“Precisamos muito falar sobre o racismo”, afirma professor em palestra sobre a Consciência Negra no Campus Cerro Largo
Negro em Cerro Largo encontra-se em situação de invisibilidade, segundo estudo realizado em 2017

Publicado em: 20 de novembro de 2019 11h11min / Atualizado em: 21 de novembro de 2019 14h11min

Esta quarta-feira (20), data de falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, é o Dia da Consciência Negra, data instituída nacionalmente pela Lei 12519/2003.  

Várias atividades estão sendo realizadas no Brasil para conscientizar sobre a importância de trazer à tona questões como o racismo, escravidão e as marcas históricas que esses fatos deixaram no país.

Na UFFS – Campus Cerro Largo, na última segunda-feira (18), o professor Leandro Alexandre falou sobre seus estudos realizados em 2017 no município e que, após dois anos, ainda ressoam na comunidade. Ele abordou a presença de negros em uma localidade colonizada, em sua maioria, por descendentes de alemães e concluiu que há uma invisibilidade dessa população nos espaços centrais. Ele palestrou para a comunidade acadêmica em um evento organizado pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do Campus apresentando os resultados do seu estudo.

Na palestra intitulada “Reflexões sobre a origem e reprodução do racismo na sociedade brasileira”, o professor afirmou: "não basta não sermos racistas, precisamos também ser anti-racistas, pois precisamos falar muito sobre o racismo. Enquanto não revisitarmos o passado e fizermos as pazes com nossos erros, não conseguiremos superá-los”. Para acessar a matéria sobre o estudo de Leandro, clique no link: https://bit.ly/37gqMMm

Mesa-redonda

Outra atividade será realizada na quinta-feira (21). Será uma mesa-redonda intitulada “Literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira em perspectiva”. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Relações Étnico-raciais na Educação Básica e coordenado pelo professor de Letras Demétrio Alves Paz. O debate é aberto ao público e ocorre a partir das 14h, no auditório do Bloco A.

Podcast FronteiraCast - Episódio especial Dia da Consciência Negra

Esse episódio é apresentado pelo estudante Vinícius dos Reis (graduando do curso de Ciência da Computação no Campus Chapecó) com a participação especial dos convidados: Fernanda Pinheiro (graduanda da Curso de Letras no Campus Chapecó), Rosângela Maria Huning (assistente social do Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello, da UFFS) e Matheus Eduardo Borsa (graduando do Curso de História no Campus Chapecó, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI). Eles apresentam um debate sobre a importância dessa importante data.
O projeto PodUFFS é coordenado pelo professor Fernando Bevilacqua, do Campus Chapecó.

O conteúdo do episódio especial Dia da Consciência Negra estará disponível a partir dessa quarta-feira (20) no endereço do Podcast FronteiraCast.


Veja atividades realizadas em outros campi da UFFS: https://bit.ly/2qu1VEc

Galeria de Imagens: