisamos promover a acessibilidade”, ressalta a técnica em assuntos educacionais Cláudia Felisbino Souza.

A pedagoga Elisângela Ribas, também membro do Comissão Local, lembra que já existem documentos voltados à educação inclusiva na UFFS. Porém, a ideia é que a Política estimule ações mais eficazes para que a educação seja inclusiva na Instituição.

A professora Patrícia Gräff, que trabalha com o tema e compõe a comissão, frisa que é fundamental dar visibilidade ao assunto. “Se algum integrante da comunidade acadêmica não consegue contribuir por não conhecer do tema e a legislação pertinente a ele, que traga suas dúvidas”, destaca.

Atualmente, mais de 30 estudantes com deficiência fazem parte da comunidade acadêmica da UFFS – Campus Chapecó. “Estamos em busca de uma cultura de inclusão. Desejamos implementar ações que sejam plurais”, finaliza Cláudia.

Quem desejar enviar sugestões, dúvidas ou quiser contribuir de alguma forma, pode enviar e-mail para acessibilidade.ch@uffs.edu.br.