Corpo Docente e Colegiado

Portarias do Colegiado:

Anteriores (revogadas): Portaria Nº 1694/GR/UFFS/2021Portaria Nº 1921/GR/UFFS/2021

 

Corpo Docente e Colegiado

  • O corpo docente do PPGH/UFFS é formado por docentes permanentes e colaboradores, mediante a publicação de editais de credenciamento e recredenciamento. Também integram o corpo docente do PPGH/UFFS professores visitantes oriundos de outras Universidades que, por tempo determinado, desenvolvem parcerias de pesquisas, docência e coorientações de alunos de Mestrado e/ou Doutorado.

    Abaixo, apresentamos os docentes permanentes e colaboradores, por Linha de Pesquisa


    Linha 1 - História Ambiental, das Migrações e das Ciências


    Claiton Marcio da Silva (Docente Permanente)

    E-mail: claiton@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9283430791589387

    Breve descrição: É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2010 e integra o programa de pós-graduação em História e o mestrado em Ciência e Tecnologia do Ambiente (UFFS). Possui graduação em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz, 2009), com estágio de doutorado (sanduíche) na University of Guelph, Ontario, Canadá. Possui Pós-Doutorado como pesquisador visitante em Science, Technology and Society (STS) no Massachusets Institute of Technology (MIT), em Cambridge, Massachusets, Estados Unidos (2017) e na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz, 2023). Foi bolsista de Pós-Doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society (LMU, Munique, Alemanha) entre 2017-2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: História Ambiental, Revolução Verde e Modernização da Agricultura no Brasil e outros temas de História Contemporânea, como Guerra Fria e Relações Brasil/Estados Unidos.


    José Carlos Radin (Docente Permanente)

    E-mail: radin@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6934053325322104

    Breve descrição: Possui graduação em Filosofia (1982) e Especialização em História (1985) pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Mestrado (1995) e Doutorado (2006) em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-Doutorado em História no Dipartimento di Scienze Storiche Geografiche e Dell?Antichità, Universidade de Padova, Itália (2018). É Professor Associado e docente do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Chapecó-SC). Ocupou o cargo de Diretor de Pós-Graduação da UFFS de 2010 a 2017. Tem experiência na área de História do Sul do Brasil com ênfase no Oeste catarinense e pesquisa temas como: povoamento, processos migratórios, colonização, italianos e ítalo-brasileiros, agricultura e reocupação do território.


    Marlon Brandt (Docente Permanente)

    E-mail: marlon.brandt@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7969181335006271

    Breve descrição: Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professor do curso de Geografia - Licenciatura, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Geografia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia histórica, história ambiental, populações tradicionais, colonização, indústria madeireira e fruticultura.


    Samira Peruchi Moreto (Docente Permanente)

    E-mail: samira.moretto@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0033743659222185 

    Breve descrição: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em História pela mesma Universidade (2010), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), com período sanduíche na California State University, Long Beach (2013). É professora efetiva do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGH/UFFS) e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC). Foi diretora da Associação Nacional de História de Santa Catarina - ANPUHSC (2016-2018) e atualmente é tesoureira. Faz parte da Diretoria da Sociedade Latino America e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da PPGH/UFFS (2018-2022). Desde 2018 é editora da Fronteiras: Revista Catarinense de História. Faz parte dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental, LABIMHA/UFSC (pesquisadora) e Fronteiras: Laboratório de História Ambiental da UFFS (líder). Pesquisa e orienta trabalhos de História Ambiental, Domesticação e Introdução de espécies vegetais, Desmatamento, Reflorestamento, Transformações da Paisagem, Conservação da Biodiversidade e História do Brasil República, com ênfase no período de 1964 a atualidade recente. Recebeu bolsas de pesquisa nas seguintes bibliotecas e arquivos: John Carter Brown Library na Brown University (outono de 2022) e a Huntington Library (inverno/primavera de 2023).


    Miguel Mundstock Xavier de Carvalho (Docente Permanente)

    E-mail: miguel.carvalho@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2715186402920586 

    Breve descrição:  Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000-2004), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2010), com estágio de doutorado pela University of Kansas (EUA). Pós-Doutorado em História na University of Guelph - Canadá (2016). Desde 2011 é professor de História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul - Paraná. É professor permanente do Mestrado em História (UFFS) e foi professor do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS) de 2014 a 2022. Na Pós-Graduação leciona as disciplinas de "História e Animais" e "História Ambiental". Na Graduação leciona as disciplinas de "História da Fronteira Sul" e "História e Filosofia das Ciências da Natureza". Temas de interesse para pesquisa e orientação: História Ambiental, História e Animais, Desmatamento, Araucaria angustifolia, Modernização da Agropecuária, Vegetarianismo e Veganismo. Email: miguel.carvalho@uffs.edu.br. Atualmente faz pós-doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society - Ludwig-Maximilians- Universität (Munique, Alemanha).


    Mirian Carbonera (Docente Colaborador)

    E-mail: mirianc@unochapeco.edu.br

    Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5220310454944063 

    Breve descrição:  Possui graduação em História pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e responsável pelo CEOM, ambos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). É professora colaboradora no Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Arqueologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, patrimônio cultural, povoamento pré-colonial. É líder do grupo de pesquisa "Sociedade, cultura e meio ambiente" e Editora da Revista Cadernos do CEOM. 



    Linha 2 - Fronteiras, Movimentos Sociais e Poder


    Delmir José Valentini (Docente Permanente)

    E-mail: valentini@uffs.edu.br 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6989545814629172 

    Breve descrição: O Professor Delmir José Valentini é Doutor em História (2009), área de concentração em História das Sociedades Ibéricas e Americanas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em História (1997), área de concentração em História do Brasil, pela PUC-RS. Pesquisa temáticas relacionadas a Guerra do Contestado buscando, principalmente, fontes orais (entrevistas com remanescentes e descendentes de sertanejos, sujeitos da Guerra do Contestado). Graduado em Filosofia pela UCPel-RS. Atuou como Professor de Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (1988-2010), na Universidade do Contestado (UnC): Caçador, Curitibanos e Concórdia, e na UNOESC em Joaçaba, SC. Desde 2010 é Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, SC. Atua no Programa de Pós-Graduação em História e nos Cursos de Graduação da UFFS (ensino, pesquisa e extensão). Desde 2011, é membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC). Estuda Temas, Trajetórias e Memórias de sujeitos da História da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul. 


    Humberto José da Rocha (Docente Permanente)

    E-mail: humberto.rocha@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0363881343781599 

    Breve descrição: Graduado em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Mestrado em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e no Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Líder do Grupo de Pesquisa "Movimentos Sociais na Fronteira Sul" (UFFS/CNPq).


    Antonio Marcos Myskiw (Docente Permanente)

    E-mail: amyskiw@uffs.edu.br 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4920963810086066 

    Breve descrição: Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é docente efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul, lotado no Campus Realeza/PR. Dedica-se a pesquisa histórica da região de fronteira entre Brasil/Argentina/Paraguai, com ênfase na História Agrária, com ênfase nos conceitos de Fronteira, Colonização, Conflitos Agrários, Migrações, Oeste e Sudoeste do Paraná. Foi Diretor Geral do Campus Realeza, da UFFS, entre julho de 2015 a julho de 2019. Líder do Grupo de Pesquisa "Direitos Humanos, Justiça e Cidadania". Docente efetivo e coordenador do Programa de Mestrado em História, da UFFS, Campus Chapecó "Fronteiras, Migrações e Sociedades" , Presidente do Conselho Editorial da Editora UFFS e Diretor da Editora UFFS, desde jan/2022.


    Mônica Hass (Docente Colaborador)

    E-mail: monica@uffs.edu.br 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2282059205838778  

    Breve descrição:  Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), especialização em Teoria e Pesquisa Histórica no Brasil República pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia Política (1993), doutorado em Sociologia Política (2006) e Pós-Doutorado em Sociologia Política (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul e integra o curso de Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em História, campus Chapecó - SC. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: poder local, democracia, governança, políticas públicas urbanas, desenvolvimento urbano sustentável, associativismo e movimentos sociais.



    Linha 3 - Cultura, Resistências e Decolonialidades


    Émerson Neves da Silva (Docente Permanente)

    E-mail: emerson.silva@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8133959040745590 

    Breve descrição: Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Autor dos livros Campo Santo: uma história de almas em luta contra o latifúndio, publicado pela Paco Editorial; Formação do ideário do MST, publicado pela Editora Unisinos; O Mundo do Trabalho em Perspectiva: Uma abordagem sócio-teológica e Palavra e Vida: Os Novos Desafios do Mundo do Trabalho, pela Editora Oikos. Trabalha com História Social do Campo na América Latina, em especial movimentos sociais e ações coletivos rurais. Investiga conflitos agrários constituídos a partir de processos da modernização capitalista da agricultura. É Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais - NIPEAS. É professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atuou como Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFFS, no período de 08/2015 a 08/2019. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História e colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UFFS.


    Isabel Rosa Gritti (Docente Permanente)

    E-mail: isabel.gritti@uffs.edu.br

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9095750543047444 

    Breve descrição: Possui graduação em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, (1982), Especialização em História da Educação Brasileira Contemporânea (1988) Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Coordenadora Adjunta da Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul - 15ª CRE/Erechim/RS, no período de 2000 a 2002. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); membro da Diretoria da Obra Promocional Santa Marta (Voluntária) Foi Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Campus de Erechim) e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência na área de História, Pedagogia, Gestão Ambiental, Imigração e Colonização Europeia no Brasil, com ênfase nos temas: imigração, colonização polonesa, colonização judaica, companhias colonizadoras (Jewish Colonization Association) e Relações Interétnicas.


    Jaisson Teixeira Lino (Docente Permanente)

    E-mail: lino@uffs.edu.br 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4846026270176674  

    Breve descrição: Possui graduação em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2002), especialização em Arqueologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) em 2007, mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD) de Portugal (2012), com reconhecimento de diploma no Brasil pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de Amsterdã, Holanda. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus de Chapecó-SC e Bolsista Produtividade do CNPq - Nível 2. Tem experiência nas áreas de Arqueologia Pré-histórica, Arqueologia Histórica, Arqueologia do Conflito, Estudos sobre Patrimônio Cultural, História da Cultura Material, Paisagens Culturais e História Indígena.  


    Renato Viana Boy (Docente Permanente)

    E-mail: renato.boy@uffs.edu.br 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0068959028232754   

    Breve descrição: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), com tema voltado ao estudo da iconoclastia bizantina e imagens cristãs. Desenvolveu a tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (2013), realizando um trabalho de análise historiográfica sobre a obra de Procópio de Cesareia e o período das guerras do imperador Justiniano, no século VI. Desde 2013 é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó-SC, atuando na área de História Antiga e Medieval. Tem experiência em pesquisa e docência na área de História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: iconografia e iconoclastia bizantinas, período de Justiniano, historiografia bizantina. Desde 2008 é pesquisador membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Desde 2013 é coordenador do núcleo UFFS do LEME, com a linha de pesquisa ?História e Historiografia Medievais: relações políticas de autoridade, poder e identidade?. É membro da RED/E Latino Americana de Estudos Medievais desde 2015 e professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFFS desde 2019. 


    Gerson Wasen Fraga (Docente Colaborador)

    E-mail: gwfraga@uffs.edu.br 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0751889477523062    

    Breve descrição: Possui licenciatura em História (2002) e bacharelado em História (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2004 tornou-se mestre em História pela mesma instituição, com a dissertação "Brancos e Vermelhos: a Guerra Civil Espanhola através das páginas do jornal Correio do Povo (1936-1939). Em 2009, também pela UFRGS, tornou-se doutor em História com a tese "A Derrota do Jeca na Imprensa Brasileira: nacionalismo, civilização e futebol na Copa do Mundo de 1950", trabalho que daria origem ao livro "Uma Triste História de Futebol no Brasil. O Maracanaço: nacionalidade, futebol e imprensa na Copa do Mundo de 1950", publicado pela editora Méritos em 2014. É professor Adjunto II da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, trabalhando especialmente com as disciplinas de História da África, História Indígena, História Contemporânea, História do Futebol, História da Imprensa e História e Cinema. É também professor efetivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), ambos da UFFS. Em 2022 concluiu estágio pós-doutoral pelo Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada.