Aula no Curso de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó aproxima saberes populares dos saberes científicos

Publicado em: 22 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Uma aula dedicada a ouvir quem tem experiência. Essa foi a aula que os estudantes do Curso de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó tiveram na sexta-feira (19) na disciplina Plantas Medicinais, ministrada pela professora Tânia Regina Pelizza.

A professora convidou o produtor rural, Archimedes Zatta, que há mais de 30 anos estuda e trabalha com plantas medicinais. Como ele mesmo disse, “conheço tudo que é árvore, tudo que é planta”. Archimedes falou sobre cuidados com o corpo, hábitos saudáveis, alimentação e, principalmente, a função e os princípios ativos das plantas.

Segundo ele, foi uma alegria ser convidado para participar da aula. “Fui convidado pela professora, que conhece meu trabalho. Venho com muita alegria ensinar o que eles podem fazer em casa. Foi um prazer muito grande, eu que não pude estudar, estar aqui”, afirmou.

Para a professora Tânia, um dos objetivos da conversa com o produtor rural foi possibilitar aos estudantes conhecer as plantas e seus usos e aproveitar para trazer o conhecimento dele para a academia. “A Universidade tem que estar ligada com esses saberes populares, com essas pessoas. Tenho sorte que nas disciplinas que eu dou – seja Plantas Medicinais, Permacultura, Agroecologia ou Extensão Rural –, elas possibilitam esse acesso ao conhecimento empírico, ao conhecimento que está ali passando de geração para geração. Claro que a gente alia ao conhecimento científico, a gente trabalha com artigos científicos, trabalha com pesquisas, traz isso para a sala de aula, mas também faz o resgate desse conhecimento popular”, explicou.

A estudante da 4ª fase do Curso de Agronomia, Karina Carvalho, apontou que a aula trouxe novos conhecimentos e possibilidades de trabalho para os futuros agrônomos. “Atualmente as pessoas acreditam que Agronomia é soja, feijão. Então acho importante aprendermos coisas novas para futuramente atuarmos em outras áreas. Além disso, há a possibilidade de trabalharmos com a parte da Agricultura Familiar e, por isso, com esse conhecimento empírico sobre as utilidades das plantas, podemos ajudar as famílias, não só com orientações técnicas, mas atuando dentro dessas famílias, agregando valores”, avaliou.

Já para o estudante, Nívio Miguel Toledo Júnior, da 9° fase, a visita de Archimedes chamou a atenção para melhorar a qualidade de vida de cada um dos estudantes. “A conversa com o seu Archimedes ajudou bastante e agrega na nossa vida pessoal, pois a gente fica muito preso a tomar medicamentos e acaba esquecendo a importância dessas plantas, desses conhecimentos que são tidos como empíricos, mas são importantes para a nossa formação e qualidade de vida”, concluiu.