CeLUFFS lança podcasts de Português e Espanhol
Primeiros episódios já estão no ar

Publicado em: 16 de junho de 2020 11h06min / Atualizado em: 16 de junho de 2020 12h06min

O Centro de Línguas da UFFS (CeLUFFS) – Campus Chapecó lançou, recentemente, dois podcasts. Disponíveis na plataforma Spotify, eles tratam de duas línguas, voltadas especialmente a pessoas que não as têm como primeira língua: o primeiro é de Português para estrangeiros e o segundo, de Espanhol.

A ideia surgiu, inicialmente, da professora Claudia Rost Snichelotto, que atua como coordenadora do Português para estrangeiros, quando ela atualizou o plano de trabalho da bolsista de extensão do CeLUFFS, Beatriz Cavalheiro. “Ela ministrava aulas aos sábados e, como ficaram inviáveis as aulas presenciais, mas para esses alunos é essencial aprender o português, pensei nos podcasts”, comenta ela.

Ainda segundo a professora, as aulas on-line não seriam viáveis pelas dificuldades de acesso à internet e de equipamentos por parte dos alunos. Para ela, essa é uma maneira de disseminar o conhecimento da língua e uma forma de estar em contato com quem já cursava Português para estrangeiros.

Os episódios são semanais. Há todo um cuidado com direitos autorais: as vinhetas, por exemplo, são de domínio público. Os programas não têm um tempo definido, mas a ideia é que eles tenham informações relevantes e, ao mesmo tempo, sejam curtos.

Beatriz ressalta que a experiência tem trazido aprendizados. Com a facilidade e praticidade das tecnologias, ela ressalta que o objetivo é envolver as pessoas.

Com a iniciativa, a professora e coordenadora do CeLUFFS, Maria Laiño, levou a ideia, também, para o Espanhol para brasileiros. O bolsista Luiz Rodrigues é quem produz e narra o podcast.

Ouça!
Podcast em português https://spoti.fi/2MZp5Km.
Podcast Español por nuestros oídos https://spoti.fi/2YI9moj