PAC - Plano Anual de Contratações (aquisição de materiais e equipamentos para os Laboratórios)

Aquisição de materiais e equipamentos para os Laboratórios

 

A solicitação de materiais para as atividades de ensino dos Componentes Curriculares Regulares - CCR's, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's e materiais de apoio ao desenvolvimentos de projetos de pesquisa e extensão executados nos laboratórios ocorrem conforme orientações institucionais e da SELAB, levando em consideração a IN nº 1, de 10 de Janeiro de 2019 - Plano Anual de Contratações.

 

Os pedidos devem ser enviados à CLAB-CH para o e-mail <laboratorios.ch@uffs.edu.br>, pelos respectivos solicitantes, sendo obrigatório o preenchimento dos formulários de compra de materiais e equipamentos.

 

Para aquisição de materiais consumíveis, deve ser preenchido o Formulário SELAB 14 - Consumíveis.

Também é necessário justificar a necessidade de aquisição dos materiais:
- Os materiais atenderão as demandas de: (ensino/pesquisa/extensão/outros)
- Os materiais atenderão as demandas das práticas nos seguintes CCRs e/ou atividades de pesquisa: (citar os nomes dos CCRs e pesquisas institucionalizadas)
- Os materiais atenderão as seguintes metodologias/protocolos: (citar as metodologias/protocolos que serão executados com os materiais)
- Os materiais serão utilizados nos seguintes laboratórios: (citar os laboratórios em que os materiais serão utilizados)
- A não aquisição dos materiais poderá acarretar nos seguintes prejuízos: (citar os prejuízos para as atividades laboratoriais caso os materiais não sejam adquiridos)

 

Para aquisição de materiais permanentes (equipamentos), deve ser preenchido o Formulário SELAB 15 - Permanentes.

Para aquisição de equipamentos, também é necessário o preenchimento do ETP Digital: trata-se dos estudos técnicos preliminares. Deve ser preenchido um ETP Digital para cada equipamento.
Esse documento ficará disponível na Portal de Compras do Governo Federal para visualização pelas empresas que participarem da licitação:
- Descrição da necessidade;
- Descrição dos requisitos da contratação;
- Levantamento do mercado;
- Estimativa das quantidades a serem contratadas;
- Resultados pretendidos.

 

O e-mail com todas as orientações necessárias e os formulários para preenchimento são enviados pela CLAB-CH para os(as) docentes colaboradores(as) dos laboratórios e a todas as Coordenações de Curso.

 

Geralmente o início do planejamento se dá no final do ano, entre os meses de outubro e novembro, e o prazo final para envio dos formulários acontece antes do recesso de final de ano.

Obs: o período do planejamento pode ser alterado pois dependemos das definições da SELAB quanto aos prazos.

 

O próximo período de planejamento, ref. ao PAC 2025, tem previsão de início em outubro de 2023.

Nesse planejamento, os solicitantes irão indicar os materiais/equipamento para aquisição (pregões eletrônicos) no ano de 2025.

 

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com os(as) técnicos(as) da CLAB-CH nos setores ou através do e-mail <laboratorios.ch@uffs.edu.br>.