NEABI e Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Cerro Largo realizam roda de conversa intitulada Histórias e Culturas Indígenas

Publicado em: 02 de maio de 2023 11h05min / Atualizado em: 02 de maio de 2023 16h05min

No dia 20 de abril, foi realizada a roda de conversa Histórias e Culturas Indígenas, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Cerro Largo, no auditório do Bloco A, do Campus Cerro Largo. A professora Bedati Finokiet, coordenadora do NEABI e de Cultura do Campus, mediou a roda de conversa, que foi organizada em dois momentos, com atividades pela manhã e à tarde. Os convidados Cilene Victor Carlos, Claudiney Samias Dique, Jordana Costa Rodrigues, Marcivaldo Cardoso Lopes e Marilise Farias relataram os diversos aspectos da cultura indígena aos ouvintes.

Marcivaldo Cardoso Lopes, indígena e aluno do curso de Administração, disse que falar sobre sua forma de vida e modelo de convivência na sociedade indígena para os estudantes do ensino médio e de graduação foi uma experiência nova que, particularmente, o alegrou, pois a Universidade proporcionou um espaço para os indígenas mostrarem quem são na atualidade e  também apresentarem sua cultura, tradições e costumes. Destacou a importância em ocupar qualquer espaço na sociedade brasileira, inclusive estar presente em ambiente de graduação.

Para o estudante Lucas Lunardi, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, uma das questões que chamou sua atenção foi que a maioria dos colegas indígenas falaram em voltar para casa depois de formados, para ajudar sua região. Para ele, é muito bonito quando não esquecemos nossa origem, nossa base, a família.

Elenice Scheid, servidora da UFFS, relatou que a roda de conversa foi um momento muito importante para dar visibilidade às histórias e culturas indígenas. Espaços como esses proporcionam benefícios para a aprendizagem, ao articular diversos saberes, e também possibilitam visões mais plurais e diversas sobre as culturas. Segundo ela, foi um momento lindo, com muitos relatos, perguntas e que manteve a atenção do público do início ao fim.

Galeria de Imagens: