Infraestrutura

Infraestrutura:

 

O PPGGeo dispõem de 14 laboratórios exclusivos da UFFS, compartilhados com a graduação, distribuídos nos Campi Chapecó e Erechim, sendo eles:

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA – 1 em Chapecó e 1 em Erechim
O laboratório dispõe de 40 mesas tampo reto, para uso como bancada, 40 cadeiras, 1 computador desktop, 2 impressoras, uma para impressão em formato A3 e outra multiuso (com escâner integrado), 33 estereoscópios, sendo 8 de espelho e 25 de bolso, acervo de cartas topográficas formato papel, mapas temáticos oficiais de diversas escalas, acervo histórico de fotografias aéreas em papel e 3 mesas de luz, um projetor de multimídia, entre outros equipamentos.

LABORATÓRIO DE GEOTECNOLOGIAS – 1 em Chapecó e 1 em Erechim
O Laboratório possui 30 computadores desktop, 2 impressoras, sendo uma com impressão em formato A3 e outra multiuso, softwares específicos de Sistema de Informações Geográficas, 1 escâner de mesa tamanho A0, softwares para edição gráfica, de imagens e estatísticos, softwares topográficos, imagens de satélites diversas e conjuntos de fotografias em formatos digitais, 1 plotter tamanho A0 e 1 aparelho multimídia.

LABORATÓRIO DE GEOLOGIA – 1 em Chapecó e 1 em Erechim
Este Laboratório (em implantação) conta com uma sala com 125 m², dividido internamente em dois espaços. Um desses espaços, com 20m², serve como sala de apoio onde ficam os equipamentos, os computadores e a mesa de reuniões. O laboratório possui acervo de mapas RADAM-BRASIL formato digital, 5 kits didáticos geológicos de Escala de Mohs, 5 bússolas de geólogo, 1 agitador eletromecânico com capacidade para 8 peneiras de 2”, 2 trenas com 50 metros, 5 martelos geológicos, 1 mesa reunião, 2 computadores desktop e 1 impressora, entre outros equipamentos.

LABORATÓRIO DE HIDROCLIMATOLOGIA – 1 em Chapecó e 1 em Erechim
Este Laboratório conta com uma sala com 90 m², com divisão interna perfazendo duas partes de 45 m². Na primeira sala há guardados todos os equipamentos de campo e é nesse espaço que são realizados todos os trabalhos de laboratório. A sala conta com uma bancada de concreto com tampo em cerâmica e prateleira na porção inferior. Há dois pontos com água, munido de pia conjugada com duas cubas em aço inox. No centro da sala, há uma bancada de concreto com tampo de cerâmica e prateleiras na porção inferior e altura padrão para trabalhos realizados em pé. A segunda sala, utilizada como sala de aula, conta com mesas e cadeiras e material de gabinete. No espaço externo, há uma estação meteorológica automática para coleta de dados e envio dos mesmos para um dos computadores.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA – 2 em Chapecó e 2 em Erechim
Há à disposição quatro laboratórios de informática, sendo dois em Chapecó e dois em Erechim. O primeiro dispõe de 53 computadores de mesa, o segundo de 56, o terceiro de 49 e o quarto de 50, todos com atualização regular, nos quais está disponibilizado o acesso à internet e a softwares padrão.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA DOS SOLOS – 1 em Chapecó e 1 em Erechim
Possui estufa para secagem de amostras de solo e tecido vegetal, estufa para esterilização e secagem de vidrarias, moinho de solos, mesa agitadora para homogeneização de conjuntos de amostras de solo, bomba de vácuo, medidor de pH, fotômetro de chama, capela para exaustão de gases, bloco digestor, destilador de água, destilador de nitrogênio, deionizador de água.



 

Sigla: PPGGeo

imagem_01

Legenda: Imagem 01: Pavilhão dos Laboratórios

imagem_02

Legenda: Imagem 02: Laboratório de Cartografia - campus Erechim

imagem_03

Legenda: Imagem 03: Laboratório de Química dos Solos - campus Erechim