Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)

Sobre o Curso:

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19 E ATIVIDADES DO PPGE

Estimados mestrandos e docentes do PPGE/UFFS, servindo também para demais comunidade acadêmica e regional
Os docentes do programa, reunidos na tarde de hoje – 18 de março de 2020, avaliaram a conjuntura em relação à COVID-19 e às orientações institucionais manifestas nas portarias 293/GR/UFFS/2020 e 303/GR/UFFS/2020. Este coletivo decidiu pela suspensão temporária de aulas ou seminários nas modalidades presencial ou à distância, ao longo da próxima semana. Desse modo, não teremos aula ou seminários na semana de 23 a 27 de março. Foi elencada uma série de motivos que justificam esse encaminhamento, dentre eles podemos citar: 1) a necessidade de recursos tecnológicos e o treinamento para o seu uso, seja por parte dos docentes, seja por parte dos acadêmicos; 2) a ausência de diretrizes institucionais claras para orientar e normatizar o ensino à distância e garantir a qualidade dessas atividades; 3) o campo do ensino à distância e o necessário conhecimento sobre os seus recursos e estratégias para exercitar, adequadamente, essa modalidade de ensino. Além disso, considerando a natureza presencial do nosso programa, neste momento, o ensino à distância não nos parece produtivo.
De outra parte, as atividades de orientação e de pesquisa estão mantidas, respeitando as orientações de isolamento social. O PPGE se reunirá na próxima semana, no dia 27 de março, às 14h, para avaliar a situação e os desdobramentos da pandemia que nos acomete e estudar possíveis soluções e meios para enfrentar a situação.
Professor Odair Neitzel
Coordenação do PPGE/UFFS

Apresentação:

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) sinaliza o compromisso da UFFS com a formação de professores para a educação básica e com o desenvolvimento da investigação científica neste âmbito, abrangendo objetos de pesquisa que perpassam, através das linhas de pesquisa do programa, a formação inicial e continuada de docentes, a profissionalidade docente compreendida como prática social, identidade e saberes docentes, a prática e os processos pedagógicos em sua totalidade e complexidade, as políticas educacionais e suas implicações para a organização pedagógica; a pesquisa como instrumento de formação. Tem como elemento de unidade a compreensão histórica da Educação como fenômeno social.

Descrição da Área de Concentração:

A área de concentração em educação sinaliza o compromisso da UFFS com a formação de professores para a educação básica e com o desenvolvimento da investigação científica neste âmbito, abrangendo objetos de pesquisa que perpassam, através das linhas de pesquisa do programa, a formação inicial e continuada de docentes, a profissionalidade docente compreendida como prática social, identidade e saberes docentes, a prática e os processos pedagógicos em sua totalidade e complexidade, as políticas educacionais e suas implicações para a organização pedagógica; a pesquisa como instrumento de formação. Tem como elemento de unidade a compreensão histórica da Educação como fenômeno social.

Objetivo geral:

Formar pesquisadores e professores para produção de conhecimento e para o exercício da docência com base na pesquisa socialmente relevante no campo da educação.

Objetivos específicos:

  • Formar pesquisadores e docentes, com competência para analisar criticamente as relações entre conhecimento científico, sociedade, currículo e as práticas pedagógicas na Educação Básica.
  • Identificar, reelaborar e desenvolver conhecimento sobre a realidade educacional como fundamento teórico-metodológico para as práticas pedagógicas e políticas educacionais.
  • Investigar as dinâmicas da Educação Básica no âmbito das políticas, gestão educacional e dos processos de ensino-aprendizagem, produzindo subsídios para uma intervenção transformadora.
  • Investigar as dinâmicas da Educação Básica no âmbito da relação entre educação escolar, desenvolvimento e formação humana.

 

 

Turno: Matutino e Vespertino

Duração Mínima: 12 meses

Modalidade: Acadêmico

Número de vagas anuais: 24