Egressos - parte 2: egressos de Administração são líderes conscientes e apaixonados pelo trabalho

Publicado em: 13 de junho de 2019 14h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2019 12h06min

Nesta segunda parte da série sobre os egressos, vamos contar histórias de três ex-estudantes do curso de Administração da UFFS – Campus Cerro Largo: a de Juciele, que se formou na primeira turma do curso e hoje se encanta que sua contribuição na área de atuação está no cotidiano de muitas pessoas; a de Fabiano, que é recém-formado e hoje segue carreira acadêmica fazendo mestrado na UFFS e a de Verner, que lidera a área de marketing de 5 empresas.
---
No mercado de trabalho, Juciele Margarete Thomas é da primeira turma do curso de Administração: formou-se em 2014 - e esse é só mais um dos fatores que gera orgulho em sua formação. Ela é de Cerro Largo e hoje vive em Santo Ângelo trabalhando como assistente de vendas em uma empresa de fundição e usinagem, desde o ano passado. Como está na área comercial, ela recorda um projeto de extensão que contribuiu muito para obtenção de conhecimentos que utiliza hoje no seu cotidiano profissional. “Nesse projeto, obtive conhecimento amplo da área de custos. Hoje essa experiência contribui com o trabalho na empresa na qual atuo com formação de preços de venda, markup, custos fixos, variáveis, mão de obra, entre outros”, conta. Apaixonada pelo que faz, Juciele conta que o setor que atua proporciona uma visão de como uma empresa pode entregar produtos de diversos segmentos para todo o Brasil e também para exportação. “Saber que um produto produzido na empresa pode estar nos carros, caminhões, tratores, carretas agrícolas é muito gratificante. E saber que eu contribuí para isso acontecer com o conhecimento que adquiri durante o curso é mais ainda”, orgulha-se a administradora.

Ela esteve aqui no início, quando a UFFS ainda não tinha os recursos que tem hoje, quando as aulas ainda eram ministradas em um prédio alugado, quando nem existia o Bloco A. E como as palavras principais da entrevista foram orgulho e gratidão, Juciele afirma que essa vivência somou muito à sua passagem pela graduação. “Se não fosse a UFFS, talvez hoje estaria pagando a graduação por meio do FIES. Além disso, a Universidade abriu as portas para a minha vida profissional,  ajudou-me a ver o mundo de forma diferente. Sem ela, hoje minha vida profissional não seria como é hoje, seria somente uma formação a mais. Tenho orgulho dessa Instituição e do diploma que tenho”, afirma.

De Guarani das Missões, Fabiano Kapelinski ainda mora pertinho de sua casa. Ele vive em Cerro Largo e, com 23 anos e recém-formado, atualmente faz Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas na UFFS – Campus Cerro Largo. Ele está entre os 24% dos estudantes da graduação do Campus que continuam a pós-graduação na própria UFFS, segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Geral dos Cursos (SEGEC). Sua jornada acadêmica começou em 2014 quando ingressou no curso de Administração da Universidade, participou da Empresa Júnior como diretor administrativo-financeiro, do Diretório Acadêmico do curso como diretor de assuntos estudantis, atuou em projetos de cultura na comunidade quilombola, projetos de pesquisa e em projetos de extensão como a Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES). “Essas participações foram fundamentais para minha formação, pois trouxeram contribuições na aproximação e conhecimento do meio social e também oportunizou a produção de trabalhos científicos. Minha trajetória acadêmica durante a graduação foi efetivada pela relação teoria e prática, assim, reforço a importância da participação em projetos e atividades acadêmicas, permitindo consolidar nossa formação”, aconselha.

Quem estudou em uma universidade federal perto de sua casa sabe da importância que isso tem para o desenvolvimento de uma região, por isso, entre seus planos para o futuro, ele afirma: “pretendo agir como um agente na promoção da transformação social e no desenvolvimento regional. Tenho o dever de promover respaldo à instituição, como uma forma de valorização e reconhecimento da UFFS em minha vida”. Para ele, é uma forma de retorno, já que “a Universidade é gratuita, popular e de qualidade contribuindo para o processo de escolha e garantindo uma robusta formação acadêmica”, afirma.

Seguindo um caminho um pouco diferente, o egresso Verner Lauxen hoje é um líder. Formado na primeira turma de Administração, em 2014, juntamente com Juciele, hoje com 27 anos, ele coordena a área de marketing de um grupo de cinco empresas, na cidade de Lajeado (RS): “todas figuram entre as líderes dos seus segmentos nas respectivas áreas de atuação”, orgulha-se. “O marketing sempre me chamou muito a atenção, mesmo antes de iniciar a graduação já tinha contato direto com meios de comunicação, me tornando um entusiasta no assunto. Na graduação, pude explorar ainda mais essa área e despertar interesse maior, o que me levou a pesquisar sobre o assunto no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e posteriormente a fazer uma pós-graduação. Sabia que era com isso que eu queria trabalhar e, desde então, minha carreira é toda nessa linha. Tive a oportunidade de trabalhar não só com a publicidade e propaganda, mas também com a comunicação e gestão comercial, passando por empresas de grande, médio e pequeno porte”, relata Verner. Além disso, fez um MBA em Administração e Marketing e é professor no Senac nos cursos de vendas, atendimento e gestão comercial.

O egresso de Santo Cristo conta que participou de dois projetos durante a graduação: o primeiro, uma pesquisa para avaliar o nível de profissionalização dos agricultores de Cerro Largo, pela ótica das lideranças do setor, “que foi interessante pois demonstrou como a qualificação dos profissionais é importante, independente da atividade exercida”. Já o segundo, foi um projeto realizado na Prefeitura de Guarani das Missões, “em que fizemos um estudo da estrutura administrativa, que foi fundamental para compreender como cada parte da organização influencia nos processos e no resultado esperado”, afirma.

Por fim, Verner finaliza com um relato inspirador para seus colegas da área:
“O mais importante, para mim, não foram as aulas sobre organizar, liderar, planejar, dirigir e controlar, ou qualquer tipo de teoria da administração. Mas sim a consciência que consegui formar, no ambiente da UFFS, o desenvolvimento do meu papel como cidadão na sociedade e como aplicar isso para mudar a realidade em que eu estivesse inserido, de forma sustentável, dinâmica e empreendedora, com olhar crítico sobre a complexidade das organizações. Isso me deixou melhor preparado para os desafios que enfrento no dia a dia. É aquela velha história do dar o peixe ou ensinar a pescar. Não saí preparado simplesmente para enfrentar o mercado de trabalho ou o mundo dos negócios, saí pronto para compreender as mudanças de um mundo corporativo cada vez mais competitivo e como agregar valor diante disso. Acredito que precisamos de profissionais mais humanos e críticos e menos técnicos/teóricos. Tem um ditado que diz: ‘o que nos trouxe até aqui, não vai nos levar adiante’, eu acredito muito nisso, por que as teorias vencem, as tendências mudam e os conceitos se atualizam, mas essa formação intrínseca permanece”, ensina.

Galeria de Imagens: