Campus Chapecó recebe mudas de árvores nativas
Estudantes de Medicina realizaram o plantio

Publicado em: 10 de setembro de 2019 11h09min / Atualizado em: 10 de setembro de 2019 16h09min

Estudantes de Medicina da UFFS – Campus Chapecó plantaram mudas de árvores nativas. A atividade, coordenada pelo professor Marcelo Moreno e que faz parte de um projeto de extensão, é realizada pelo segundo ano seguido, com a intenção de, mesmo que de maneira simbólica, plantar árvores que representem cada uma das turmas no curso.

Conforme explica o coordenador do projeto, professor Marcelo Moreno, cada uma das turmas torna-se responsável pelo cuidado e manutenção das plantas até a formatura. “Assim, quem sabe, daqui alguns anos seja possível visitá-las (as árvores) e com isso rever todo período histórico que tiveram nesse ambiente de formação profissional e refletir sobre o significado desse gesto para a manutenção e respeito ao planeta em que nascemos, vivemos e trabalhamos como profissionais médicos e médicas”.

O plantio de árvores nativas, como cedro, flor da china, acácia mimosa e pau-ferro, foi no espaço próximo ao estacionamento, ao lado dos prédios de laboratórios. As mudas foram doadas.

Segundo o professor, o contexto foi importante para o surgimento da ideia. “Estamos vivendo em um momento histórico em que o ser humano está perdendo a relação primordial com o meio ambiente. A sociedade, muitas vezes, apega-se a falsas verdades como não necessidade de imunização, que exame de mamografia causa câncer de mama, que o planeta terra possui uma estrutura plana, que não existe aquecimento global, que seres vivos como árvores e animais não seriam importantes para a sobrevivência humana, etc… deixando a fundamentação científica de lado”.

Colaboram com o projeto a professora Agnes Crunivel e o técnico Marcelo Crizel.