Atualizações das notícias, informações e procedimentos preventivos ao Covid-19
Veja os comunicados a respeito das medidas tomadas na UFFS - Campus Chapecó, além de notícias relativas ao novo Coronavírus

Publicado em: 18 de março de 2020 19h03min / Atualizado em: 10 de agosto de 2020 15h08min

10/08/2020

 

Direção do Campus Chapecó informa sobre próxima etapa para a retomada das atividades

Embora retorno não seja imediato, estão estabelecidas as fases necessárias para que ele aconteça

 

Após a aprovação do "Plano de biossegurança e diretrizes para o plano de retomada das atividades acadêmicas suspensas" pelo Conselho Universitário (Consuni), a Direção da UFFS – Campus Chapecó divulga a seguinte nota de esclarecimento à comunidade Acadêmica:


"A Direção do Campus Chapecó informa que, diante da aprovação pelo Conselho Universitário do "Plano de biossegurança e diretrizes para o plano de retomada das atividades acadêmicas suspensas", o campus conduzirá a próxima etapa necessária para a retomada das atividades, a qual consiste na estruturação do plano do campus para a retomada das atividades acadêmicas suspensas e para o atendimento das exigências relacionadas à biossegurança, seguindo as orientações legais e institucionais.

Em um primeiro momento, o retorno das atividades será organizado preferencialmente na modalidade remota, admitidas eventuais atividades presenciais, especialmente no caso dos cursos da área da saúde. A definição das atividades e disciplinas a serem ofertadas será de responsabilidade dos Colegiados de Curso, observadas as possibilidades do curso e do campus em atender aos critérios de biossegurança necessários.

O semestre será retomado com a denominação de "Semestre Especial", havendo definição de um novo calendário acadêmico para a UFFS, redefinição de ofertas de disciplinas e atividades pelos colegiados de curso e reabertura de prazos para os estudantes realizarem ajustes em suas matrículas, permitindo optar pelas atividades a serem realizadas nessa nova previsão. O Semestre Especial também prevê exceções nas normas que envolvem os auxílios, de modo a reduzir os prejuízos aos estudantes – tais informações serão divulgadas nos próximos dias.

Além do exposto, informamos que, embora haja certa ansiedade pelo retorno, ainda há algumas etapas a serem vencidas para que as atividades possam ser retomadas. Tais situações requerem mais algum prazo, seja do ponto de vista da organização interna, da compra de equipamentos de segurança, da viabilização de equipamentos e acesso remoto ao maior número possível de estudantes, docentes e técnicos, da reorganização didático-pedagógica, capacitação de docentes, soluções de acessibilidade, entre outras.

Por isso, embora muitas ações estejam em andamento, há que se aguardar as novas etapas de preparação para que a retomada ocorra da melhor forma. Nesse período seguiremos trabalhando remotamente e em sintonia com os conselhos, colegiados, coordenadores e setores do campus para a melhor estruturação do que nos cabe, para uma retomada com o menor prejuízo acadêmico possível e mais segura aos estudantes e servidores.

Em caso de dúvidas, consulte sua coordenação de curso ou faça contato nos e-mails institucionais para que possamos prestar os esclarecimentos necessários.
Divulgaremos cada nova etapa neste site.

Saúde a todos!

Roberto M. Dall'Agnol
Diretor"

 

__________________________________

16/07/2020

 

Pesquisa aponta estimativa de chapecoenses que já tiveram Covid-19

 

UFFS – Campus Chapecó tem professores e 32 estudantes do curso de medicina envolvidos na investigação científica

 

Em uma amostra de 391 chapecoenses, nove testaram positivo para Covid-19. Esse foi o resultado da primeira de seis etapas de uma pesquisa que vem sendo feita pela Prefeitura de Chapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó e Unochapecó.

O resultado demonstra que há uma taxa global de soroprevalência (ou seja, a frequência de indivíduos, dentro de uma população, que apresentam determinado elemento no soro sanguíneo – neste caso, do novo Coronavírus) de 2,30%. Com base na população chapecoense (estimativa mais recente de 222.375 pessoas), estima-se que 5.119 pessoas já tiveram contato com a Covid-19. Como o estudo tem margem de erro de 5%, o número de pessoas prevalentes, ou seja, que já tiveram contato com a doença, pode variar entre 4.863 e 5.375. A pesquisa demonstrou ainda a prevalência de pessoas de 50 a 59 anos que já tiveram contato com a doença. Os dados referem-se à última semana, já que o fechamento da primeira etapa foi no dia 8 de julho.

 

Os números são o resultado de uma pesquisa científica, uma constatação. Não podem ser considerados “positivos” ou “negativos”, até porque a investigação científica não visa criar juízos de valor.

Segundo os membros do grupo envolvido com o estudo, o trabalho interinstitucional converge esforços no sentido de proporcionar subsídios para a tomada de decisões por parte do poder público. “Com a pesquisa, o grupo gera dados que podem ser utilizados para pautar as decisões com base em evidências científicas, e não em achismos”, afirma o pesquisador Junir Lutinski (Secretaria de Saúde e Unochapecó).

A médica e pesquisadora que iniciou o movimento para o desenvolvimento do trabalho, Camila Cassol Brum, ressalta que não há um consenso mundialmente aceito sobre a imunidade de grupo para o coronavírus. Ou seja, a taxa de pessoas na população com anticorpos capaz de reduzir o contágio permanece indefinida. Seria o momento em que pessoas que já tiveram a doença ou estão vacinadas acabam “protegendo” quem ainda não teve. As especulações mais otimistas falam em 20 por cento da população, enquanto outras apontam para 60. Além disso, ainda não se sabe se a imunidade contra coronavírus é duradoura, ou não, ressalta ela.

Se essa imunidade de grupo para o novo Coronavírus estiver adequada, com 2,30% de soroprevalência, Chapecó estaria longe desse patamar – com diminuição das infecções ou mesmo um platô na curva de infecções.

O Boletim de Informações do Coronavírus, divulgado pela Prefeitura de Chapecó, trazia como confirmados, na data de 8 de julho, 3.047 casos. “Os artigos científicos têm apontado que um número de casos importante acaba não sendo identificado, tendo por base as recomendações de testagem que se tem durante os períodos. Assim, a estimativa da pesquisa é quase o dobro dos confirmados pela prefeitura (efetivamente testados) tenham sido contaminados, número que está totalmente dentro do contexto”, frisa a médica.

A professora do curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó, Andréia Cardoso Machado, destaca que a pesquisa ainda terá seis etapas, totalizando 2.322 pessoas testadas. No mesmo sentido, a estudante de Medicina da Instituição, Kássia Kramer aponta que é muito cedo para avalia que, somente com a primeira etapa finalizada, é muito cedo para falar da curva do contágio. “Ao final das seis etapas conseguiremos ter mais clareza quanto à curva de contágio, se teremos um pico ou se já o passamos, mas por enquanto é muito precoce falar sobre isso”, aponta.

A pesquisa

O apelo de todos os pesquisadores é que quem for sorteado realmente seja testado. Além de todos os protocolos de segurança nos locais de coleta serem seguidos, como a não aglomeração, a pessoa contribuirá para que o município tenha dados científicos para a tomada de decisões. Por fim, a pessoa pode fazer o teste gratuitamente.

O trabalho que vem sendo desenvolvido foi iniciativa de um grupo de médicos, que levaram a ideia à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Chapecó, ao mesmo tempo que buscou a parceria da UFFS – Campus Chapecó e da Unochapecó.

Atualmente estão envolvidos no trabalho 14 pesquisadores. E o trabalho, que iniciou há pelo menos três meses, segue intenso: o grupo de pesquisadores dialoga diariamente por aplicativos e realiza pelo menos duas reuniões por semana.

Uma parte desses pesquisadores, incluindo a estudante Kássia, e outras duas alunas da UFFS – Campus Chapecó, Maria Joana Carvalho Silva e Yasmin Paula Cesco, ficaram responsáveis pela escrita do projeto. Ele foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó.

Para estimar o percentual da população chapecoense que já tem anticorpos contra o novo Coronavírus, os testes vêm sendo feitos em uma amostra estratificada – dividida por áreas do município, por faixas etárias e sexo – que seja representativa da população total do município.

A partir dos dados disponíveis nos programas do SUS do município, as pessoas foram sorteadas para a testagem. As ligações, realizadas posteriormente, são possíveis devido a um aplicativo, com a disponibilização das linhas telefônicas da UFFS.

Todos os contatos vêm sendo feitos remotamente pelos estudantes de Medicina: 32 da UFFS – Campus Chapecó, e dois da Unochapecó. “A pesquisa não seria possível sem esse empenho e a dedicação dos estudantes”.

Para a ligação, há um protocolo. Primeiro, os estudantes falam sobre a pesquisa e leem um termo de consentimento. Depois, passam a questionar sobre a saúde da pessoa e fazem o agendamento da testagem.

Conforme Kássia, ela, Maria e Yasmin estão mais na supervisão, na resolução de problemas e no apoio aos demais colegas. Mas diariamente, os estudantes atuam da manhã até a noite para dar conta dos agendamentos e demais ações necessárias, como a alimentação de tabelas, o sorteio de novos participantes quando necessário, o atendimento de ligações sobre dúvidas quanto à pesquisa.

“Para mim, está sendo uma experiência enriquecedora. Tenho a possibilidade de ver com outros olhos como funciona a doença. Penso que é muito importante na minha trajetória acadêmica e enquanto futura profissional”, afirma.

Conforme os pesquisadores, a segunda etapa está em andamento e as testagens já devem ser finalizadas nos próximos dias.

 

 

 

02/06/2020

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS CHAPECÓ

Rodovia SC-484, Km 02, Fronteira Sul, Chapecó-SC, CEP 89815-899, 49 2049-2600

sec.direcao.ch@uffs.edu.br, www.uffs.edu.br

 

 

COMUNICADO

(Atualizado em 02/06/2020)

 

ATIVIDADES NO CAMPUS CHAPECÓ DURANTE A SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO E QUARENTENA DE PREVENÇÃO À COVID-19

    A Direção da UFFS – Campus Chapecó, considerando a legislação em vigor, os normativos institucionais, e a decisão do Conselho Universitário pela manutenção da suspensão do Calendário Acadêmico no mês de junho, com vistas ao melhor enfrentamento da pandemia da COVID-19, atualiza o comunicado emitido mensalmente, referente às atividades e procedimentos a seguir:

1 – Atividades administrativas e terceirizadas:

    • As atividades administrativas permanecem mantidas em regime de trabalho remoto nos termos, sob acompanhamento e orientação das respectivas chefias, sendo que o atendimento ao público deve ocorrer por intermédio da utilização de e-mail institucional do servidor ou setor, sendo necessária a manutenção de todos os registros de atendimentos realizados em cada conta de e-mail;

    • Eventuais atendimentos presenciais ou deslocamentos ao campus deverão ser realizados apenas em caso de justificada necessidade, acordados com as Chefias e observando as orientações de proteção emanadas dos órgãos de saúde, sendo vedado o deslocamento de servidores pertencentes a grupos de risco;

    • Mediante autorização da Direção da UFFS – Campus Chapecó, Coordenação Acadêmica ou Coordenação Administrativa, em caráter excepcional e de justificada necessidade ou interesse público, poderá ser autorizado o desenvolvimento de atividades no formato presencial, evitada a aglomeração, e exceto para servidores em grupos de risco.

    • São considerados essenciais para o alcance do presente comunicado, devendo ser realizados presencialmente e sem interrupção, os seguintes serviços: vigilância e monitoramento e o recebimento de materiais essenciais ou cujo não recebimento acarrete em prejuízo de recursos públicos.

    • Estão suspensos os serviços do Restaurante Universitário, cantina e reprografia;

    • Os serviços de limpeza serão realizados apenas nos locais em uso.

 

2. Acesso a laboratórios e desenvolvimento de atividades de pesquisa:

    • Serão permitidas atividades de pesquisas realizadas nos laboratórios do campus apenas para pesquisas e trabalhos que já estavam em andamento, se consideradas essenciais em função de risco eminente de perda de dados, a critério do orientador ou coordenador, o qual deverá solicitar autorização à Direção do Campus ou Coordenação Acadêmica. Deve-se, também, informar os horários das atividades à Coordenação Administrativa e Coordenação Adjunta de Laboratórios para a liberação do acesso.

    •  A permanência deverá ter a mínima duração possível, ocorrer apenas nos horários informados e respeitando todas as normas orientadas pelos órgãos públicos de saúde. É recomendável a redução no volume de experimentos quando possível.

 

3. Atividades docentes e dos cursos de Graduação e Pós-graduação:

    • O Calendário Acadêmico permanece suspenso no mês de junho, conforme decisão de 27/05/2020 do Conselho Universitário, sendo vedadas aulas presenciais;

    • As reuniões de Colegiados, Comissões e outras, tendo em vista não haver impedimento declarado, poderão ser realizadas, desde que remotamente;

    • As datas limite para o envio de planos de ensino e do PAA dos docentes serão reagendadas para após o retorno das atividades do Calendário Acadêmico;

    • Os RAA de 2019 ainda não entregues deverão ser providenciados durante o mês de junho.



4. Secretaria Acadêmica

    • As atividades anteriormente previstas em Calendário Acadêmico – agora suspenso – terão novos prazos quando do retorno das atividades presenciais, compreendendo chamadas de processos seletivos, matrículas, trancamentos, exames de proficiência, cômputos de ACC, etc. Mais esclarecimentos devem ser obtidos via e-mail sec.acad.ch@uffs.edu.br.

 

5. SAE – Setor de Assuntos Estudantis

    • Os atendimentos sociais e psicológicos presenciais estão suspensos. O canal para contato e atendimento aos acadêmicos deve ocorrer via e-mail: sae.ch@uffs.edu.br;

    • Os auxílios socioeconômicos estão mantidos;

    • O processamento das Análises Socioeconômicas que já passaram pela entrevista seguirão normalmente, devendo o aluno ficar atento a seu e-mail para eventual adição de documento ou informação necessários ao processo;

    • Os processos de Análise Socioeconômica iniciados pelos alunos no SAE, mas que ainda não passaram pela entrevista com a Assistente Social, aguardam dispositivos regimentais;

 

6. Biblioteca

    • Os serviços presenciais da Biblioteca estão suspensos, mas os usuários podem ter acesso aos conteúdos disponíveis online, como e-books, acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e à Produção Científica da UFFS através do Repositório Digital.

    • O canal de atendimento, para dúvidas e serviço de referência é o e-mail biblio.ch@uffs.edu.br. Destaques, informes e dicas aos usuários também serão divulgados através do Facebook do Campus: https://www.facebook.com/uffschapeco

    • Os usuários poderão acessar, gerenciar e renovar seus empréstimos através de suas contas da biblioteca pelo "Meu Pergamum", disponível no link: http://consulta.uffs.edu.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php

    • As devoluções dos materiais emprestados serão prorrogadas até o retorno das atividades presenciais.

 

7. Transporte coletivo e Eventos (inclusive formaturas)

    • Suspensos.

 

8. Contatos para esclarecimentos e orientações:

comissão.covid-19@uffs.edu.br  – Comissão institucional de acompanhamento do Covid-19

covid19.ch@uffs.edu.br  – Comissão local (Campus Chapecó) de apoio ao enfrentamento do Covid-19

diretor.ch@uffs.edu.br  – Direção de campus

coord.acad.ch@uffs.edu.br  – Coordenação Acadêmica

coord.adm.ch@uffs.edu.br  – Coordenação Administrativa

 

 

Chapecó – SC, 02 de junho de 2020.

 

Profª. Dra. Gabriela Gonçalves de Oliveira
Coordenadora Acadêmica

Diego de Souza Boeno
Coordenador Administrativo

Prof. Dr. Roberto Mauro Dall’Agnol
Diretor de Campus

 

_____________________________________

 

27/03/2020

 

Direção do Campus Chapecó divulga Comunicado
Documento trata das atividades durante a suspensão do Calendário Acadêmico
 

A Direção da UFFS - Campus Chapecó divulgou comunicado a respeito das atividades durante a suspensão do Calendário Acadêmico. Dentre as informações, como serão os trabalhos administrativos, terceirizados; o acesso aos laboratórios; atividades dos cursos de graduação e pós-graduação, funcionamento da Secretaria Acadêmica e SAE.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
UFFS - CAMPUS CHAPECÓ

 


COMUNICADO

(Atualizado em 27/03/2020)

ATIVIDADES NO CAMPUS CHAPECÓ DURANTE A SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO E QUARENTENA DE PREVENÇÃO À COVID-19

 

A  Direção  do  Campus  Chapecó,  considerando o cenário  de  risco  de  ampliação  de contágios  com  o  COVID-19,  em  situações  de  aglomeração, a  legislação e os instrumentos normativos em vigor, com destaque aos Decretos 515, de 17/03/2020; 521, de 19/03/2020; e Decreto 525, de 23/03/2020, do  Governo  do  Estado  de  Santa  Catarina; a Portaria 302/GR/UFFS/2020; a Resolução nº1/CONSUNI/UFFS/2020, de 25/03/2020, que aprova a suspensão total do Calendário Acadêmico da UFFS de 25/03/2020a 12/04/2020; e, a Nota da Reitoria da UFFS, de 27/03/2020; 

Comunica sobre o funcionamento e procedimentos a seguir, quanto a:

1 - Atividades Administrativas e terceirizadas:

  • As atividades administrativas serão mantidas em regime de trabalho remoto nos termos da Portaria nº 302/GR/UFFS/2020, sob acompanhamento e orientação das respectivas chefias, sendo que o atendimento ao público deve se por intermédio da utilização de e-mail institucional do servidor ou setor, sendo necessária a manutenção de todos os registros de atendimentos realizados por intermédio de cada conta de e-mail;
  • Eventuais  atendimentos  presenciais  ou  deslocamentos  ao  campus  deverão  ser realizados apenas em caso de necessidade e acordados com as Chefias;
  • Mediante   autorização   da   Direção   do   campus,   Coordenação   acadêmica   ou Coordenação administrativa, em caráter excepcional e de justificada necessidade ou interesse público, poderá ser autorizado o desenvolvimento de atividades no formato presencial, evitada  a  aglomeração  e exceto  para  servidores em grupos  de  risco de acordo com a Portaria nº 302/GR/UFFS/2020.
  • São  considerados  essenciais  para  o  alcance  da  presente  orientação,  devendo ser realizados  presencialmente  e  sem  interrupção os  seguintes  serviços:  vigilância  e monitoramento, recebimento de materiais essenciais ou cujo não recebimento acarrete em  prejuízo  de  recursos  públicos.  O  recebimento  de  materiais  deverá  ser realizado mediante estrita observância das recomendações dos organismos de saúde.
  • Estão suspensos os serviços do Restaurante Universitário, Cantina e reprografia;
  • Os serviços de limpeza serão realizados apenas nos locais em uso durante o período de suspensão das atividades presenciais;

2. Acesso a laboratórios e desenvolvimento de atividades de pesquisa:

  • Serão permitidas atividades de pesquisas realizadas presencialmente nos laboratórios do campus, apenas se consideradas essenciais em função de risco eminente de perda de dados, a critério do orientador ou coordenador, o qual deverá solicitar autorização a Direção do campus ou Coordenação Acadêmica para a liberação de acesso, o qual deverá ser minimizado,respeitadas as normas quanto a distância,não aglomeração e possibilidades de redução no volume de experimentos;

3. Atividades docentes e dos cursos de Graduação e Pós-graduação:

  • As aulas estão totalmente suspensas até 12/04/2020, conforme decisão do Conselho Universitário –Resolução nº 1/CONSUNI/UFFS/2020, de 25/03/2020.
  • As   reuniões de   Colegiados,   Comissões   e   outras,   tendo   em   vista   não   haver impedimento declarado, poderão ser realizadas, desde que remotamente.
  • As  datas  limite  para o  envio  de planos  de ensino e  do  PAA  dos  docentes  serão reagendadas para após o retorno das atividades do calendário acadêmico.

4. Secretaria Acadêmica

  • As atividades previstas no calendário acadêmico e de responsabilidade da Secretaria Acadêmica ficam suspensas e terão novos prazos quando da retomada do calendário acadêmico, compreendendo chamadas de processos seletivos,matrículas, trancamentos, exames de proficiência, cômputos de ACC etc. Mais esclarecimentos devem ser obtidos via e-mail sec.acad.ch@uffs.edu.br.

5. SAE –Setor de Assuntos Estudantis

  • Os atendimentos sociais e psicológicos estão suspensos, o canal para contatoe atendimento aos acadêmicosdeve ser por e-mailsae.ch@uffs.edu.brOs auxílios socioeconômicos estão mantidos.
  • Novos pedidos para análise socioeconômica estão suspensos até o dia 12/04;
  • O  processamento  das  Análise  Socioeconômicas  que  já  passaram  pela  entrevista seguirão  normalmente,  devendo  o  aluno  ficar  atento  a  seu  e-mail  para  eventual documento ou informação que precise ser adicionada ao processo;
  • Os  processos  de  Análise  Socioeconômica  iniciados  pelos  alunos  no SAE mas que ainda não passaram pela entrevista com a Assistente Social, aguardam dispositivos regimentais a serem publicados pela PROAE;

6. Biblioteca, Transporte coletivo e Eventos (inclusive formaturas)

  • Atendimento na biblioteca, transporte coletivo e eventos, todos Suspensos.

7. Contatos para esclarecimentos:

covid-19@uffs.edu.br – Comissão de acompanhamento do Covid-19

diretor.ch@uffs.edu.br – Direção de campus

coord.acad.ch@uffs.edu.br – Coordenação Acadêmica

coord.adm.ch@uffs.edu.br – Coordenação Administrativa

 

Chapecó - SC, 27 de março de 2020.

Prof. Dr. Roberto Mauro Dall’Agnol

Diretor de Campus

 

 

20/03/2020

Comissão Local de Monitoramento das Implicações da COVID-19 solicita comunicação de sintomas, suspeita ou confirmação da doença

Comunidade acadêmica deve repassar as informações para a comissão, facilitando e direcionando ações de prevenção


A Comissão Local de Monitoramento das Implicações da COVID-19 da UFFS - Campus Chapecó foi instituída, na tarde de sexta-feira (20), pela Portaria nº 04/DIRCH/UFFS/2020.

A comissão "terá as atribuições de participar e acompanhar as decisões da comissão institucional; orientar eventuais casos de contágio e promover ações que contribuam para a redução dos riscos de contágio; atuar de modo articulado com os órgãos de saúde, informando as situações existentes; realizar demais iniciativas necessárias, pautadas pela própria comissão, no âmbito do Campus, para o máximo êxito na contenção dos riscos de contágio e no encaminhamento de eventuais casos suspeitos ou confirmados".

A comissão solicita que a comunidade acadêmica - professores, técnico-administrativos, estudantes e terceirizados - comunique qualquer sintoma, suspeita ou confirmação do novo coronavírus.

De acordo com as informações da comissão, a notificação contribui para a melhoria do monitoramento dos casos na UFFS - Campus Chapecó. Além disso, com os dados há uma melhor adequação para o direcionamento de ações de prevenção.

As notificações poderão ser encaminhadas para o e-mail:covid19.ch@uffs.edu.br.

 

As orientações, conforme imagem abaixo, são as seguintes:

    Fique em casa. Mantenha o distanciamento social. Tem febre e tosse? Está com falta de ar? Procure os serviços de saúde.
    Quer mais informações? Baixe o App Coronavírus - SUS (Android/iOS).

Você que faz parte da comunidade acadêmica da UFFS - Campus Chapecó:

1) Na presença de sintoma respiratório notifique o Campus Chapecó;

2) Para notificar o Campus Chapecó, deverá ser realizado contato pelo e-mail covid19.ch@uffs.edu.br

3) Informe seu nome, telefone de contato (WhatsApp), local de moradia, data de início dos sintomas, quais sintomas está apresentando, se procurou serviço de saúde ou se permanece em casa, se teve contato com alguém que está com suspeita ou confirmação de coronavírus nos últimos dias.

4) A comissão local do Campus Chapecó procederá o acompanhamento do caso.

E não se esqueça:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

 

 

 

18/03/2020 -

Seguindo o trabalho de informes e procedimentos preventivos ao Covid-19, seguem as orientações da Direção da UFFS - Campus Chapecó, de quarta-feira (18).

 

 

 

Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Campus Chapecó

 

COMUNICADO

 

INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS AO COVID-19 NO ÂMBITO DO CAMPUS CHAPECÓ

 

 

 

           A Direção do Campus Chapecó, considerando a legislação e instrumentos normativos a seguir:

 

  1. 5º da Constituição Federal, quanto a proteção à vida e à segurança;
  2. A Instrução Normativa 21, de 16/03/2020 do Ministério da Economia/Secretaria especial de Desburocratização, gestão e governo digital/gestão e desempenho pessoal;
  • O decreto 515, de 17/03/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina;
  1. A portaria 302/GR/UFFS/2020, de 18/03/2020;
  2. A portaria 303/GR/UFFS/2020, de 18/03/2020;
  3. O atual cenário de risco de ampliação de contágios com o COVID-19, em situações de aglomeração;
  • As demandas de atividades administrativas e acadêmicas e suas limitações frente as necessidades de ampla prevenção ao COVID-19; e, com vistas a detalhar e esclarecer procedimentos em nível de campus, RESOLVE e INFORMA procedimentos a serem adotados no campus, em caráter temporário, cuja duração será definida em conformidade com as necessidades apontadas pelos órgãos públicos de saúde e determinações legais futuras:

 

 

  1. Atividades Técnico-administrativas e Terceirizados:
  • As atividades administrativas serão exercidas exclusivamente em regime de trabalho remoto, sob orientação das respectivas chefias e com a utilização dos recursos de TI, conforme orientações enviadas a todos os servidores pela SETI;
  • O atendimento ao público deverá ocorrer por intermédio da utilização de e-mail institucional do servidor ou setor, sendo necessária a manutenção de todos os registros de atendimentos realizados por intermédio de cada conta de e-mail;
  • O ponto eletrônico ficará suspenso e o preenchimento do controle de frequência deverá ser realizado por intermédio do menu “alterar batidas”, no sistema de frequência, utilizando a sigla "TR” (Trabalho Remoto), e como justificativa a "Portaria nº 302/GR/UFFS/2020";
  • São considerados essenciais para o alcance da presente orientação, devendo ser realizados presencialmente, os seguintes serviços: vigilância e monitoramento, recebimento de materiais essenciais;
  • Mediante autorização da Direção do campus, Coordenação acadêmica ou Coordenação administrativa, em caráter excepcional e de justificada necessidade ou interesse público, poderá ser autorizado o desenvolvimento eventual de atividades no formato presencial, exceto para servidores que façam parte dos grupos de risco;
  • De acordo com o art. 5º da portaria 302/GR/UFFS/2020, fazem parte do grupo de risco os servidores e empregados públicos:
  1. a) com sessenta anos ou mais;
  2. b) imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;
  3. c) responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVID-19, desde que haja coabitação; e,
  4. d) servidoras e empregadas públicas gestantes ou lactantes.

 

  1. Uso de laboratórios e desenvolvimento de atividades de pesquisa:
  • Serão permitidas atividades de pesquisas realizadas presencialmente nos laboratórios do campus, se consideradas essenciais em função de risco eminente de perda de dados, entre outros fatores relevantes, a critério do orientador ou coordenador, o qual deverá solicitar autorização a Direção do campus, via e-mail, observando o disposto no art. 6º da Portaria 303/GR/UFFS/2020;
  • O acesso aos laboratórios deve ser minimizado, sendo permitido apenas para os casos em que as pesquisas que necessitem acompanhamento constante;
  • O volume de experimentos deve ser reduzido de acordo com o que for possível, finalizando o que está em andamento e avaliando a possibilidade de suspender a realização de novos experimentos.

 

  1. Aulas nos cursos de Graduação e Pós-graduação:
  • Estão suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação e Pós-graduação do campus;
  • A utilização de recursos tecnológicos para desenvolvimento de aulas a distância ou a interrupção do calendário acadêmico estão em análise e os encaminhamentos decididos para a UFFS serão publicadas até a próxima semana;
  • As atividades da Pós-Graduação devem seguir as orientações da Portaria Nº 303/GR/UFFS/2020;

 

  1. Secretaria Acadêmica
  • As matrículas do processo seletivo simplificado e de aluno-especial serão realizadas exclusivamente via e-mail sec.acad.ch@uffs.edu.br. A documentação necessária deverá ser entregue na secretaria acadêmica, no retorno das aulas presenciais;
  • As atividades, previamente definidas em calendário acadêmico, vigentes neste momento, terão novo prazo de protocolo tão logo se normalizem os serviços;

 

  1. Serviços terceirizados:

5.1 Restaurante Universitário, Cantina, Serviço de Reprografia e Serviços de limpeza

  • Suspensos, exceto os serviços de limpeza, os quais serão realizados em escala nos espaços em uso;

 

 5.2 Serviços vigilância

  • Totalmente mantidos, devido ao caráter essencial.

 

  1. SAE – Setor de Assuntos Estudantis
  • Os atendimentos sociais e psicológicos estão suspensos, o canal para contato deve ser por e-mail sae.ch@uffs.edu.br
  • Estão canceladas as entrevistas agendadas para realização do cadastro socioeconômico. Orientações, protocolo de documentos e agendamentos para novos cadastros serão realizados por e-mail. A entrega de documentação faltante relativa aos cadastros também poderá ser realizada por envio de e-mail;
  • As atividades coletivas como rodas de conversa e oficinas estão suspensas;
  • Inscrições para os Auxílios Ingresso (Edital nº 26/GR/UFFS/2020), auxílio Emergencial (Edital nº 25/GR/UFFS/2020) e PIN (Edital nº 110/GR/UFFS/2020) devem ser realizadas excepcionalmente por e-mail, com envio do formulário preenchido.

 

  1. Biblioteca:
  • Está suspenso o atendimento da biblioteca;
  • As devoluções dos materiais emprestados serão prorrogadas até o retorno das atividades acadêmicas;

 

  1. Horário de ônibus:
  • Está suspenso por 7 dias, em atendimento ao decreto 515, de 17/03/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina;

 

  1. Eventos:
  • Os EVENTOS já agendados e em fase de realização no campus estão suspensos, em atendimento ao decreto 515, de 17/03/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina;
  • Sugere-se que quaisquer eventos e atividades com alguma aglomeração sejam agendados a partir de meados do segundo semestre;

 

  1. Formaturas:
  • Todas as formaturas estão suspensas e solenidades com convidados serão remarcadas quando do retorno às atividades acadêmicas presenciais;

 

  1. Reuniões:
  • Todas as reuniões presenciais devem ser canceladas. Recomenda-se a realização de reuniões remotas quando necessário.

 

  1. Contatos:

 

           As presentes informações serão atualizadas constantemente.

          

 

Chapecó-SC, 18 de março de 2020.

 

 Roberto M. Dall'Agnol                                                           Gabriela G. de Oliveira                                   Diego Boeno

Diretor de Campus                                                               Coordenadora Acadêmica                               Coordenador Administrativo

 

 

“Preserve o seu bem mais valioso”