Matriz Curricular

Total de 30 créditos, divididos em 8 créditos obrigatórios (4 disciplinas), 16 créditos eletivos e 6 créditos são atribuídos à dissertação.

 

Componentes curriculares obrigatórios

Componente

CH

Créditos

Ementa

Formação Docente

30

2

Formação de professores para a Educação Superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Novas metodologias de aprendizagem: quebrando o paradigma da aula tradicional. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos. Processo didático no Ensino Superior: currículo, ensino, aprendizagem, papel do professor e do aluno. 

Metodologia da Pesquisa e Bioética

30

2

A lógica científica. Tipos de eventos e evidências. Tipos de estudos científicos. Estruturação de projetos, textos completos e resumos científicos. Redação de projetos, textos completos e resumos científicos. Princípios da Bioética. Bioética em pesquisa e na saúde. Ética na pesquisa com seres humanos e animais. Boas práticas em ciência. Questões autorais. Elaboração de parecer científico. 

Seminários de Pesquisa 1

30

2

Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas. Apresentação e discussão de artigos abordando temas referentes aos projetos desenvolvidos no programa. Os seminários serão apresentados pelos estudantes do PPGCB. Conceitos básicos da pesquisa em saúde. Tipos e abordagens de pesquisa. Roteiro de projeto de pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa. Socialização do projeto de pesquisa. Redação de textos científico. 

Seminários de Pesquisa 2 

30

2

Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas. Apresentação e discussão dos resultados parciais (pré-qualificação. Os seminários serão apresentados pelos estudantes do PPGCB. Redação de artigo científico. 

Componentes curriculares eletivos

Componente

CH

Créditos

Ementa

Bioestatística Aplicada

30

2

Testes de Probabilidade e Proporções. Distribuição Binomial. Testes de hipóteses para duas amostras com variáveis quantitativas e qualitativas. Testes Paramétricos. Correlação e Regressão Linear Simples. Regressão Logística e de Poisson. Análise da variância a um e dois critérios de classificação. Testes não-paramétricos. Análise de tabelas de contingência.. Regressão múltipla. Análise de componentes principais. Principais programas empregados em análise bioestatística. 

Tópicos em síndrome metabólica

30

2

Discussão das principais rotas metabólicas. Doenças associadas ao distúrbio do metabolismo. Prevenção e terapêutica na Síndrome Metabólica. Importância dos fatores de risco associados. 

Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos 

30

2

Introdução à biologia e terapêutica dos transtornos psiquiátricos. Estudos epidemiológicos, genéticos, farmacológicos, de imagem e pré-clínicos utilizados em pesquisas na área de transtornos psiquiátricos. Transtornos de ansiedade. Transtornos de humor. Transtornos psicóticos. Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. Dependência química. Transtornos do sono. 

Fisiopatologia do Câncer

30

2

Fundamentos do processo de carcinogênese em humanos, enfatizando os aspectos genéticos, patológicos, relação com meio ambiente e resposta imunológica. Principais métodos de análise utilizados na pesquisa e na prática clínica. Terapias dirigidas em câncer. 

Epidemiologia básica

30

2

Conceitos básicos, princípios e aspectos históricos da Epidemiologia. Medidas de ocorrência e indicadores de saúde. Fontes de dados para os indicadores de saúde. Testes diagnósticos. População, amostra, validade externa e interna de estudos epidemiológicos. Causalidade, medidas de associação e de impacto. Delineamentos de estudos epidemiológicos. Análise, interpretação e discussão de artigos científicos da área da epidemiologia e relacionados às demais linhas do programa. 

Exercício Físico e Práticas Integrativas Complementares aplicada à Saúde e Bem-estar 

30

2

Bases fisiológicas, imunológicas e bioquímicas do exercício. Exercício como terapêutica. Respostas fisiológicas do exercício nos sistemas cardiovascular e muscular. Aspectos e conceitos que envolvem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como a Política Nacional de Promoção da Saúde; Educação Popular em saúde do SUS; - Contextualização teórica e Vivências práticas de algumas PICs, como Reiki; Cromoterapia; Reflexologia; Florais de Bach; Auto-Massagem, auriculoterapia, entre outras. 

Tópicos em Farmacologia

30

2

Princípios de Farmacocinética e Farmacodinâmica. Mecanismos biológicos da ação de fármacos que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Mecanismos biológicos da ação de fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central. Farmacologia da Dor e da Inflamação. Mecanismos biológicos da ação de fármacos que atuam nos sistemas cardiovascular e renal, respiratório, digestório e endócrino. Antimicrobianos. Antineoplásicos. 

Efeitos biológicos de espécies reativas 

30

2

Conceito de estresse oxidativo. Antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. Pró-oxidantes. Relação entre estresse oxidativo e a fisiopatologia de doenças renais, cardíacas, endócrinas, neurológicas e imunológicas. Utilização de antioxidantes como ferramenta terapêutica coadjuvante para o tratamento e prevenção de doenças. Relação estresse oxidativo saúde e doença.

Resposta imune a doenças crônicas e patógenos 

30

2

Mecanismos inatos e adaptativos envolvidos na resposta imune a patógenos e doenças crônicas. Mecanismos de evasão microbiana e tumorais. Modulação da resposta imune por meio da imunoterapia e terapias farmacológicas. Avanços em técnicas imunológicas empregadas em diagnóstico e terapêutica. 

Técnicas de Biologia Molecular

30

2

Estudo da biologia molecular através de noções básicas dos mecanismos genéticos gerais de estrutura de ácidos nucléicos, replicação, mutação e reparo do DNA, regulação da expressão gênica, biossíntese de proteínas e seu processamento pós-traducional, com enfoque nas aplicações da tecnologia do DNA recombinante e as principais técnicas incluindo hibridização, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e variações, edição gênica e sequenciamento gênico de última geração NGS utilizadas no entendimento da fisiopatologia, no diagnóstico e prognóstico de doenças humanas. 

Sistema Purinérgico

30

2

Definição de sistema purinérgico. Inflamação e sistema purinérgico. Relação do sistema purinérgico com a fisiopatologia de doenças crônicas como câncer, hipertensão, diabetes e síndrome metabólica. Relação do sistema purinérgico com doenças infecciosas e com o quadro de sepse. Exercício físico e sinalização purinérgica. Sistema purinérgico como alvo terapêutico.