Assinado protocolo de intenções com a prefeitura de Xanxerê
Estudantes de Medicina da UFFS - Campus Chapecó terão espaço nos serviços de saúde de Xanxerê para realizarem estágios

Publicado em: 18 de dezembro de 2020 14h12min / Atualizado em: 18 de dezembro de 2020 17h12min

Um protocolo de intenções entre a UFFS – Campus Chapecó e a prefeitura de Xanxerê foi assinado por autoridades na sexta-feira (18) pela manhã. O protocolo trata do internato de estudantes de Medicina nos serviços de saúde de Xanxerê.

A partir da assinatura do protocolo de intenções, estudantes de graduação em Medicina da UFFS – Campus Chapecó terão espaço para o internato de saúde nos serviços de saúde de Xanxerê.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades: o diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol, o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura em exercício da UFFS, Gelson Roque Guzzon, a coordenadora acadêmica da UFFS – Campus Chapecó, Gabriela Gonçalves de Oliveira, a médica e professora da UFFS – Campus Chapecó Ana Luiza Sedlacek Carvalho, o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, o prefeito eleito de Xanxerê, Oscar Martarello, a Secretária da Saúde de Xanxerê, Francis Mara Pegoraro, o médico e articulador do protocolo, Diego Corso, a controladora interna do Município, Andreza Gallas, e do procurador-geral do Município, Fernando Dal Zot.

“Em Chapecó, o espaço de estágio é limitado ao Hospital Regional do Oeste (HRO) e aos Centros de Saúde da Família. A opção, assim, é ampliar essas vagas para municípios da região, dada a característica regional, também, da Universidade”, ressalta Dall’Agnol.

O diretor ainda explica que o protocolo visa essa atividade, nesse momento, entretanto, há abertura para que outros convênios sejam realizados futuramente, especialmente na área da educação, mas também para outras formações oferecidas na UFFS – Campus Chapecó.

De acordo com o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, o protocolo de intenções assinado hoje é de extrema importância para o município. Segundo ele, a assinatura era aguardada e deveria ter acontecido no início do ano, mas em razão da pandemia teve que ser adiada.

“Essa é uma parceria importante e esperamos que seja a primeira de muitas firmadas com a UFFS. Ganha a Universidade, ganha a população, mas, principalmente, quem sai ganhando mais é o aluno, que terá oportunidade de pôr em prática o que aprendeu na Universidade ao longo do curso”, finaliza o prefeito.