Publicado em: 12 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2024 17h08min
O Projeto Observatório do Trabalho e Renda, da UFFS Campus Cerro Largo, vinculado ao curso de Administração, tem como objetivo apresentar à comunidade informações quanto ao comportamento do trabalho e renda na região de abrangência da UFFS. Nesse projeto, será realizado o monitoramento do trabalho e renda no decorrer de 36 meses, a partir de janeiro de 2024, sob a coordenação do professor Rodrigo Prante Dill.
Nessa edição, são apresentados dados sobre a movimentação de empregados no mercado de trabalho formal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região de abrangência da UFFS, Campus Cerro Largo - RS.
As informações são referentes ao 1º trimestre do ano de 2024, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referentes ao primeiro trimestre de 2024.
Destaques do informativo:
- Cenário nacional:
- O Brasil registrou um saldo positivo de 719.033 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2024, mostrando uma recuperação contínua do mercado de trabalho.
- O Estado apresentou um saldo positivo de 56.191 postos de trabalho no mesmo período, com uma tendência positiva também ao longo dos últimos doze meses.
- A região de abrangência da UFFS Campus Cerro Largo – RS, gerou 276 novos postos de trabalho no primeiro trimestre de 2024, com um total de 1.254 admissões e 978 desligamentos;
- Nos últimos doze meses, houve um saldo positivo de 308 postos de trabalho, demonstrando uma melhora no mercado de trabalho local.
- Comércio: Destacou-se como o setor que mais gerou empregos, com um saldo positivo de 147 postos no trimestre;
- Serviços: Também apresentou crescimento, com saldo positivo de 103 postos;
- Indústria: Registrou um saldo positivo de 27 postos;
- Construção: Teve um saldo pequeno, mas positivo, de 4 postos;
- Agropecuária: Foi o único setor a apresentar saldo negativo (-5) no trimestre.
- Cerro Largo: Liderou em termos de admissões, com saldo de 354 admissões no trimestre;
- Porto Xavier: Apresentou crescimento significativo, com 328 admissões;
- Guarani das Missões: Registrou 129 admissões no trimestre.
Ganhos para a região:
- Crescimento de empregos: A região de abrangência da UFFS está experimentando um crescimento no número de postos de trabalho, especialmente nos setores de comércio e serviços;
- Desenvolvimento local: Municípios como Cerro Largo, Porto Xavier, e Guarani das Missões estão impulsionando o mercado de trabalho local, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região;
- Tendência positiva: A análise indica uma tendência de melhoria contínua no mercado de trabalho da região, sugerindo que políticas e ações voltadas para o fortalecimento desses setores podem ser benéficas.
Esses dados reforçam a importância da UFFS como um agente ativo na análise do desenvolvimento regional.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 de setembro de 2024
Chapecó
13 de setembro de 2024
Nossa UFFS
11 de setembro de 2024
Chapecó