Campus Cerro Largo: Estações meteorológicas estão sendo instaladas na região das Missões
Dados ficam disponíveis para toda a população e são atualizados a cada instante

Publicado em: 02 de abril de 2020 08h04min / Atualizado em: 02 de abril de 2020 10h04min

Estão sendo instaladas em 9 cidades da região das Missões, estações meteorológicas automáticas para avaliar variáveis como temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, precipitação, vento, além da sensação térmica nessas cidades. Já foram instaladas 5 estações, nas cidades de Cerro Largo, Guarani das Missões, Caibaté, Porto Xavier e Roque Gonzales.

A instalação dessas estações faz parte do projeto de Pesquisa da UFFS – Campus Cerro Largo (PES-2019-0543) intitulado “Conforto térmico humano na região das missões do Rio Grande do Sul e a relação com doenças respiratórias”.

Segundo o coordenador da pesquisa, o professor Anderson Spohr Nedel, o projeto tem como objetivo avaliar a influência do conforto térmico humano (ou desconforto) nesta região e a relação com problemas respiratórios em crianças e idosos, considerando cenários climáticos atual e projeções futuras. Anderson afirma que o Rio Grande do Sul possui condições de Tempo muito variáveis, com temperaturas no verão que podem chegar próximo aos 40 graus Celsius e abaixo de zero grau no inverno, bem como mudanças bruscas nas condições de Tempo “que exercem enorme impacto à saúde humana”, afirma.

Desta forma, o projeto vai relacionar dados disponibilizados por estas estações com o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde Brasileiro. “Futuramente, pode-se, por exemplo, buscar desenvolver um ´sistema de alerta´ antecipando assim, períodos favoráveis ao surgimento de complicações respiratórias e o consequente aumento das internações hospitalares”, projeta Anderson. A ideia é que haja estações em pontos principais da região que englobem os setores Norte, Sul, Leste e Oeste da região das missões, e em cidades que disponham de hospital, para que se possa fazer o levantamento de tais informações.

Os dados destas estações já instaladas podem ser acessados por toda a comunidade no site: www.wunderground.com. Elas são atualizadas a cada instante e a população pode acompanhar, em tempo real, as condições do Tempo em sua cidade, bem como observar, por meio de gráficos a situação comportamento das condições atmosféricas dos dias, semanas e meses anteriores. Em breve, os dados ficarão disponibilizados no site da UFFS, em endereço a ser informado.

O projeto conta ainda com a participação da aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Camila Guerim.