Perfil do Curso


Licenciatura em Pedagogia

Sigla: CCLPCH

Sobre o Curso:

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da UFFS – Campus Chapecó oferece 100 vagas anuais nos turnos matutino e noturno, com ingresso no primeiro e segundo semestre de cada ano. A carga horária total do curso é de 3.375 horas, divididas em nove semestres quando matutino, e em 10 semestres quando noturno.

O projeto de curso está em consonância com os parâmetros legais que orientam a formação de professores no Brasil e inscreve-se no contexto das políticas públicas de atendimento às carências e aos desafios existentes na formação de profissionais do magistério da educação básica, em âmbito nacional e regional. Dessa maneira, busca contribuir para uma formação consistente de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, e de gestores da educação, o que se harmoniza com as demandas políticas e sociais de melhoria da qualidade do ensino nas instituições formais de educação, bem como de sua democratização, levando-se em conta as especificidades regionais.

Na perspectiva na qual se coloca o presente projeto educativo, as características profissionais desejadas vão além daquelas definidas pela lógica de mercado, que hoje é hegemônica. Colocam-se na direção da formação de valores culturais, sociais e éticos explicitados a partir da crença de que outras formas de organização social, pautadas na justiça, na ciência e na arte, são possíveis de serem construídas por meio da docência, nos âmbitos do ensino, da gestão, da pesquisa e da produção do conhecimento.

 

 
 

Turno: Matutino e Noturno

Duração Mínima: Matutino e Noturno: 10 semestres

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 100