Egressos - parte 1: Campus Cerro Largo já formou quase 500 alunos nos cursos de Graduação
Série de matérias relata trajetórias de ex-alunos formados no Campus

Publicado em: 10 de junho de 2019 13h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2019 12h06min

De 2014 – ano em que a UFFS – Campus Cerro Largo formou sua primeira turma de graduandos – até o momento foram 477 formados em sete cursos de Graduação. São quase 500 histórias de alegrias, conquistas, mas também de superação e dificuldades. Já relatamos casos de muitos alunos aqui e hoje iniciamos uma série de matérias para contar como estão alguns dos egressos do Campus, já que são muitos caminhos que podem ser seguidos após a formatura.
A primeira matéria da série traz histórias de três egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Acompanhe-nos!
--
Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria Geral dos Cursos (SEGEC) do Campus, realizada com 226 egressos (que foi o número de respondentes da pesquisa), do período de 2014.2 a 2018.1, 50,9% dos egressos estão atuando na área de formação: 38,6% são empregados em empresa privada; 27,6% são servidores públicos; 11,8% ajudam em negócio da família (propriedade rural/empresa); 11% são profissionais liberais/empreendedores e 11% marcaram “outros” no questionário.

Allan Wastowski, egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, é um dos que seguiu carreira no mercado de trabalho. Ele foi um dos primeiros estudantes a realizar matrícula na UFFS – Campus Cerro Largo.

Era o início de um sonho tanto para Allan quanto para a Universidade, que estava dando seus primeiros passos. Naquela época, em fevereiro de 2010, ele tinha 21 anos e, em uma entrevista para um jornal, ele afirmou que sempre quis fazer um curso superior e a oportunidade surgiu bem na porta da sua casa, na sua cidade de origem. Durante toda sua formação na Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária ele fez parte de projetos de Extensão e Pesquisa, além de viagens – Usina de Itaipu Binacional, Condomínio Ajuricaba no Paraná, Estações de Tratamento de Efluentes no Bairro Jurerê, em Florianópolis – e diversos congressos e eventos.

Ele se formou em 2015 e hoje, com 30 anos, trabalha em uma empresa de laticínios como supervisor de Gestão Ambiental em Treze Tílias, Santa Catarina, vínculo que ele firmou antes mesmo de terminar a Graduação, quando iniciou seu estágio na empresa. “Quando me deparei com a rotina do segmento industrial, vi um grande potencial de desenvolvimento profissional, que tenho muito prazer em ainda desenvolver atualmente”, orgulha-se.

Ainda sobre a pesquisa realizada pela SEGEC, 50% dos respondentes afirmaram ter seguido carreira acadêmica: 51,3% fizeram Especialização; 49,6%, Mestrado e 13% seguiram cursar o Doutorado.

É o caso de Eduardo Henrique Rotta e Débora Strossi, que seguiram um caminho diferente de Allan. Os dois estão hoje fazendo Doutorado na área. Eduardo formou-se em 2015 e atualmente vive em Porto Alegre. De Santa Rosa, trilhou carreira acadêmica e, após ter cursado Mestrado em Engenharia de Materiais no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, na UFRGS, hoje é doutorando no mesmo Programa. Seus estudos já foram divulgados em revista científica internacional, já renderam capítulos de livros e foram apresentados artigos em eventos científicos da área. “Acredito que a decisão por seguir na academia, realizando Mestrado e agora Doutorado, tenha surgido a partir do contato com os projetos de monitoria e, principalmente, de pesquisa científica realizados durante a Graduação. As atividades realizadas ao longo do projeto, desde a realização de experimentos em laboratório até a avaliação dos dados obtidos e discussão de teorias com o orientador, professor Bruno Wenzel, despertaram a minha curiosidade e motivaram a aprimorar, constantemente, meu conhecimento”, afirma Eduardo.

A UFFS, para ele, foi importante pois foi “a responsável pela realização da minha primeira ‘mudança de município’ de Santa Rosa para Cerro Largo, em um segundo momento me motivou a seguir meus estudos. Ainda, foi na UFFS que eu fiz amizades que considero muito especiais na minha vida, bem como foi onde conheci a Júlia (Welter), minha colega, amiga, namorada e companheira há mais de 6 anos”, orgulha-se. Júlia também é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFFS – Campus Cerro Largo e segue seus estudos fazendo Doutorado na UFRGS, em Porto Alegre.

Também morando em Porto Alegre, Débora Strossi é de Bossoroca, município que está cerca de 100 quilômetros de Cerro Largo. Ela foi uma das primeiras estudantes a se formar em Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Cerro Largo e, assim como Eduardo, está fazendo Doutorado na UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ).

Débora está finalizando seu Doutorado e conta com orgulho que durante seus estudos teve a oportunidade de realizar um intercâmbio de um ano e meio na Université de Lille, na França. “Foram muitos novos conhecimentos adquiridos e experiências vividas. Conhecer uma universidade francesa e uma nova cultura traz não só crescimento profissional como pessoal também”, relata.

Tudo começou na Graduação, quando ela participou de diversos projetos de pesquisa na área. “Todo o conhecimento adquirido nesses projetos serviram para ampliar os aprendizados que eram obtidos em aula. Além disso, as aulas práticas e visitas técnicas foram de extrema importância para o conhecimento técnico e científico obtido além do teórico”, afirma Débora. Ela ainda acrescenta que a UFFS, estando em uma cidade próxima a sua casa, possibilitou “fazer o curso de Engenharia que sempre quis e que talvez teria sido adiado se não fosse a facilidade de estar perto de casa e com custos reduzidos comparados aos que teria em outras cidades mais distantes”, conclui a egressa.

Aguarde nossa segunda matéria sobre o assunto, trazendo casos de egressos do curso de Administração.

Galeria de Imagens: