Apresentação

Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional (Mestrado)

Sigla: PROFMAT

Sobre o Curso:

Apresentação

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atribui o título de Mestre.

Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no ensino básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.
O PROFMAT é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por Instituições de Ensino Superior associadas em uma Rede Nacional. Ele é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A adesão da UFFS, como instituição de ensino associada, ocorreu em 2014, e a autorização de seu funcionamento na Instituição ocorreu a partir da Resolução nº 1/2014–CONSUNI/CPPG. 

Descrição da Área de Concentração

Essa área abrange o estudo e o aprofundamento de conceitos matemáticos e seus fundamentos tendo em vista o ensino e a aprendizagem na Educação Básica. Ela vislumbra retomar o fazer pedagógico, discutindo seus fundamentos, conceitos e concepções, além, é claro, de possibilidades de compreensão, resolução e aplicação da Matemática em diferentes ambientes de ensino.

Objetivos do Curso

- Incentivar a pesquisa com ênfase em questões do ensino e da aprendizagem Matemática, de aplicações de recursos informáticos e tecnológicos, evidenciando a importância da produção científica em nível de Pós-Graduação na área de Ciências Exatas e da Terra.

- Viabilizar aos professores de matemática que atuam no Ensino Fundamental, Médio e Superior, condições de atualização, aprofundamento teórico-prático e aperfeiçoamento da prática pedagógica.

- Desenvolver pesquisas voltadas à Matemática e ao seu ensino.

 

Turno: Matutino e Vespertino

Duração Mínima: 12 meses