Matriz Curricular

 

A estrutura curricular está alinhada à área de concentração Natureza, sociedade e espaço geográfico, com o objetivo de formar formar profissionais de elevada qualificação acadêmico-científica, capazes de atuar de maneira crítica, comprometida e engajada nos diferentes espaços.

Para obtenção do título de Mestre em Geografia, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 84 (oitenta e quatro) créditos, distribuídos em:  4 créditos obrigatórios, 20 créditos eletivos e 60 dissertação.

O componente obrigatório - Fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa em Geografia - busca preparar o discente para o desenvolvimento da pesquisa, com base nas teorias e métodos da Ciência Geográfica, bem como discutir e aplicar os conceitos e as categorias da análise geográfica.

Os componentes eletivos são de livre escolha visando complementar a formação científica a partir das linhas de pesquisa do Programa.

 

O curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

 

Total de créditos para titulação:

  • Créditos obrigatórios: 04
  • Créditos eletivos: 20
  • Atividades complementares: 06
  • Dissertação: 60
  • Total de créditos: 90

 

Quanto à natureza da disciplina: “O” = obrigatória; “E” = eletiva;.

 

Disciplinas

Linha de

pesquisa

Natureza

Créditos

Código

do CCR

Ementa

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Geografia

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

O

4

MCHU119

Conceitos e categorias da análise geográfica. Natureza e sociedade na produção e na análise do espaço geográfico. Teorias e métodos da ciência geográfica. Pressupostos acadêmicos, científicos e éticos da pesquisa em Geografia. Elaboração de projeto de pesquisa em Geografia.

Educação geográfica em diálogo

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

4

MCHU133

Educação geográfica à cidadania. O humano enquanto fronteira na produção e representação do espaço geográfico. A dimensão da mudança (tempo) implicada na dimensão do social (espaço). Categorias e conceitos geográficos e sua importância nos processos de ensino-aprendizagem: lugar, paisagem, região e território. Os princípios geográficos. O cotidiano como categoria científico-didática da Geografia e aporte espaço-temporal à construção prospectiva de conhecimentos. Formação e constituição do professor-pesquisador. Mediação pedagógica como processo dialógico. Planejamento e gestão na educação. Métodos e metodologias de pesquisa e ensino de Geografia. Espaço-tempo na pesquisa em educação. Formação inicial e continuada de professores. Escola, currículo e políticas públicas.

Cartografia geográfica

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU173 História da Cartografia. A Cartografia no contexto da produção do conhecimento geográfico. Fundamentos e perspectivas teóricas da Cartografia. Definições da Cartografia e dos mapas. Noções de Cartografia Digital. Práxis cartográfica geográfica: desenvolvimento de projetos em Cartografia Geográfica aplicados à análise e intervenção territorial.   

Geoprocessamento e análise espacial

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU129 Contextualização histórico-geográfica: sociedade da informação, usos do território e o geoprocessamento. A cartografia e o geoprocessamento na produção do conhecimento geográfico. Fundamentos de Cartografia Digital. Princípios de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Construção de base de dados georreferenciados. Uso de imagens aéreas em SIG. Técnicas de análise espacial de dados geográficos. Produção de mapas temáticos e de inforação espacial.

Tópicos especiais em Geografia I

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

1

 MCHU123

Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de interesse dos docentes. Os Tópicos Especiais em Geografia I objetivam ampliar e/ou aprofundar os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido.

Tópicos especiais em Geografia II

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

2

 MCHU124

Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de interesse dos docentes. Os Tópicos Especiais em Geografia II objetivam ampliar e/ou aprofundar os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido.

Tópicos especiais em Geografia III

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

3

 MCHU125

Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de interesse dos docentes. Os Tópicos Especiais em Geografia III objetivam ampliar e/ou aprofundar os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido.

Tópicos especiais em Geografia IV

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU177

Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de interesse dos docentes. Os Tópicos Especiais em Geografia IV objetivam ampliar e/ou aprofundar os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido. 

Estudos dirigidos em Geografia I: produção do espaço e dinâmicas naturais

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU174

Estudos, debates e/ou outros procedimentos analíticos de pesquisa específicos direcionados aos temas em desenvolvimento pelos grupos de orientandos, que possibilitem avançar nas compreensões e produções empírico-textuais das pesquisas. Aprofundamento nas abordagens teóricas, metodológicas e procedimentais para a investigação em curso na linha de pesquisa “Produção do Espaço e Dinâmicas Naturais”. 

Estudos dirigidos em Geografia II: produção do espaço urbano-regional

1 e 2

Produção do espaço e dinâmicas naturais & Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU175 Livre

Uso do solo e dinâmicas hidrogeomorfológicas em bacias hidrográficas

1

Produção do espaço e dinâmicas naturais

E

4

 MCHU121

Bacias hidrográficas e hidrogeomorfologia. Processos hidrogeomorfológicos em áreas urbanas e rurais. Métodos e técnicas de mensuração de variáveis hidrogeomorfológicas. Caracterização física de bacias hidrográficas. Relações sociedade-natureza e uso/ocupação do espaço geográfico. Uso do solo e alterações ambientais. Sensoriamento remoto aplicado à análise de bacias hidrográficas. Alterações fluviais: canalização, retificação e represamento. Regime de cursos d'água. Secas e estiagens. Inundações e enchentes.

Uso e apropriações dos recursos naturais

1

Produção do espaço e dinâmicas naturais

E

4

 MCHU120

Leituras que ofereçam possibilidades de discussões em torno das abordagens práticas e teóricas relacionadas aos usos e apropriações dos recursos naturais sob o viés histórico-espacial. Discussão das diferentes atitudes e representações do homem em relação à natureza. Práticas culturais, técnicas, construções e interações associados as variadas formas de uso e apropriação dos recursos naturais.

Geodinâmica das paisagens continentais

1

Produção do espaço e dinâmicas naturais

E

4

 MCHU132

O relevo em seus aspectos dinâmicos e processuais visto por uma abordagem multiescalar. A questão temporal e o caráter dinâmico do relevo: magnitude, frequência e intensidade dos fenômenos geomorfológicos. As estruturas geológicas, a tectônica e suas influências na gênese do relevo. As dinâmicas erosivas e desnudacionais na esculturação do relevo. Relações com a dinâmica morfoclimática. A dinâmica fluvial, suas marcas na esculturação do relevo e nas coberturas superficiais das paisagens continentais.

Geografia do clima: variabilidades e extremos

1

Produção do espaço e dinâmicas naturais

E

4

 MCHU130 Teoria e métodos em climatologia. Clima urbano. Clima e agricultura. Clima e saúde. Mudanças climáticas globais. A política do clima. O impacto das atividades humanas no planeta Terra em suas diversas escalas. Eventos extremos, variabilidades e repercussões nas paisagens. O clima e os desastres. Técnicas estatísticas e representações cartográficas na análise climatológica. Metodologias para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Estudos de caso.

Produção da socionatureza

1

Produção do espaço e dinâmicas naturais

E

4

 MCHU128

As conceituações de natureza. A natureza como fonte de recursos. Abordagens e concepções sobre o conceito de território. O território como entrada socioeconômica e política da análise ambiental. O meio ambiente dos territórios. O território como condição para existência das paisagens. A conceituação de paisagem. O geossistema como modelo teórico da paisagem. A paisagem na interface da natureza-fonte com a natureza-recurso. A percepção ambiental e aplicações em pesquisas de cunho fenomenológico.

Produção do espaço rural: sujeitos e práticas no campo brasileiro

1

Produção do espaço e dinâmicas naturais

E

4

 MCHU176

A produção do espaço rural e questão agrária no Brasil. A diversidade de sujeitos do/no campo e as transformações socionaturais. Agropecuária: usos e apropriações da Natureza. Agroecologia e questão ambiental. Elementos sociais, culturais e ambientais da reprodução do espaço e da vida no campo. Relações campo-cidade.

Geografia social, cultural e das representações

2

Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU131

Bases teóricas da Geografia Cultural e Social. Leituras que ofereçam possibilidades de discussões em torno das abordagens práticas e teóricas relacionadas ao espaço e a cultura. Espacialidade e espaços de representação. Vida cotidiana. Representações sociais; pósmodernidade, estruturações identitárias e paradigma da socialidade. Manifestações culturais (futebol, esportes, festejos, cinema, música, meios de comunicação) como elementos simbólicos, socioculturais e identitários.

Produção do espaço: articulações escalares da
urbanização contemporânea

2

Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU127

Espaço, cidades e redes urbanas. Tamanhos e papéis de cidades. Formas de dispersão e aglomeração urbanas. Pequenas cidades, cidades médias e metrópoles: perspectivas conceituais, teóricas e metodológicas em diferentes abordagens. Redes, hierarquias e heterarquias urbanas. Escalas geográficas e lógicas de produção do espaço urbano-regional. Tendências recentes da urbanização contemporânea no Brasil

Capitalismo financeiro e economia política do território

2

Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU134

Sistema econômico e regimes de acumulação. Economia política e uso corporativo do território. Divisão territorial do trabalho e a lógica locacional das empresas. Financeirização das empresas e implicações territoriais. Guerra entre os lugares. Especializações produtivas e alienação doterritório. Questões de planejamento e economia política da cidade.

Urbanização, economia política da cidade e desigualdades socioespaciais

2

Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU122

A produção capitalista do espaço e o processo de urbanização. Estruturação do espaço urbano-regional: escalas e formas, agentes e processos. Redes urbanas e cidades. Economia política da cidade. Teorias e conceitos para análise das desigualdades socioespaciais urbano-regionais. Problemática socioespacial e condições de existência nas cidades. Geografia das finanças públicas e desenvolvimento urbano.

Questão agrária, juventude rural e educação do campo

2

Produção do espaço urbano-regional

E

4

 MCHU126

Questão Agrária e as lutas por território e terra no século XXI. Diversidade camponesa: territórios e territorialidades distintas. O conceito de geração nos estudos rurais. (Inter)relações, conflitos geracionais e sucessão familiar no campo. Juventude rural: concepções, estudos e políticas públicas. Educação Rural, Educação do Campo e seus impactos na formação da juventude no contexto da Questão Agrária brasileira. Territórios educativos, juventude rural e processos formativos escolares e não escolares do campesinato.