Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

MATRIZ CURRICULAR DO REGIMENTO 2020 

 

Disciplinas

Linhas de Pesquisa

Natureza (O, OL, ou E)

Créditos

Ementa

Educação, Estado e Sociedade no Brasil

Programa

O

04

A formação e as transformações da educação no Brasil. Estado, sociedade e políticas educacionais. O público e o privado nos marcos regulatórios. A universalização da educação básica. A organização da instituição escola no contexto da formação da sociedade e do estado brasileiro. A escola pública e a universalização do direito à educação.

Pesquisa em Educação I

Programa

O

04

Origem e constituição da educação enquanto campo científico. A pesquisa em Educação e suas implicações sociais. Fundamentos epistemológicos da investigação no campo da Educação. Revisão crítica das principais abordagens metodológicas que orientam a pesquisa educacional. Tendências temáticas e problemas atuais da pesquisa em Educação. Elementos constitutivos de uma pesquisa na área da Educação.

Elaboração de Dissertação 

Programa

O

12

 

Seminário de Pesquisa I

Programa

O

01

Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.

Seminário de Pesquisa II

Programa

O

01

Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.

Pesquisa em Educação II

Políticas Educacionais

OL

03

Aprofunda aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação. Discussão de abordagens específicas, visando subsidiar a formulação e qualificação dos projetos de pesquisa na Linha de Pesquisa. Apresentação e discussão coletiva dos projetos dos mestrandos.

Pesquisa em Educação II

Formação de Professores: Conhecimento e Práticas Educacionais

OL

03

Aprofunda aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação. Discussão de abordagens específicas, visando subsidiar a formulação e qualificação dos projetos de pesquisa na Linha de Pesquisa. Apresentação e discussão coletiva dos projetos dos mestrandos.

Tópicos Especiais I

Programa

E

01

Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.

Tópicos Especiais II

Programa

E

01

 Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.

Redação Científica

Programa

E

02

 Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico e sua aplicação na estruturação e escrita. Elaboração das partes fundamentais de um artigo: título, resumo, introdução, método, resultados, discussão dos resultados, citações e referências. Banco de dados bibliográficos: Scopus. Scimago, Google Scholar Metrics. Qualis.

Estado e Políticas Públicas em Educação

Programa

E

02

 Estado, sociedade e políticas educacionais. A relação entre as políticas educacionais, os paradigmas produtivos e os modelos de desenvolvimento econômico e político. As reformas educacionais, o neoliberalismo e as agências multilaterais. O pós-neoliberalismo e as políticas públicas em educação no Brasil: curriculares, de formação dos profissionais da educação e de gestão

Espaço, Tempo e Educação

Programa

E

02

 Espaço e tempo enquanto conceitos e indutores das políticas educacionais, na perspectiva da territorialização dos fenômenos sociais na e para a educação. Políticas educacionais e relações produto-produtoras de espaço-tempo histórico e geográfico. Cotidiano e lugar nos documentos das políticas educacionais. Educação geográfica e educação histórica na formação inicial e continuada de docentes. O paradigma indiciário na pesquisa em educação.

Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar

Programa

E

02

 Os estudos curriculares e o problema do conhecimento. Estado, sociedade e a produção dos conhecimentos escolares. Estratégias políticas e econômicas de regulação do conhecimento escolar. O campo das políticas educacionais e a legitimação dos conhecimentos escolares. Tendências contemporâneas de constituição do conhecimento escolar no Brasil.

Gestão e Inovação Educacional

Programa

E

02

 A configuração do estado brasileiro e as repercussões na política educacional, na organização e gestão da educação nacional, regional e local. Marco regulatório da educação no Brasil. Gestão democrática e participativa na política educacional e na gestão da educação no Brasil. Gestão e inovação educacional: concepções, formas e instrumentos. Experiências inovadoras no âmbito da gestão educacional e internacional. 

Política Educacional no Brasil: o campo acadêmico em construção

Programa

E

02

 

Política educacional como campo acadêmico. Conceitualizações epistemetodológicas do campo de estudo da política educacional. O objeto de estudo da política educacional. Níveis de abordagem e abstração de pesquisas do campo da política educacional: descrição, análise e compreensão. Referenciais teórico-metodológicos que constituem a natureza e a especificidade do campo da política educacional. Questões abarcadas pelos estudos em políticas educacionais. Pesquisa em Políticas Educacionais: metodologias e abordagens qualitativas e quantitativas.

A educação Superior no Brasil: acesso, expansão e regulação

Programa

E

02

 Os principais marcos regulatórios da educação superior pós-Constituição de 1988. As políticas de democratização do acesso. As ações afirmativas e os programas de financiamento. O público e o privado na educação superior. A modalidade presencial e a distância (EaD). A internacionalização da educação superior.

Fundamentos da Educação na Teoria Social Contemporânea

Programa

E

02

 Educação, biopolítica e poder (Michel Foucault). Educação, poder simbólico e desigualdades (Pierre Bourdieu). Educação e emancipação (Boaventura de Sousa Santos). Estudos culturais e educação. Importância da teoria sociológica contemporânea para o campo da educação. Currículo e poder.

Análise de políticas públicas: aspectos teóricos e abordagens metodológicas para pesquisa em políticas educacionais

Programa

E

02

 Conceitos básicos do campo de estudo das políticas públicas. Abordagens de análise e de ava-liação de políticas públicas aplicáveis a pesquisas sobre políticas educacionais.

Esfera Pública, Formação Humana e Políticas Educacionais

Programa

E

02

 A formação humana na tensão entre esfera pública e privada. A esfera pública como espaço da pluralidade discursiva. Processo comunicativos de racionalização, pensamento pós-metafísico e o campo da política educacional. As políticas educacionais como indutoras da esfera pública justa e plural. 

Estudos Foucaultianos em Educação

Programa

E

02

 O pensamento de Michel Foucault e seus desdobramentos para a Educação. Conceitos-ferramenta a partir dos Estudos Foucaultianos. 

Filosofia e Educação: teoria crítica e arqueologia foucaultiana

Programa

E

02

 A filosofia da educação como pensar sistemático sobre a educação na sua integralidade. Aspectos fundamentais da abordagem filosófico-educacional à luz: a) da reflexão crítica dos pensadores da Escola de Frankfurt: a Teoria Crítica como conhecimento e crítica das ideologias; b) da abordagem arqueológica foucaultiana sobre a constituição histórica das “ciências do homem” na Modernidade. 

Questões Atuais de Política Educacional Brasileira

Programa

E

02

 Relações federativas e educação. Políticas contemporâneas de Educação Básica. Ordenamento legal da educação no Brasil. Organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino.

Teoria Freiriana na Educação

Programa

E

02

 O pensamento de Paulo Freire: dimensões filosóficas, ontológicas, política, epistemológicas-gnosiológicas, ética, estética e a educação.

A escola de Vigotski, desenvolvimento psíquico e educação escolar

Programa

E

02

 Desenvolvimento do psiquismo na perspectiva histórico-cultural da escola de Vigotski e a educação escolar como tempo-espaço de desenvolvimento humano.

Tecnologias Digitais na educação e metodologias de ensino

Programa

E

02

 O que é tecnologia? O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação; Cibercultura e Ciberespaço; Políticas de acesso das às tecnologias digitais nas escolas; Letramento digital dos professores e Alternativas metodológicas de uso das TDIC no ensino e aprendizagem.

Educação Inclusiva

Programa

E

02

 A construção histórica e social do conceito de deficiência. Concepções sobre o conceito de deficiência a partir da abordagem histórico-cultural. Marcos normativos e históricos da educação especial e da educação inclusiva. A educação inclusiva e as necessidades educacionais específicas. 

Metanálise qualitativa e pesquisa em Educação

Programa

E

02

 Conceituação. Metanálise enquanto reflexão epistemológica sobre a produção científica acumulada. Procedimentos em metanálise sob o enfoque da pesquisa qualitativa. Os dados que sustentam a reflexão sobre o conhecimento produzido. Contribuições do movimento reflexivo para balanços críticos e a produção do ‘novo’ no tema ou área do conhecimento. 

Didática da Educação Superior

Programa

E

02

 A universidade no Brasil: histórico, contexto atual, perspectivas e desafios. Docência universitária:  conhecimentos, saberes, formação e compromisso social. O projeto pedagógico e o planejamento da aula universitária: distintos paradigmas. A prática educativa na universidade: aluno e professores como protagonistas. Métodos de ensino: novas configurações. A avaliação do processo ensino aprendizagem na Educação Superior.

Formação de professores

Programa

E

02

 História da formação de professores no Brasil. Perspectivas teóricas da formação de professores e desenvolvimento profissional. Contextos e processos formativos. Políticas públicas para a formação e profissionalização de professores no país, pós-reforma dos anos 1990. Diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada de docentes. Contexto regional da formação de professores da Educação Básica.

Discurso, Políticas Educacionais e Atividade Estética

Programa

E

02

Os discursos e as lutas ideológicas. A atividade estética como resposta a lógicas hegemônicas na esfera da educação. A palavra literária e a construção de diferentes olhares. Manifestações artísticas e literárias na relação com visões cristalizadas nas políticas educacionais.

Educação, discurso e poder

Programa

E

02

Discurso e Educação. A Educação em relação com discursos globais. Discurso e Políticas Educacionais Brasileiras. As políticas educacionais e o discurso nos lugares. Discurso, poder e resistência.

Quanto à natureza da disciplina: “O” = obrigatória; “OL” = obrigatória por linha e “E” = eletiva.

 

 MATRIZ CURRICULAR DO REGIMENTO ANTIGO

COMPONENTE

CH

CRÉDITOS

EMENTA

O, E ,OL

Educação Básica no Brasil

60

4

A constituição da Educação Básica no Brasil: concepções, políticas norteadoras e processos. A organização da escola no contexto da formação da sociedade e do estado brasileiro. A escola pública e a universalização do direito à educação.

Obrigatória

Pesquisa em Educação I

45

3

Conhecimento científico. Paradigmas da investigação científica. Pesquisa em educação: contextos teóricos e métodos científicos. definição do objeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa: do tema aos objetivos.

Obrigatória

Pesquisa em Educação II

30

2

Contexto teórico e métodos de inferência na construção do argumento. Formulação do problema, dos objetivos e das questões de pesquisa. A inserção do pesquisador no campo de pesquisa: questões teóricas e éticas. Modos e técnicas de investigação no estudo de diferentes objetos.

Obrigatória

Estado e Políticas Públicas em Educação

45

3

Estado, sociedade e políticas educacionais. A relação entre as políticas educacionais, os paradigmas produtivos e os modelos de desenvolvimento econômico e político. As reformas educacionais, o neoliberalismo e as agências multilaterais. O pós-neoliberalismo e as políticas públicas no Brasil: curriculares, de formação dos profissionais da educação e de gestão.

Obrigatório de Linha

Conhecimento, Desenvolvimento e Práticas Pedagógicas

45

3

Análise e crítica das formas de produção do conhecimento nas práticas pedagógicas. O conhecimento como fator de desenvolvimento humano. A produção de conhecimento como problema pedagógico fundamental.

Obrigatória de Linha

Gestão e Inovação Educacional

45

3

A configuração do estado e as repercussões na organização da educação nacional. Marco regulatório da educação no Brasil. Gestão e inovação educacional: concepções, formas e instrumentos. História e memória da educação no contexto regional. Experiências inovadoras no âmbito da gestão educacional.

Eletiva

Formação de Professores da Educação Básica

45

3

história da formação de professores no Brasil. Políticas públicas para a formação e profissionalização de professores no país pós reforma dos anos 1990. Diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada de docentes. Contexto regional da formação de professores da educação básica.

Eletiva

Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar

45

3

Os estudos curriculares e o problema do conhecimento. Estado, sociedade e a produção dos conhecimentos escolares. Estratégias políticas e econômicas de regulação do conhecimento escolar. Tendências contemporâneas de constituição do conhecimento escolar no Brasil.

Eletiva

Movimentos Sociais e Políticas de Educação Popular

45

3

Movimentos sociais e educação popular: contextualização histórica, teorias, trajetórias e experiências. Estado e políticas de educação popular: proposições e ações.

 

Eletiva

Questões Atuais de Política Educacional Brasileira

45

3

Relações federativas e educação. Políticas contemporâneas de educação básica. Ordenamento legal da educação no Brasil. Organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino.

Eletiva

Educação, Políticas Ambientais e Sustentabilidade

45

3

Dimensões da crise ecológica global. A crise ambiental e a sociedade de risco. Sociedade civil, movimentos sociais e educação ambiente e a governança global. As políticas de educação ambiental e o contexto escolar. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.

Eletiva

Tendências em Educação Matemática

45

3

Analisa histórica e criticamente o surgimento e o desenvolvimento da Educação Matemática, enquanto campo científico e profissional, no cenário internacional e nacional, bem como a constituição das diversas tendências em Educação Matemática. Contempla estudos e reflexões sobre tendências, tais como Tecnologias e Educação Matemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, História e Filosofia da Educação Matemática, Psicologia da Educação, Formação de Professores em Educação Matemática, Pesquisa em Educação Matemática, Etnomatemática, entre outras, e suas implicações no ensino da Matemática na educação básica.

Eletiva

Práticas em Educação Matemática

45

3

Análise de processos de ensino praticados na escola básica (ensino com livro didático, utilização de materiais didáticos, listas de exercícios, etc). Investigação sobre métodos de ensino alternativos para incrementar/qualificar o ensino de matemática na educação básica. Aplicação desses métodos em turmas da escola básica e análise dos resultados. Análise crítica das propriedades das propostas apresentadas/aplicadas considerando aspectos epistemológicos, didáticos, cognitivos e culturais.

Eletiva

Educação Intercultural

45

3

Considera as relações entre cultura, sociedade e educação. Tem como referência teorias desenvolvidas no âmbito dos estudos culturais, para examinar questões relacionadas a corpo, gênero, sexualidade, raça,/etnia, nacionalidade, classe, religião. Por isso, ao ter a educação como um processo cultural de significação definido por relações de poder, busca-se analisar: a) os mecanismos, estratégias e políticas de constituição de identidades, b) os regimes e esquemas de representação de diferentes grupos, c) a dinâmica de funcionamento de artefatos culturais conectados com a educação, d) a proposta didática da interculturalidade para a prática educativa.

Eletiva

Ensino-Aprendizagem

45

3

Estudos sobre o cotidiano da escola e o processo de ensino e aprendizagem. Processos psicopedagógicos. A formação docente e a Didática.

Eletiva

Educação Inclusiva

45

3

A construção histórica do conceito de deficiência.Os processos de inclusão/exclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular. O desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Os atendimentos especializados em educação especial. A rede de apoio.

Eletiva

Vigotski - Freire e os Processos de Ensino e de Aprendizagem

45

3

A escola de Vigotski: princípios e conceitos centrais. Paulo Freire: concepção e método. Diálogos entre a psicologia sócio-histórica e a pedagogia freireana: interfaces com o processo de ensino e de aprendizagem.

Eletiva

Linguagem, Cognição e Ensino

45

3

Sistemas sígnicos criados e utilizados pelos grupos humanos e a organização cognitiva. Relações entre (linguagem), modalidades de pensamento e processos de escolarização. Relações entre práticas culturais e desenvolvimento psicológico. Construção conjunta de significações e implicações para a ação educativa. Mediação simbólica e pedagógica.

Eletiva

Ensino de Ciências e bases Epistemológicas

45

3

A busca de sentido epistemológico para o ensino de Ciências. O papel da educação científica para o entendimento do mundo. A relação educação científica e cidadania. Aspectos históricos e tendências atuais da pesquisa em Ensino de Ciências.

Eletiva