Linhas de Pesquisa

Conteúdo:

Linha 1: Estado, Sociedade e Políticas de Desenvolvimento

Esta Linha de Pesquisa tem como eixo central o debate teórico conceitual mais amplo e filosoficamente situado sobre o Estado, as Políticas Públicas, o Desenvolvimento e as interfaces entre eles, privilegiando as perspectivas interdisciplinares. Trata do desenvolvimento não como um fenômeno ou conceito restrito, mas como campo de estudos, para o qual contribuem diversas disciplinas, modelos teóricos, perspectivas analíticas e abordagens metodológicas. Partindo de uma compreensão do Desenvolvimento como decorrência do projeto moderno de sociedade, originário do debate sobre o progresso que é característico da modernidade, busca aprofundar a compreensão dos seus fundamentos filosóficos e teórico conceituais, para então analisá-lo como fenômeno histórico e objeto de escolhas políticas concretas. Não se trata, nesse sentido, de aproximar diversas disciplinas para tratar o desenvolvimento, mas de tomar o debate sobre a natureza e os fundamentos do desenvolvimento em perspectiva efetivamente interdisciplinar, na qual cada abordagem contribui para enriquecer o debate ao mesmo tempo em que é enriquecida por ele.
A mesma perspectiva orienta os estudos desta Linha de Pesquisa sobre o Estado e as Políticas Públicas, os quais partem sempre de uma compreensão ampla dos fundamentos teóricos que orientam e dão sustentação às abordagens, inclusive aquelas voltadas aos estudos de experiências historicamente delimitadas. Com isso, os estudos sobre as políticas públicas partem de uma reflexão teórica sobre o Estado, sobre suas formas de organização, sobre sua natureza e seus modelos de legitimação, sobre suas estruturas e instituições, para então analisar a concretude de seu funcionamento (as políticas públicas).
Nesta perspectiva, as investigações da Linha de Pesquisa priorizam temas como: os fundamentos filosóficos da modernidade e da noção de progresso; a relação entre a concepção moderna de progresso e os debates no campo do desenvolvimento; modelos de desenvolvimento e suas críticas; as concepções e os debates sobre desenvolvimento em diferentes períodos históricos; as interfaces teórico-conceituais entre os campos do desenvolvimento e das políticas públicas; e os fundamentos teóricos e modelos de análise das políticas públicas.


Linha 2: Dinâmicas Sociopolíticas e Experiências de Desenvolvimento.

Esta Linha de Pesquisa abriga projetos que tenham por objetivo estudar as relações entre o mundo da institucionalidade sociopolítica e as experiências concretas de desenvolvimento. Seu foco é o aprofundamento da compreensão sobre os processos, as dinâmicas e as interfaces entre as estruturas institucionais, os  aparatos burocrático-governamentais, os arranjos normativos e procedimentais, os conflitos socioeconômicos e políticos e suas relações com o processo concreto de concepção e implantação de ações para a promoção do desenvolvimento. Aqui se vinculam projetos voltados à análise empírica de situações e experiências concretas de desenvolvimento, para os quais a construção de tipologias, metodologias, bancos de dados e modelos analíticos assumem posição de centralidade.
Para isso a Linha de Pesquisa assume os contextos econômico, sociopolítico, institucional, histórico e cultural como elementos fundamentais para compreender a complexidade de elementos envoltos não apenas nas reflexões sobre o que é o desenvolvimento, mas também nos debates sobre as formas mais eficientes para promovê-lo, mensurá-lo e avaliá-lo. Neste sentido, privilegia o estudo de dinâmicas e experiências de desenvolvimento e gestão de municípios, grupos de municípios, estruturas e órgãos governamentais estaduais e federais, organizações como cooperativas, empreendimentos de economia solidária, associações, empresas e sindicatos. Volta-se, portanto, para a análise da concretude de políticas, modelos e ações de desenvolvimento, sem, contudo, perder de vista o arcabouço teórico-conceitual que torna tais análises possíveis.

No âmbito desta Linha de Pesquisa são privilegiados projetos voltados aos seguintes temas: dinâmicas locais/regionais e experiências de desenvolvimento; arranjos produtivos e desenvolvimento; estudos de caso em desenvolvimento e políticas públicas; análise de políticas de desenvolvimento; metodologias e indicadores para o estudo de experiências de desenvolvimento; tecnologia e inovação social; estudos comparativos em desenvolvimento e políticas públicas; e proposição de políticas para o desenvolvimento.