Infraestrutura do Programa

Infraestrutura 

a) Salas da coordenação, secretaria, professores, estudos, laboratóriose outras atividades.

O PPGE tem suas atividades sediadas no Campus Chapecó-SC. Além dos blocos com salas de aulas, laboratórios, biblioteca, bloco de sala dos professores e restaurante universitário, o campus foi projetado com diversos espaços de convivência, descano e estudo. Conta com 3 auditórios para realização de conferências equipados com som e vídeo conferência e cadeiras estofas. Possui várias salas de reunião, de videoconferência e também uma sala de convivência no Bloco dos professores disponível para os estudantes. O restaurante universitário serve duas refeições diárias com preço reduzido para estudantes e comunidade em geral.   

Além de salas de aula, o PPGE possui salas de apoio e de estudo no bloco da biblioteca, onde também estão as salas da coordenação e da secretaria do programa. Ademais, oferece salas para reuniões e orientação dos trabalhos dissertativos. Salas amplas para a realização das aulas. Auditórios e miniauditórios para a realização de eventos e bancas de qualificação e defesas. Além disso todos os professores têm um gabinete para a realização de estudos, e orientação dos trabalhos dissertativos. 

Para as atividades de pesquisa o campus oferece a estrutura de diversos laboratórios. Especificamente o PPGE mantem os seguintes laboratórios: 

  1. Laboratório de Experimentos Didáticos (LED)

Sala de 6 x 8m, com armários com portas de vidro para material didático e bibliografia, fechados com chaves; multimídia, televisão, sistema áudio-vídeo (DVD, caixas acústicas, câmera fotográfica, filmadora, tela para projeção); 6 mesas sextavadas diâmetro de 1,6m; 40 cadeiras com estofamento; 2 computadores. Espaços-ambientes vivenciais para experimentos didáticos, criação de materiais didático-pedagógicos para a educação infantil (anos iniciais e finais); Pia e torneira; Espaços e materiais utilizados tanto pela graduação como pela pós-graduação. 

  1. Laboratório de Matemática (LABMAT)

Sala de 6mx8m, com armários com portas de vidro para material didático e bibliografia, fechados com chaves; multimídia, televisão, sistema áudio-vídeo (DVD, caixas acústicas, câmera fotográfica, filmadora, tela para projeção); 6 mesas sextavadas, diâmetro de 1,6m; 40 cadeiras com estofamento; 2 computadores, quadro verde. Espaço de experimentos didáticos, pesquisa de novos materiais e estratégias de ensino. Espaços e materiais utilizados tanto pela graduação como pela pós-graduação. Materiais clássicos de ensino de matemática básica: material multibase, sólidos geométricos, materiais de contagem, etc.; Materiais construídos nas atividades de ensino de matemática para o ensino fundamental e médio. 

  1. Sala de Observação Multifocal 

Sala de 4mx8m, com espelho especial com visibilidade unilateral, adjacente ao LED, para acompanhamento de experimentos didáticos, sem intervenção do observador. Sistema áudio-vídeo (DVD, caixas acústicas). 

  1. Observatório de Políticas Educacionais 

Sala de 6mx8m, com armários, equipamento multimídia. Os laboratórios constituem-se em estrutura de apoio muito importante para a consolidação das linhas de pesquisa e realização de estudos no âmbito do Programa, conferindo-lhe importante grau de qualidade e difusão de conhecimentos. 

 

b) Recursos de informática

A PPGE/UFFS disponibiliza laboratórios de informática equipada com 20 computadores com acesso à internet banda larga e, de segunda às sextas-feiras, das da 08h às 22h, 46 computadores no bloco da bibliotecaTodos os professores e alunos do PPGE tem direito a utilização em regime de consignação de notebook para o uso em atividade de ensino e pesquisa. Todos os campi possuem redes seguras que podem ser acessas com o login institucional pelos estudantes e docentes. Também disponibiliza uma rede wifi própria para os visitantes para realizar acesso identificado a rede. Além da internet a UFFS oferece as plataformas de Webconferencia RNP e Cisco Webex. Está última integrada ao moodle e ao e-mail institucional permitindo facilmente a realização de agendamentos e realização de reuniões, bem como da disponibilização das aulas e reuniões automaticamente no moodle 

 

c) Biblioteca

A Universidade Federal da Fronteira Sul dispõe de infraestrutura de bibliotecas significativo para o desenvolvimento das atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão. A biblioteca do campus Chapecó-SC, sede do PPGE, possui  amplo espaço físico, com espaços para realização e estudo, computadores para pesquisa, consulta a acervo, digitação de trabalhos, salas para estudo em grupo e guarda-volumes. Os seguintes serviços são disponibilizados pela biblioteca à comunidade acadêmica: empréstimos de notebooks; empréstimo, reserva, renovação e devolução; acesso físico livre ao acervoempréstimo entre bibliotecasorientação para a normalização de trabalhos acadêmicos através das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Gestão de Periódicos da UFFS baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbiacatalogação na fonte Salas de estudosAcesso ao Portal da Capes. 

A rede de bibliotecas da UFFS, composta pelas bibliotecas que estão presentes nos 6 campi, tem no total de 26997 títulos e 115.797 exemplares físicos. Também disponibiliza 3727 títulos em formato de ebook. A biblioteca opera em sistema multicampi  e pode ser acessado no https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/bibliotecas no qual os usuários podem gerenciar sua conta na biblioteca, efetuando empréstimo entre bibliotecas, reserva e renovação. 

O Sistema de Bibliotecas (SiBi/UFFS) oferece alguns serviços à comunidade acadêmica. É possível solicitar o serviço de referência virtual, para questões que envolvam normas da ABNT e orientações com relação à formulação de estratégias de buscas em fontes de informação. Além dos serviços ofertados, o SiBi/UFFS disponibiliza várias fontes de informação de acesso aberto em sua página. Para conferir as opções disponíveis, verifique os links a seguir: 

 

E-books adquiridos pela Instituição 

https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/bibliotecas/e-books 

Portal de Periódicos da Capes 

https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/bibliotecas/portal-de-periodicos-capes 

Repositório Digital da UFFS 

https://rd.uffs.edu.br/ 

Portal de Periódicos da UFFS 

https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/bibliotecas/portal-de-periodicos-da-uffs 

OASISBR - portal brasileiro de publicações científicas multidisciplinares 

http://oasisbr.ibict.br/vufind/ 

Scielo - biblioteca digital que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos 

https://www.scielo.br 

DOAJ - diretório de revistas científicas 

https://www.doaj.org/ 

E-books - compilado de e-books de editoras universitárias, com mais de 2.300 títulos em todas as áreas do conhecimento, elaborado pela BU/UFSC em parceria com o SiBI/UFRJ 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1HVsq2WU-_uvqPPOwoQgZIPB9Mbh4eFkDOHxQO4Dp6fE/edit#gid=0 

Scielo livros - o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico 

http://books.scielo.org/ 

DOAB - livros em vários idiomas e de diversas áreas do conhecimento 

https://www.doabooks.org/ 

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações 

https://bdtd.ibict.br/vufind/ 

Outras opções de bases de dados em acesso aberto podem ser consultadas em: https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/bibliotecas/base-de-dados. 

 

d)Bibliotecas dos campi:

- Campus Cerro Largo possui espaço físico de 249,02m², com 09 computadores de acesso livre à internet, com atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Acervo com 3572 títulos e 17290 exemplares. Campus Chapecó possui o espaço físico de 694,31 m², 46 computadores de acesso livre a internet e estudo individual dispõe de espaço físico de 444,50 m² e o espaço para estudo em grupo 177,88 m². Funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 22h30 ininterruptamente. Acervo com 7988 títulos e 40502 exemplares. 

-Campus Erechim, a biblioteca com espaço físico de 256,72m², com 13 computadores de acesso livre à internet; funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 22h ininterruptamente. Acervo com 6439 títulos e 21631 exemplares. 

- Campus Laranjeiras do Sul espaço físico de 256 m², com 12 computadores de acesso livre à internet, atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 22h30 ininterruptamente. Acervo com 2966 títulos e 12281 exemplares. 

- Campus Passo Fundo: espaço físico de 42m², com 06 computadores de acesso livre à internet, atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 18h ininterruptamente. Acervo com 264 títulos e 1268 exemplares. 

- Campus Realeza: espaço físico de 256,82m², com 10 computadores de acesso livre à internet, atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 12h30, das 13h15 às 17h30 e das 18h30 às 22h30. Acervo com 2522 títulos e 13252 exemplares.