Apresentação

Curso de Segurança das Fronteiras

Estado do cursoEm fase de Processo Seletivo

Sobre o Curso:

O objetivo é qualificar um grupo de profissionais que atuam na área de segurança estratégica, de forma a discutir e aprimorar a gestão de processos burocráticos, na aplicação de novas tecnologia na área de segurança, o que impacta na melhoria do atendimento dos serviços e profissionais dessa área para os Estados e a União. Então, esta pós graduação Lato Sensu, busca o desenvolvimento de profissionais que combatem a criminalidade, e que impactam de diversas formas na sociedade, que vão desde a segurança para a promoção do bem estar social até o crescimento econômico. Disciplinas como: “Análise de dados criminais de segurança pública”, “Entrevista e Interrogatório”, “Inteligência e Contra Inteligência em Regiões de fronteira”, “Métodos e Técnicas de Pesquisa”, “Medicina Veterinária Legal”, “Crimes Transfronteiriços”, “Gerenciamento de Crise”, “Perícia Criminal em Regiões Fronteiriças”, “Agentes Infiltrados e Colaboração Premiada”, “Criminologia”, “Gestão de Segurança”, “Aviação de Segurança Pública”, “Cinotecnia – Intervenção com Cães”, “Terrorismo em Regiões de Fronteira” e “Trabalho de Conclusão de Curso” deverão compor esta formação.

 

Público-Alvo:

Destina-se a pessoas com ensino superior que atuem em organizações públicas preferencialmente na área da segurança. Ao término do curso, estarão habilitadas em noções de Segurança Pública. 

 

Concepção do Programa:

 

O Curso engloba professores das áreas de Direito, Economia, Administração, Engenharia, Veterinária e está distribuído em dez disciplinas. A Especialização em Segurança das Fronteiras é, em grande parte, uma demanda de diferentes órgãos públicos ligados ao desenvolvimento e segurança das fronteiras dos diferentes estados e representada pela Delegacia das Fronteiras. Para atender essa demanda, professores externos da UFFS, de áreas específicas e que não puderam ser atendidas pelo corpo docente da UFFS, foram convidados a participar desta pós graduação diferenciada. Mais do que unicamente melhorar o ensino de pós-graduação na região, nosso curso é ambicioso na tentativa de auxiliar no desenvolvimento de região de fronteira na área de segurança. Temos a expectativa de alta procura pelo curso na região, não somente pela sua gratuidade, mas por ser um curso de especialização único na região.

 

Número de vagas: 50