Acordo Mercosul e União Europeia é discutido sob ponto de vista dos agricultores familiares
Painel pretende debater incertezas que emergiram com a assinatura do acordo

Publicado em: 02 de outubro de 2019 09h10min / Atualizado em: 02 de outubro de 2019 11h10min

Na quinta-feira (3), acontece na UFFS – Campus Chapecó, o painel temático “Acordo Mercosul e União Europeia: necessidades, limites e perspectivas”. A ideia é debater as implicações do acordo à agricultura e, em particular, aos agricultores familiares.

A mediação será feita pelo professor da UFFS – Campus Chapecó João Leite e pelo membro da ONG belga Wervel Luc Vankrunkelsven. O evento será às 14h, no auditório do Bloco B.

Conforme o professor João, “a iniciativa surgiu a partir das incertezas que emergiram com a assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Para muitos setores e produtos, como o leite por exemplo, não está claro qual o impacto de tal medida. Os agricultores familiares, em particular, estão mais vulneráveis pois, em sua grande maioria, tendem a perder competitividade com a importação de produtos do bloco europeu”. Segundo ele, os principais tópicos do debate incluem o histórico e características do acordo, implicações para a agricultura, desafios, oportunidades e ameaças para a agricultura familiar.