Projeto de Extensão do Campus Cerro Largo desenvolve ações de capacitação gerencial e liderança
O projeto prevê a realização de webinários e cursos gratuitos

Publicado em: 23 de junho de 2021 18h06min / Atualizado em: 23 de junho de 2021 18h06min

O “Programa de Gestão para a Cooperação” é um projeto de extensão da UFFS – Campus Cerro Largo, que desenvolve ações de extensão junto ao Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP), de pesquisa no Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) e também no grupo de pesquisa Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Instituições.

Sob a coordenação da professora Louise de Lira Roedel Botelho, o projeto prioriza o desenvolvimento de cursos de capacitação gerencial e de liderança, voltado para agricultores familiares, dirigentes de cooperativas e agroindústrias e proprietários de empreendimentos econômicos solidários, localizados nas regiões Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a professora, “a proposta está alicerçada em três eixos de trabalho, sendo: Gestão de Cooperativas, Gestão de propriedades rurais e familiares e Sucessão familiar”.

Confira abaixo aspectos importantes do projeto, destacados por Louise:

Como serão desenvolvidos os cursos de capacitação?

De forma gratuita e online, estima-se ao longo do ano desenvolver as atividades extensionistas em três frentes, sendo: webinários públicos; cursos de capacitação online com público selecionado, seminário final de avaliação das atividades extensionistas e, por fim, a elaboração de um livro que tenha em seu arcabouço conceitual as três áreas de atuação do projeto, sendo elas: a gestão de cooperativas, a agricultura familiar e sucessão familiar.

Quais os resultados pretendidos?

Contribuir para a transformação social, com a promoção de ferramentas metodológicas de gestão que permitam o empoderamento, a geração de trabalho e renda frente ao desenvolvimento territorial sustentável e solidário da Região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul. Espera-se também aprofundar as relações existentes entre a equipe do programa e parcerias em atividades de pesquisa. Por fim, fomentar o desenvolvimento de trabalhos de extensão no Campus Cerro Largo através da atuação do Núcleo de Estudos sobre Cooperação da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Qual a importância de um projeto como esse?

Atualmente, o Rio Grande do Sul registra 2,5 mil unidades de agroindústrias familiares (dados preliminares da EMATER), sendo que nos municípios da região das Missões, 281 unidades estariam envolvidas com o beneficiamento da produção, gerando mais de duas mil ocupações. Uma das principais demandas dessas organizações é pela gestão de seus empreendimentos. Para obter sucesso no negócio são essenciais as buscas pelo conhecimento, informações comparativas, informações atualizadas do setor, apoio de entidades e o entendimento básico das áreas da administração em si. Os cursos de capacitação e de liderança, além dos webinários e demais ferramentas ofertadas no projeto, irão auxiliar os participantes nesse sentido.

Todas os interessados podem participar?

Para a fase dos webinários todos podem participar, já para os cursos de capacitação, devido à necessidade de interatividade e proximidade com os ministrantes e alunos, será realizada seleção dos futuros inscritos. É importante salientar que todas as diferentes fases serão certificadas, gratuitas e online.

Programação dos Webinários

A primeira rodada de webinários se inicia com a temática do Cooperativismo e Gestão de cooperativas.

Dia 24 de junho – 19 horas

“Cooperativismo e desenvolvimento regional: uma relação necessária e possível”, com Pedro Luís Büttenbender, professor da UNIJUÍ; e como moderadora Enise Barth, professora da UFFS.

Dia 01 de julho – 19 horas

“A experiência cooperativa de Mondragon: história e lições para o Brasil”, com Naxto Devicente, cooperante da Mundukide, e participação de Pedro Ivan Christoffoli, professor da UFFS.

Os demais webinários ocorrerão ao longo do ano de 2021. Link para inscrição: https://campsite.bio/pgc