Campus Chapecó inicia a campanha “A UFFS é nossa”
Conscientização da comunidade acadêmica para contribuição com a limpeza, manutenção dos bens da UFFS e meio ambiente são os principais objetivos da ação

Publicado em: 12 de setembro de 2017 15h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2017 11h09min

Quem não gosta de um ambiente limpo e organizado para estudar? O quanto depende de cada usuário a colaboração para espaços de uso comum agradáveis e sem sujeira? Por que as pessoas riscam, quebram e depredam bens públicos, se eles são de todos, inclusive delas? Questionamentos como esses são feitos diariamente pelas pessoas envolvidas na Administração da UFFS – Campus Chapecó, pelas serventes de limpeza da UFFS – Campus Chapecó e por pessoas da comunidade acadêmica que não concordam com tais atitudes.

Na busca pela conscientização e, principalmente, pela contribuição da comunidade acadêmica com a limpeza, a organização e a manutenção dos bens na UFFS – Campus Chapecó, a Assessoria de Gestão, Administração e Serviços, ligada à Coordenação Administrativa, inicia a campanha “A UFFS é nossa”.

As instituições públicas são mantidas com o dinheiro dos contribuintes do país. É, portanto, o perfil da UFFS: desde a cadeira na qual o estudante senta durante a aula, os produtos empregados na limpeza das salas de aula até os materiais disponíveis nos laboratórios foram ou são pagos com dinheiro de todos. Assim, a UFFS ou qualquer outra universidade pública não é de uma ou algumas pessoas: ela é da população.

Mas “também ser minha” não pode carregar a ideia de “posso fazer o que eu quiser com ela”. É assim que pensa a assistente em administração e fiscal de contrato dos terceirizados, Daiane Lemes Pereira, em um texto (íntegra abaixo) que demonstra toda a preocupação com a Instituição. “A campanha ‘A UFFS é nossa’ surge no sentido de entendermos a responsabilidade de cada um com o nosso meio. De cada aluno, de cada professor, de cada técnico, em perceber que todos temos a responsabilidade de salvaguardar o nosso querido Campus, pois ele é nosso! Todos nós utilizamos seus espaços, passamos boa parte do nosso dia em comunhão com esse espaço e com os demais usuários. Temos o direito adquirido de usar este Patrimônio Público, mas também temos o dever de bem usar. De bem cuidar. De se sentir parte dele, parte dessa história, que é a história de cada um e de todos nós juntos”.

Várias ações serão desenvolvidas. Uma delas é a comunicação: a Assessoria de Comunicação da UFFS – Campus Chapecó produzirá materiais variados a respeito do assunto. A página da UFFS - Campus Chapecó no Facebook também terá lembretes e dicas de atitudes simples que podem fazer muita diferença nos espaços da Instituição.

 

 Pelo futuro da UFFS

Daiane Lemes Pereira*

Minha preocupação com alguns hábitos da comunidade acadêmica do Campus Chapecó nasce da minha função, a saber, fiscal de contrato dos terceirizados. A fiscalização deste contrato me permite viver o dia a dia desses funcionários que são sumamente importantes para o bem andar das coisas aqui no Campus. As atividades mais básicas que permeiam a vida acadêmica acontecem porque existe esse "time de base" nos auxiliando diariamente.

Daiane mostra um panfleto da campanha

Temos espaços lindos aqui no nosso Campus. Nesse lugar é possível vivenciar experiências agradáveis, como observar um lindo pôr do sol, deitar-se na grama após o almoço, tomar um chimarrão observando as paisagens... Mas quem é que mantém a grama aparada para que possamos relaxar sobre ela? Quem repõe o papel higiênico no banheiro? Quem assegura a energia elétrica para garantir as aulas?

Pois bem, esse pessoal, que muitas vezes passa despercebido, está diretamente ligado à nossa qualidade de vida em estar em um espaço público e viver as experiências que esse espaço pode nos proporcionar. Nossa maneira de ser faz com que percebamos essas pessoas nas piores situações: quando falta papel higiênico no banheiro, quando as salas de aula estão desorganizadas, quando falta luz, etc. Nesses momentos lembramos que eles existem. Mas lembramos porque insistimos em atribuir a culpa em alguém, e esse alguém é sempre o outro.

Diante disso, a campanha de conscientização, intitulada "A UFFS é nossa", surge no sentido de entendermos a responsabilidade de cada um com o nosso meio. De cada aluno, de cada professor, de cada servidor, em perceber que todos temos a responsabilidade de salvaguardar o nosso querido Campus, pois ele é nosso! Todos nós utilizamos seus espaços, passamos boa parte do nosso dia em comunhão com esse espaço e com os demais usuários. Temos o direito adquirido de usar este Patrimônio Público, mas também temos o dever de bem usar. De bem cuidar. De se sentir parte dele, parte dessa história, que é a história de cada um e de todos nós juntos.

Na minha opinião, somos um Campus bem preservado. Mas, por outro lado, ainda somos um Campus jovem. A nossa campanha visa o futuro... Como estaremos daqui a dez, 20, 30 anos?

Em conversa com as serventes de limpeza, fica claro que é necessário mudarmos certos hábitos. Muita coisa boa já é feita, mas, mesmo assim, nos deparamos com atitudes que não condizem com o essencial para mantermos um Campus preservado por um longo espaço de tempo.

Eu tenho o desejo de ver meus filhos estudarem aqui, e eu ainda nem tenho filhos. Precisamos ter a empatia necessária com as gerações de estudantes, professores e técnicos que hão de estar nesse espaço futuramente. Podemos fazer a nossa parte, porque a carga não é pesada. Basta que cada um aja de acordo com a forma que espera que o outro aja. Quem é que gosta de entrar em uma sala com as carteiras bagunçadas e o lixo espalhado pelo chão? Mas nos damos conta de quando deixamos uma sala assim ao sair dela? E no banheiro, quem gosta de encontrar surpresas indesejadas? Eu não gosto, logo, devo agir da forma que gostaria que agissem comigo. Se uma pessoa deixa de fazer a sua parte, acaba sobrecarregando um outro alguém que acabará por fazê-la. E assim, sucessivamente.

Para finalizar, gostaria de esclarecer que não queremos, com a campanha, expor quem quer que seja, ou julgar as coisas de uma forma negativa. Pelo contrário, o que queremos é exaltar os bons exemplos, aplaudir aquele que se preocupa em jogar o lixo na lixeira, e mais que isso, aquele que tem a sensibilidade necessária de saber que o lixo reciclável tem uma destinação específica e o não reciclável também. Queremos vangloriar os que se preocupam com a preservação do Meio Ambiente e do Patrimônio Público. Queremos aplaudir aquele que dá a descarga após usar o banheiro, não só por questões de higiene, mas por saber que essa atitude, até certo ponto, preserva a integridade e a dignidade do próximo que irá usá-lo, assim como da pessoa que o limpará. É isso que a Coordenação Administrativa do Campus Chapecó espera alcançar: uma consciência de responsabilidade que parta da própria pessoa. E que isso se materialize na preservação do nosso meio.

 

* Assistente em administração e fiscal de contrato dos terceirizados da UFFS – Campus Chapecó, lotada Assessoria de Gestão, Administração e Serviços da Coordenação Administrativa