Campus Cerro Largo terá retomada gradual das aulas teóricas presenciais a partir do mês de novembro
Nível de Segurança Operacional (NSO) 2 foi aprovado pelo Conselho do Campus.

Publicado em: 25 de outubro de 2021 18h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2021 13h10min

O Conselho do Campus Cerro Largo aprovou o Nível de Segurança Operacional 2 (NSO 2) a partir de 1º de novembro de 2021 e o cronograma de retomada das aulas teóricas presenciais do semestre 2021/2 dos cursos de graduação da UFFS – Campus Cerro Largo, conforme a Resolução Nº 17/CONSCCL/UFFS/2021.

O NSO 2 permite a realização de aulas teóricas e práticas presenciais, com limite de ocupação de salas de aulas e laboratórios, de acordo com o protocolo e regras de conduta necessários para o retorno à presencialidade.

O semestre 2021/2 iniciará de forma escalonada. Primeiramente, a partir de 08 de novembro de 2021 as aulas serão ministradas de maneira remota. Na segunda semana de aulas, dia 16 de novembro, iniciam as aulas presenciais dos componentes curriculares (CCRs) listados no ANEXO II da Resolução Nº 17/CONSCCL/UFFS/2021. Nesta etapa de retorno (novembro e dezembro de 2021), estarão envolvidos os estudantes dos cursos diurnos do campus: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária. A partir de 01 de fevereiro de 2022, após o recesso de verão, haverá um retorno mais amplo das atividades dos CCRs presenciais.

Os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados) terão o retorno presencial de acordo com o calendário e as especificidades de cada curso, definidas pelos seus respectivos colegiados, ressaltando que as atividades de pesquisa e o desenvolvimento das dissertações tiveram continuidade ao longo da pandemia.

O retorno às aulas teóricas presenciais a partir de 16 de novembro faz parte de uma estratégia de retorno gradual às atividades que se iniciou já em 2020 – com a continuidade das atividades de pesquisas e extensão – e avançou no semestre passado, nos meses de setembro e outubro, para a retomada das aulas práticas presenciais de parte dos cursos de graduação.

Com relação à retomada dos serviços ofertados no campus, está prevista a reabertura gradual do Restaurante Universitário (RU) no mês de novembro, oferecendo o almoço nessa primeira etapa. A cantina está com atendimento parcial, funcionado por meio de pedidos com entregas nos turnos da manhã e tarde. O transporte coletivo urbano será retomado pela Prefeitura Municipal, e os horários serão informados nos canais de comunicação do Campus Cerro Largo em data próxima do reinício das atividades presenciais.

Para que o retorno transcorra de forma organizada e dentro dos protocolos sanitários que possibilitam as atividades presenciais, é de suma importância que a comunidade acadêmica tome conhecimento dos documentos que norteiam esse processo e estão disponíveis no final dessa matéria.

Atos normativos relacionados: