Programa de Formação Continuada de Professores da Região Macromissioneira realiza o seu 4º seminário
Evento ocorre no dia 8 de novembro, em Cerro Largo

Publicado em: 31 de outubro de 2019 15h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2019 17h10min

No dia 8 de novembro, a sede do Heimatland, em Cerro Largo, receberá o “IV Seminário de Formação Continuada de Professores da Região Macromissioneira”, que abordará a formação continuada dos profissionais em educação como processo reflexivo teórico-prático em meio aos movimentos nacional e estadual de construção e implantação de novas normativas curriculares apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG).

O Programa Macromissioneiro vem sendo desenvolvido desde 2013 pela UFFS – Campus Cerro Largo, abrangendo como público os professores da educação básica das instituições públicas da região, tanto estaduais quanto municipais. Nessa edição de 2019, o Programa atingiu 14 municípios da região da Associação dos Municípios das Missões (AMM), trabalhando com aproximadamente 250 professores dos anos finais do Ensino Fundamental, concretizando uma ação que se efetiva por meio de um trabalho colaborativo entre a UFFS e municípios da AMM.

As atividades formativas foram desenvolvidas em Grupos de Trabalho (GTs) organizados de acordo com as áreas de conhecimentos definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais: GT das Linguagens e seus códigos; GT das Ciências da Natureza; GT da Matemática; e GT das Ciências Humanas. Os professores formadores pertencem à UFFS e também aos Institutos Federais existentes na região. As atividades totalizam 80h de formação, atendendo aos critérios estabelecidos pelo MEC para o atendimento à formação continuada.

A formação continuada de professores é uma necessidade e um pressuposto básico para o processo educacional e está sob a responsabilidade dos sistemas de ensino, das instituições de Ensino Superior e dos próprios professores, que unem esforços para viabilizar o desenvolvimento de programas de formação continuada. A UFFS tem o assumido fortemente o compromisso pela formação de professores (inicial e continuada), resultando em uma contribuição significativa ao desenvolvimento regional.

Durante o evento haverá também o lançamento do livro que foi produzido ao longo da 1ª e 2ª edição (2013-2014 e 2015-2017) do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Orientação Educacional: “Desafios à escola contemporânea: reflexões e práticas que ressignificam a Orientação Educacional. O livro também será lançado na 65ª Feira do Livro em Porto Alegre, no dia 4 de novembro.

08 de novembro de 2019
8h15 – 8h30: Recepção e credenciamento
8h30 – 9h: Mesa de abertura
9h – 10h: Palestra “O professor e sua formação na contemporaneidade: conhecimento, educação e sociedade”, com professor doutor Sidinei Pithan da Silva (UNIJUÍ)