Região das Missões tem mais 4 estações meteorológicas
Estações foram instaladas pelo Campus Cerro Largo em São Paulo das Missões, Santo Ângelo, Giruá e São Luiz Gonzaga

Publicado em: 26 de novembro de 2020 11h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2020 15h11min

4 Estações Meteorológicas foram instaladas pela UFFS – Campus Cerro Largo nas cidades de São Paulo das Missões, Santo Ângelo, Giruá e São Luiz Gonzaga, elas se somam a outras 5 estações, que foram instaladas no início de 2020 em Cerro Largo (Centro), Guarani das Missões, Caibaté, Porto Xavier e Roque Gonzales. Com isso, são 9 estações instaladas na região das Missões.

A partir de agora, esses municípios terão informações da temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, precipitação, vento e sensação térmica.  A ação faz parte de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor da UFFS – Campus Cerro Largo Anderson Spohr Nedel.


Relembrando o projeto
Intitulado “Conforto térmico humano na região das Missões do Rio Grande do Sul e a relação com doenças respiratórias”, o projeto de pesquisa (PES 2019-0543) tem o objetivo de avaliar a influência do conforto térmico humano (ou desconforto) e a relação com problemas respiratórios em crianças e idosos, considerando cenários climáticos atuais e projeções futuras.

O projeto vai relacionar dados disponibilizados por essas estações instaladas na região com o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde Brasileiro. “Futuramente, pode-se, por exemplo, buscar desenvolver um ‘sistema de alerta´ antecipando, assim, períodos favoráveis ao surgimento de complicações respiratórias e o consequente aumento das internações hospitalares”, afirma Anderson. As estações estão instaladas em pontos principais englobando os setores norte, sul, leste e oeste da região das Missões e em cidades onde há hospitais, para realizar o levantamento das informações.

Onde acessar os dados
Os dados das 9 estações podem ser acessados por toda a comunidade no site www.wunderground.com. Os links de todas as estações estão disponíveis no final desta matéria.

Elas são atualizadas a cada instante e a população pode acompanhar, em tempo real, as condições do tempo em sua cidade, bem como observar, por meio de gráficos, as condições atmosféricas dos dias, semanas e meses anteriores.

Semanalmente, a UFFS faz um boletim do tempo com os dados das estações de forma resumida, informando as temperaturas máximas e mínimas, além da quantidade de chuva da semana. O boletim é divulgado no Facebook oficial do Campus Cerro Largo e encaminhado a toda a imprensa. Dados de previsão são publicados também no site da UFFS

Acesse, abaixo, as 9 estações da UFFS que fazem parte do projeto:

 

Estação Cerro Largo (Centro)

Estação Porto Xavier 

Estação Roque Gonzales

Estação São Paulo das Missões

Estação São Luiz Gonzaga 

Estação Caibaté

Estação Guarani das Missões 

Estação Santo Ângelo 

Estação Giruá