Ambienta Júnior faz parcerias para que entrega de lixo eletrônico tenha recompensa
Materiais descartados valerão moedas verdes

Publicado em: 05 de julho de 2019 07h07min / Atualizado em: 05 de julho de 2019 09h07min

Celular na mão, notebook na bolsa, olho na TV e controle remoto na mão. De repente o celular não liga mais, o notebook queima, não há peça de reposição para a TV e as pilhas do controle acabam. E para onde vão esses equipamentos?

A descrição das cenas parece familiar? Em muitas casas, a existência de equipamentos eletrônicos  “encalhados”, sem destino, é bastante comum. Quando os equipamentos já não têm mais vida útil, geralmente as pessoas não sabem onde descartá-los.

Pensando em diminuir o problema, especialmente da comunidade acadêmica e das pessoas que frequentam a UFFS – Campus Chapecó, a Ambienta Júnior, Empresa Júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, está coletando o lixo eletrônico. Só que a ação vai além: quem levar o material ainda poderá pontuar no aplicativo Moeda Verde, que dá recompensas aos usuários pelos hábitos sustentáveis. A ação, conforme a graduanda e membro da Ambienta Júnior Thalia Smaniotto Graciani, é possível devido à parceria com o aplicativo e com a empresa Reciclagem Eletrônica Chapecó (REC).

A estudante e membro da Ambienta Júnior Letícia Mara Vilani explica que cada material entregue terá a leitura de um QRCode para a pontuação. Por isso, quem quiser entregar os materiais e pontuar no aplicativo pode ir até a Ambienta Júnior (sala 104 do Bloco B) nas terças (das 7h30 às 9h10 e das 13h30 às 15h10) e nas quintas-feiras (das 7h30 às 9h10, das 13h30 às 15h10 e das 19h30 às 20h30) até o fim do semestre 2019.1. A partir do semestre 2019.2, os horários serão redefinidos, conforme a disponibilidade dos membros da Ambienta Júnior, e estarão disponíveis no Instagram @jr.ambienta ou no Facebook Ambienta Júnior.

A caixa é trancada, então há controle do que pode ser descartado. Podem ser levados computadores, televisores, baterias, celulares, fones e outros materiais eletrônicos. Não podem ser descartadas lâmpadas que, conforme a também estudante e membro da Ambienta Júnior Claudinéia Vieira Raimundi, devem ser levadas ao estabelecimento onde foram compradas e materiais de grande porte como geladeiras, por exemplo.