UFFS – Campus Cerro Largo é parceira de evento sobre polinizadores
O encontro reuniu cerca de 300 pessoas em São Luiz Gonzaga

Publicado em: 07 de outubro de 2019 16h10min / Atualizado em: 08 de outubro de 2019 10h10min

Nos dias 2 e 3 de outubro, foi realizado o “I Encontro de Preservação de Polinizadores no Rio Grande do Sul”. O evento, que surgiu de uma parceria entre docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de pesquisadores da Secretaria Estadual de Agricultura, foi realizado durante a Expo São Luiz 2019, em São Luiz Gonzaga–RS.

Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, incluindo alunos e docentes da UFFS, UERGS, EMATER e de diversas instituições. Foram ministradas 9 palestras sobre temas que abordaram a importância dos polinizadores para reprodução de diversas culturas utilizadas como alimento; a necessidade de ações voltadas para preservação de polinizadores; o incentivo à criação de abelhas nativas e os efeitos negativos dos agrotóxicos e da destruição de hábitats naturais sobre as populações desses animais.

De acordo com a professora do Campus Cerro Largo Mardiore Pinheiro, uma das  palestrantes do evento, os espaços para perguntas e discussões sobre os assuntos apresentados nas palestras foram valiosos e propositivos. Professores, pesquisadores, alunos e produtores rurais manifestaram-se sobre os problemas vivenciados, bem como sobre as soluções possíveis em prol da preservação de polinizadores, especialmente das abelhas, que são os principais polinizadores agrícolas, dentre outros grupos de animais, como aves, moscas, besouros, vespas, morcegos e borboletas. “As discussões sobre as práticas agrícolas sustentáveis, baseadas na intensificação ecológica da agricultura, permitem conciliar a produção agrícola com a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, além de aumentar o valor agregado da produção. Além disso, foi fundamental a presença de estudantes de Agronomia e Agroecologia, pois eles serão os atores das mudanças no futuro”, destaca a professora.

O encerramento do evento foi feito com apresentações de trabalhos de alunos de escolas públicas de São Luiz Gonzaga. “Isso nos mostra a importância de se criar oportunidades para levar informações para a sociedade, acerca de ameaças ao meio ambiente e de oportunidades para minimizá-las. Além disso, evidencia que a consciência ecológica pode e deve ser fomentada com projetos de extensão voltados para Educação Ambiental, e que a UFFS e outras instituições de ensino, como a UERGS, possuem um papel de destaque nesse processo na nossa região”, finaliza Mardiore.