Egressos – Parte 3: “Eu saí da UFFS, mas a UFFS não saiu de mim. Ainda quero e vou voltar para melhorar minha formação acadêmica”
Ex-estudantes do curso de Química contam suas trajetórias durante e após sua formação na UFFS

Publicado em: 19 de junho de 2019 10h06min / Atualizado em: 19 de junho de 2019 12h06min

Alaís, Cristiane e Jean: esses são os três egressos do curso de Química que fazem parte desta matéria. Vamos conhecê-los?

Antes da UFFS, Alaís Morari trabalhava como empregada doméstica. Como sua filha era pequena e contava apenas com sua mãe como rede de apoio, o início de sua Graduação, em 2010, foi bem difícil. Aos poucos, foi se adaptando ao novo cotidiano, novas oportunidades de trabalho foram surgindo e, em 2012, pisou pela primeira vez em uma sala de aula como docente, por meio de um estágio não obrigatório. Logo após essa experiência, foi selecionada como bolsista no projeto de monitoria “Química Qualitativa”, época de muitos aprendizados e desafios: “os  estudos eram realizados nas madrugadas e nos fins de semana, deixando, na maioria das vezes, amigos e vida social de lado. Porém não me arrependo, pois hoje estou no lugar certo e fazendo o que eu tanto sonhei”, afirma.

De São Paulo das Missões, Alaís hoje é professora de Química na Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, em Campina das Missões. A caminhada no curso de Graduação teve algumas renúncias já que, como ela afirma, deixou de fazer algumas viagens de estudo e participar de projetos como o PIBID, por questões pessoais. “Tenho plena certeza de que quem participa carrega um currículo muito valioso. Mas me dediquei ao máximo para obter uma formação, da qual eu posso me orgulhar”, enfatiza.

Seu sonho sempre foi ser professora.  "Como minha família não tinha condições financeiras, nunca pude cursar. Quando a UFFS se instalou em Cerro Largo, alimentou e acendeu minha esperança. Fiz o ENEM e fui selecionada na primeira chamada. Acabei optando e me identificando com a Química. As professoras também tiveram grande influência, pois muitas foram mães, amigas e confidentes, e essa relação continua até os dias de hoje”, relembra Alaís.

Assim como Alaís, a egressa de Entre-Ijuís Cristiane Helena da Silva hoje é professora de Química no Colégio Tiradentes, da Brigada Militar de Santo Ângelo. Formou-se em 2016, na primeira turma de graduandos do curso, e em 2017 já iniciou seu trabalho com as turmas do Ensino Médio. “Desde criança quis ser professora, mas foi no Ensino Médio que me apaixonei pela disciplina de Química e decidi que queria seguir nessa área. Contudo, por não ter recursos financeiros para custear o Ensino Superior, pensei que o sonho não se realizaria”, afirma.

Durante a Graduação, participou de projetos de pesquisa (GEPECIEM, PETCiências, PIBIDQuímica) e relata: “Construí e aprimorei os meus conhecimentos, não só na disciplina de Química, mas nas áreas das Ciências da Natureza”. Participou de eventos científicos, viagens de estudos, atividades de extensão e teve a “oportunidade de estar semanalmente em escolas do município de Cerro Largo, trabalhando e auxiliando professores com práticas pedagógicas”.

Para Cristiane, a UFFs não forma somente profissionais competentes, mas sim cidadãos transformadores da realidade e comprometidos com seu fazer social. “Hoje sinto-me realizada profissionalmente e sei que apesar de todo o conhecimento e experiência adquiridos durante a Graduação, há muito a ser conquistado, uma vez que a formação é um processo contínuo e diário”, finaliza.

Seguindo carreira acadêmica, mas vislumbrando a sala de aula no futuro, o recém-formado (turma de 2018) Jean Carlo Kazmierczak hoje mora em Santa Maria e faz Mestrado em Química, na UFSM. Ele é de Guarani das Missões e fazia o trecho até Cerro Largo quase todos os dias. A proximidade com sua cidade foi um dos motivos que levou o jovem a cursar uma Graduação na UFFS. Uma experiência marcante durante esse período foi quando realizou o estágio supervisionado em Química no Ensino Médio. “Pude colocar em prática os ensinamentos da Graduação e enfrentar os desafios de ser professor. Busco sempre estudar para aprimorar meus conhecimentos e futuramente voltar a sala de aula como professor de Química”, lembra.

Jean afirma que a UFFS, além de um ensino gratuito e de qualidade, possibilitou conhecer pessoas que levará  "para a vida, tanto colegas como professores que sempre se mostraram dispostos a ajudar em todos os momentos", concluiu.

Galeria de Imagens: