Campus Chapecó terá aulas de Tantra Yoga
Comunidade acadêmica e regional podem participar

Publicado em: 29 de março de 2019 16h03min / Atualizado em: 29 de março de 2019 17h03min

O Projeto de Extensão “Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RM-PICS) – LABPICS” traz mais uma atividade para o Campus Chapecó. A partir de segunda-feira (1º), a comunidade acadêmica e regional poderá fazer aulas de Tantra Yoga no Campus.
Inicialmente, os encontros serão todas as segundas-feiras, das 11h30 às 13h, nos meses de abril, maio e junho, na sala 109 do Laboratório 02. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Eneida de Almeida, há espaço para 15 pessoas, e não haverá agendamento, deixando em aberto a participação dos interessados por ordem de chegada a partir das 11h. “Todos devem levar seus tapetinhos e mantas e não devem comer antes da prática”, explicou.
O instrutor da prática será Amartya Deva, que tem formação em Tantra Yoga pela Associação de Ciência Intuitiva Ananda Marga.
Benefícios da prática
O instrutor, Amartya Deva, afirma que o Yoga é um estado de consciência tranquila com o nosso verdadeiro eu. Os benefícios físicos são muitos, porque as ásanas (posturas) afetam as glândulas, os nervos, músculos e todos os órgãos do corpo. Isso acontece em função das ásanas exercerem pressão sobre as glândulas endócrinas, o que resulta na regulação dos hormônios secretados por elas, consequentemente afetando as emoções.
Porém, segundo ele, é importante ressaltar que as ásanas são apenas uma pequena parte do Yoga, fundamental para saúde do corpo, mas o efeito mais importante é sobre a mente. Além disso, promove o desenvolvimento da consciência corporal e percepção de si.
As práticas de Yoga têm duração de aproximadamente 1h15min. A prática durante uma aula inclui aquecimentos, alongamentos, controle da respiração (pranayamas), ásanas (posturas), alinhamentos da coluna, automassagem, relaxamento profundo e meditação.

Benefícios do Yoga
- Equilibra as secreções hormonais das glândulas;
- Dá flexibilidade ao corpo;
- Melhora a respiração, bem como a circulação sanguínea e linfática;
- Massageia os órgãos internos;
- Desintoxica as articulações;
- Relaxa os nervos e músculos;
- Diminui o estresse e a ansiedade;
- Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos;
- Melhora a postura, diminuindo dores nas costas;
- Estimula a circulação sanguínea;
- Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida;
- Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional;
- Melhora a capacidade imunológica;
- Ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão;
- Melhora a coordenação motora.