Atividades celebram o Mês da Consciência Negra
Serão filmes, apresentações culturais, exposição e oficina

Publicado em: 25 de outubro de 2019 10h10min / Atualizado em: 25 de outubro de 2019 10h10min

O Mês da Consciência Negra terá várias atividades na UFFS – Campus Chapecó. Promovidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) Chapecó e pelo Projeto Círculo de Cultura: Diversidade Étnica em Movimento, as ações iniciam na terça-feira (29), com um CineDebate. A programação se estenderá até 20 de novembro, no Campus e na Reitoria.

Além do CineDebate, o mês terá apresentações culturais, exposição e oficina. Todos os interessados podem participar, inclusive a comunidade regional.

A inscrição pode ser realizada no momento das atividades ou online. A certificação será conforme participação nas atividades.

Confira a programação completa:

Data: 29/10/2019

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório da Biblioteca, UFFS Campus Chapecó

Título: CineDebate: Liberdade para Angela Davis e Lançamento do livro Uma autobiografia, por Angela Davis

Descrição: “Mulher, negra, feminista, lésbica, marxista e intelectual. No início dos anos 1970, a ativista Angela Davis com firmeza, enfrentou uma dura e insidiosa perseguição: chegou a ser incluída na lista das pessoas mais procuradas pelo FBI. Aos 28 anos, escreveu esta poderosa autobiografia que a Boitempo publica pela primeira vez no Brasil, para narrar sua vida desde a infância até o ingresso na carreira universitária e o engajamento contra as opressões de raça, gênero e classe, provocando uma reflexão sobre o caráter estruturalmente violento do sistema carcerário, do machismo e do racismo, em libelo pelo direito à dignidade e à emancipação. ”

 

Data: 29/10/2019 a 20/11/2019

Horário: A partir das 19h

Local: Hall Bloco A, UFFS Campus Chapecó

Título: Exposição (R) Existência – Comunidade Quilombola Invernada dos Negros

Descrição: Exposição coletiva de trabalhos produzidos pelos estudantes, técnicos e professores da UFFS, durante as atividades realizadas na comunidade quilombola Invernada dos Negros, em Campos Novos-SC, em 2018. As imagens e textos produzidos têm a intenção de dar visibilidade à memória, à cultura, e à luta desse povo, que está em constante processo de reconhecimento de seu território.

 

Data: 05/11/2019

Horário: Intervalo das aulas

Local: Hall Bloco A, UFFS Campus Chapecó

Título: Oficina de Boneca Abayomi

Descrição: Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, na língua Iorubá.

 

Data: 09/11/2019

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório da UFFS Reitoria – antigo Colégio Bom Pastor

Descrição: Saravá Oxalá: Salve a Umbanda

Me. Fábio Araújo e Marina Quadros (UFFS)

 

Data: 12/11/2019

Horário: Cine-debate Cinema do Trabalhador – Filme “Temporada”

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Bloco Professores, UFFS Campus Chapecó

Descrição: O filme brasileiro “Temporada”, dirigido por André Novais Oliveira, retrata de forma sutil o cotidiano de mulheres negras da periferia. As temáticas do racismo e do feminismo aparecem de forma implícita e natural no cotidiano das personagens que circulam na periferia de Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte. O filme foi vencedor do Festival de Cinema de Brasília em 2018 e recebeu quatro indicações no Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça).

 

Data: 20/11/2019

Horário: Intervalo das aulas

Local: Entre Blocos, UFFS Campus Chapecó

Título: Apresentações Culturais Haitianas

Poesia Preta: Microfone aberto

Sarau de Poesia /Jogral / Plenária