Fanpage do Campus Cerro Largo é tema de TCC de aluna do curso de Administração
A estudante analisou a interação da fanpage com seus seguidores e deu sugestões para o desenvolvimento do trabalho

Publicado em: 21 de dezembro de 2017 11h12min / Atualizado em: 21 de dezembro de 2017 12h12min

Em novembro deste ano, a estudante do curso de Administração, Liara Laís Scheid defendeu seu TCC que analisou a interação da fanpage do Facebook da UFFS – Campus Cerro Largo com seus seguidores. Segundo Liara, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados da Fanpage da IES e obtidos por meio de um relatório gerado pela própria Fanpage, que fornece elementos como: visão geral das atividades realizadas na Fanpage, promoções feitas nela, características das curtidas, alcance das publicações, visualizações da página, peculiaridades das publicações, eventos, vídeos, pessoas e mensagens.

Foram analisados quatro grupos: a visão geral da Fanpage, pessoas, publicações e mensagens. A análise considerou o período de abril a agosto de 2017 e, para dar subsídio aos dados coletados referente às tipologias de publicações, contemplou os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. “Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, de jovens de 18 a 24 anos que, em sua maioria, residem na cidade de Cerro Largo ou municípios limítrofes. Observou-se o crescimento da interação dos usuários com a página, que pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações. Outro aspecto a ser mencionado é quanto a tipologia de publicações, na qual a imagem é o tipo de postagem mais utilizada pela Fanpage; acredita-se que a maior frequência do uso de imagens advém do caráter autoexplicativo que transmitem”, afirma Liara.

Liara, além das análises das postagens, dá dicas para a melhor interação com os usuários, como desenvolver postagens com dicas sobre o mercado de trabalho para acadêmicos e campanhas com os egressos, por meio de uma hashtag. Pode-se também “desenvolver enquetes sobre os temas relacionados com a Instituição e/ou cursos disponíveis no Campus Cerro Largo, que despertem a curiosidade dos usuários, de forma que elencariam um tema mensal a ser abordado na Fanpage”, sugere a estudante.

O TCC foi elaborado sob a orientação das professoras do curso, Dionéia Dalcin e Monize Sâmara Visentini.

Galeria de Imagens: