Campus Cerro Largo inicia o mês de setembro em Nível de Segurança Operacional (NSO) 3
O indicativo ocorreu a partir do avanço da vacinação contra a COVID – 19 e da melhora dos indicadores epidemiológicos

Publicado em: 31 de agosto de 2021 09h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2021 09h08min

O Conselho do Campus Cerro Largo aprovou a mudança para o Nível de Segurança Operacional (NSO) 3 a partir de 1º de setembro. A decisão deu-se a partir da avaliação do cenário relacionado à pandemia de COVID-19 na região de abrangência da UFFS, que mostrou uma melhora dos indicadores epidemiológicos, bem como o avanço da vacinação. Desde a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, em março de 2020, a partir do estabelecimento da metodologia e avaliação de risco e NSO, o Campus Cerro Largo manteve-se predominantemente no Nível 4, salvo o período entre 01 a 23 de março, em que vigorou o NSO 5.

Em termos práticos, o NSO permite o desenvolvimento de aulas práticas presenciais dos componentes curriculares realizadas em laboratório e área experimental. Cabe ressaltar que o retorno dessas atividades não será imediato: “organizaremos este reinício de forma escalonada, sempre primando pelo cumprimento dos protocolos de segurança”, destaca o diretor do Campus, Bruno München Wenzel. Entre todos os sete cursos de graduação do Campus, somente 22 das 290 turmas do semestre 2021/1, somadas a outras oito turmas do semestre 2020/2 estão pendentes de realização de aulas práticas presenciais.

De acordo com o diretor, a avaliação é de que o estabelecimento do NSO 3, com um reduzido número de estudantes envolvidos atende ao conceito de retomada gradual das atividades presenciais, e pode servir de experiência para os cenários cada vez mais favoráveis e seguros para o desenvolvimento de atividades presenciais. “A ideia é de que as aulas práticas necessárias ao cumprimento dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC’s) possam ocorrer durante os meses de setembro e outubro, para que até o término do atual semestre (23 de outubro), estejam concluídas”, ressalta Bruno.