Quadro de Horários

 

Horários e Ensalamento:

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2024.1*

Turno Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
Manhã  

Tópicos Especiais: Tecnologias, Inovação e o Ensino de Ciências**

(Eletiva)

Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian

Horário: 8h30 - 12h

Auditório do bloco dos professores

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, sala 109

   
Tarde  

Pesquisa no Ensino de Ciências

(Obrigatória)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, sala 107

Currículos: história, políticas e pesquisas

(Eletiva)

Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, sala 109

   
Noite  

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

(Eletiva)

Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann, Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 19h - 22h40

Laboratório 1, sala 106

     

*Calendário sujeito a alterações.

** A disciplina Tópicos Especiais: Tecnologias, Inovação e o Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada nas datas de: 12/03/2024; 26/03/2024; 23/04/2024; 14/05/2024; 11/06/2024.

 

Início do semestre: 18/03/2024.
Término do semestre: 13/07/2024.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2024-1

 

Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

Pesquisa em Ensino de ciências

A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais.

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências

Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.

Currículos: história, políticas e pesquisas

Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.

 


 

Horários e Ensalamento:

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2023.2*

Turno Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
Manhã  

Tópicos Especiais: Educação Especial e Ensino de Ciências: referenciais, pesquisa e práticas**

(Eletiva)

Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos

Horário: 8h - 12h ou 13h30 - 17h30

Auditório do Bloco dos Professores

Epistemologia e História das Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, sala 109

   
Tarde  

Investigação-formação-ação em Ciências

(Eletiva)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, sala 107

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos, Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rúbia Emmel

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, sala 106

   
Noite  

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

(Eletiva)

Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian, Profa. Dra. Sinara München e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki

Horário: 19h - 22h40

Laboratório 1, sala 107

     

*Calendário sujeito a alterações.

** A disciplina Tópicos Especiais: Educação Especial e Ensino de Ciências: referenciais, pesquisa e práticas (Eletiva), será ministrada nas datas de: 22/08 (matutino), 19/09 (matutino), 24/10 (matutino), 07/11 (vespertino) e 12/12 (matutino).

 

Início do semestre: 14/08/2023.
Término do semestre: 15/12/2023.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2023-2

 

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.

Epistemologia e História das Ciências

História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.

Investigação-formação-ação em Ciências

Investigação-ação: aspectos históricos, conceito e modelos de pesquisa, formação e prática docente. Investigação-formação-ação: conceito e método. Instrumentos de pesquisa e formação de professores na perspectiva da racionalidade prática. A reflexão como categoria formativa. Diários e narrativas docentes. Narrativas como possibilidades de pesquisa e autoformação. O relato de experiência como processo de pesquisa da prática docente. Investigação-formação-ação crítica em processos de pesquisa e formação em Educação em Ciências.

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências.

Tópicos Especiais: Educação Especial e Ensino de Ciências: referenciais, pesquisa e práticas

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

 


 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2023.1*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

Tópicos Especiais: Neurociências e Ensino **

(Eletiva)

Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Horário: 8h - 12h

Auditório do Bloco dos Professores

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Prof. Dr.Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, Sala 109

 

 

Tarde

 

Pesquisa em Ensino de Ciências

(Obrigatória)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 107

Currículos: história, políticas e pesquisas

(Eletiva)

Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel e

Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 106

            -------//-------

Modelagem nas Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 103

 

 

Noite

 

Docência e Educação Contemporânea

(Eletiva)

Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay e Profa. Dra.

Neusete Machado Rigo

Horário: 19h - 22h40

Laboratório 1, Sala 107

 

 

 

*Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Neurociências e Ensino (Eletiva), será ministrada nas datas de: 21/03, 18/04, 23/05, 20/06 e 11/07.

 

Início do semestre: 20/03/2023.
Término do semestre: 14/07/2023.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2023-1

 

Currículos: história, políticas e pesquisas

Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.

Docência e Educação Contemporânea

Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.

Modelagem nas Ciências

Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.

Pesquisa em Ensino de ciências

A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.

Tópicos Especiais: Neurociências e Ensino

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

 


 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2022.2*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências **

(Eletiva)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 8h – 12h

Auditório do Bloco dos Professores

Conhecimento e constituição do professor

(Eletiva)

Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, Sala 103

            -------//-------

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

(Eletiva)

Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, Sala 106

 

 

Tarde

 

Docência e Educação Contemporânea

(Eletiva)

Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay e Profa. Dra. Neusete Machado Rigo

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 103

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências ***

(Eletiva)

Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki e Profa. Dra. Sinara München

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 106

 

 

Noite

 

Epistemologia e História das Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Horário: 19h - 22h40

Laboratório 1, Sala 109

 

 

 

*Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada nas datas de: 23/08, 13/09, 18/10, 22/11 e 06/12.
*** A disciplina Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Eletiva), excepcionalmente nas datas de 17/08 e 23/11, será ministrada pelas Profa. Dra. Sinara Munchen e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki, no Auditório do Bloco dos Professores.

 

Início do semestre: 15/08/2022.
Término do semestre: 10/12/2022.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2022-2


Conhecimento e constituição do professor

Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores.

Docência e Educação Contemporânea

Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.

Epistemologia e História das Ciências

História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais.

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências

Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.

Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

 


 

 HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2022.1*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

 

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, Sala 106

 

 

Tarde

 

Pesquisa em Ensino de Ciências

(Obrigatória)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 107

Currículos: história, políticas e pesquisas

(Eletiva)

Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel e Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 109

            -------//-------

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

(Eletiva)

Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian, Profa. Dra.  Sinara München e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 103

 

 

Noite

 

 

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 19h - 22h40

Laboratório 1, Sala 109

 

 

*Calendário sujeito a alterações.

**A disciplina Tópicos Especiais: Educação em Saúde: Fundamentos, Pesquisas e Perspectivas no Ensino (Eletiva), será ministrada no Laboratório 1, Sala 106 nas datas de: 22.03 (manhã), 24/03 (noite), 28/03 (noite), 29/03 (noite) e 31/03 (noite).

 

Início do semestre: 21/03/2022

Término do semestre: 16/07/2022

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2022-1

 

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.

Pesquisa em Ensino de ciências

A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências.

Currículos: história, políticas e pesquisas

Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.

Tópicos Especiais – Ensino de Ciências

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

 


 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2021/2*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

Tópicos Especiais: Diferentes abordagens da pesquisa no campo CTS **

(Eletiva)

Profa.  Dra. Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 08h00 - 12h00

 

Docência e Educação Contemporânea

(Eletiva)

Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay Profa. Dra. Neusete Machado Rigo

Horário: 8h00 – 12h00

 

 

Tarde

 

Investigação-formação-ação em Ciências

(Eletiva)

Prof.  Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e Profa. Dra. Rúbia Emmel

Horário: 13h30 - 17h30

Epistemologia e História das Ciências

(Eletiva)

Profª Fabiane de Andrade Leire e Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay

Horário: 13h30 - 17h30

 

 

* Calendário sujeito a alterações.

**A disciplina Tópicos Especiais - Diferentes abordagens da pesquisa no campo CTS (Eletiva), será ministrada com oferta concentrada. Distribuído nas seguintes datas: 21.09, 19.10, 09.11, 23.11, 14.12.

 

Início do semestre: 30/08/2021

Final do semestre: 18/12/2021

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2021-2

Tópicos Especiais – Ensino de Ciências:

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

Investigação-formação-ação em Ciências

Investigação-ação: aspectos históricos, conceito e modelos de pesquisa, formação e prática docente. Investigação-formação-ação: conceito e método. Instrumentos de pesquisa e formação de professores na perspectiva da racionalidade prática. A reflexão como categoria formativa. Diários e narrativas docentes. Narrativas como possibilidades de pesquisa e autoformação. O relato de experiência como processo de pesquisa da prática docente. Investigação-formação-ação crítica em processos de pesquisa e formação em Educação em Ciências.

Modelagem nas Ciências

Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.

Docência e Educação Contemporânea

Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.

Epistemologia e História das Ciências

História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.

  


 

 

 HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2021/1*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

Tópico Especiais - As Linguagens no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Prof. Judite Scherer Wenzel

Horário: 08h - 12h

Perspectivas Curriculares e Avaliativas Contemporâneas (Linha 1)

(Eletiva)

Profª Rosangela Inês Matos Uhmann e

Profª Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 08h - 12h

            -------//-------

Conhecimento e Constituição do Professor (Linha 2)

(Eletiva)

Profª Judite Scherer Wenzel e

Profª Danusa de Lara Bonotto  

Horário: 08h - 12h

 

 

Tarde

 

Pesquisa no Ensino de Ciências

(Obrigatória)

Prof. Roque Ismael da Costa Gullich

Horário: 13h30 - 17h30

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Linha 2)

(Eletiva)

Profª Eliane Gonçalves dos Santos,

Profª Sandra Maria Wirzbicki e

Profª Sinara München

Horário: 13h30 - 17h30

            -------//-------

Currículos: História, Políticas e Pesquisas (Linha 1)

(Eletiva)

Profª Fabiane de Andrade Leite e

Profª Neusete Machado Rigo

Horário: 13h30 - 17h30

 

 

* Calendário sujeito a alterações.

A disciplina - Tópicos Especiais: As Linguagens no Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada nas datas de, 20/04/2021, 18/05/2021 e no mês de junho/21 nos dias 15 e 29 e em 13/07/2021.

 

Início do semestre: 05/04/2021

Final do semestre: 17/07/2021

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2021-1

Pesquisa em Ensino de ciências

A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências

Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.

Tópicos Especiais – As Linguagens no Ensino de Ciências

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais.

Currículos: história, políticas e pesquisas

Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.

Conhecimento e constituição do professor

Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores.

 


 

 

 HORÁRIOS PROVISÓRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2020/2*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

**Tópicos Especiais - Ensino de Ciências: Investigação-Ação Crítica em Ensino de Ciências

(Eletiva)

Prof.  Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 8h - 12h - (datas a definir)

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Prof.  Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 8h - 12h

 

 

Tarde

 

***Tópicos Especiais: Fundamentos, Metodologias e Pesquisas em Educação Ambiental

(Eletiva)

Profa.  Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann

Horário: 13h30 - 17h30 - 

 

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

(Eletiva)

Profa.  Dra. Sinara MÜnchen e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki

Horário: 13h30 - 17h30 - (datas a definir)

 

Epistemologia e História das Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leire e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Horário: 13h30 - 17h30

 

 

* Calendário sujeito a alterações.

**A disciplina Tópicos Especiais - Ensino de Ciências: Investigação-Ação Crítica em Ensino de Ciências, será ofertada nas seguintes datas: Setembro: 08/09 terça-manhã, 22/09 terça-manhã, Outubro:06/10 terça-manhã, Novembro de 2020: 03/11 terça-manhã, 24/11 terça-manhã.

***A disciplina Tópicos Especiais: Fundamentos, Metodologias e Pesquisas em Educação Ambiental, será ofertada nas seguintes datas: Setembro: 08/09 terça-tarde, 22/09 terça-tarde, Outubro: 06/10 terça-tarde e Novembro de 2020: 03/11 terça-tarde, 24/11 terça-tarde.

Início do semestre: 08.09.2020

Final do semestre: 23.12.2020

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2020-2

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.

Epistemologia e História das Ciências

História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.

Tópicos Especiais – Ensino de Ciências:

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

 


 

 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2020/1*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

 

Docência contemporânea

(Eletiva)

Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay e Profa. Dra. Neusete Machado Rigo

Horário: 8h - 12h

Unidade Seminário, Sala 02

 

 

Tarde

 

Pesquisa em Ensino de ciências

(Obrigatória)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 107

Modelagem nas Ciências

(Eletiva)

Profª Danusa de Lara Bonoto

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 103

            -------//-------

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 106

 

 

* Calendário sujeito a alterações.

A disciplina Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pelas profª Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, profª Dra. Sinara Munchen e profª Dra.Sandra Maria Wirzbicki, concentrada em 4 períodos, Laboratório 1, Sala 103. Distribuído da seguinte forma: Março: 24/03 terça-manhã, 25/03 quarta-tarde, 26/03 quinta-manhã e tarde. Abril: 23/04 quinta-manhã, 30/04 quinta-manhã. Maio: 26/05 terça-tarde, 28/05 quinta-tarde. Junho: 09/06 terça-manhã e tarde, 10/06 quarta-manhã e tarde e 30/06 terça-tarde.

A disciplina Tópicos Especiais - Ensino de Ciências: Distintas Abordagens (Eletiva), será ministrada pela profª Dra. Fabiane de Andrade Leite. Laboratório 1, Sala 107 ou Auditório. Distribuído nas seguintes datas: 17/03 manhã, 14/04 manhã, 27/05 tarde, 25/06 tarde e 07/07 tarde.

A segunda disciplina Tópicos Especiais – Pesquisa em Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pela profª Dra. Rúbia Emmel . Laboratório 1, Sala 107 ou Auditório. Distribuído nas seguintes datas: 19/03 tarde, 14/04 tarde, 27/05 manhã, 25/06 manhã e 07/07 noite.

 

Início do semestre: 17/03/2020

Final do semestre: 10/07/2020

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2020-1

Pesquisa em Ensino de ciências

A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.

Docência contemporânea

Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.

Modelagem nas Ciências

Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências.

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências

Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.

Tópicos Especiais – Ensino de Ciências: Distintas Abordagens

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

 


 

 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2019/2*

Turno

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã

 

 

Conhecimento e constituição do professor

(Eletiva)

Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto

Horário: 8h - 12h

Laboratório 1, Sala 103

Docência e Educação Contemporânea

(Eletiva)

Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay

Horário: 8h - 12h

Unidade Seminário, Sala 02

 

Tarde

 

Investigação-formação-ação em Ciências

(Eletiva)

Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich e Profa. Dra. Rúbia Emmel

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 107

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

(Eletiva)

Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos

Horário: 13h30 - 17h30

Laboratório 1, Sala 106

 

 

* Calendário sujeito a alterações.

A disciplina - Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores (Eletiva), será ministrada pelas professoras Profa. Dra. Sinara Munchen e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki, concentrada em 4 períodos. Local: Laboratório 1, Sala 109. Oferta será concentrada em agosto 28/08 dois turnos (manhã e tarde) 29/08 dois turnos (manhã e tarde) setembro 17/09 dois turnos (manhã e tarde) 18/09 dois turnos (manhã e tarde) outubro 29/10 um turno (manhã), 30/10 um turno (tarde) 31/10 dois turnos (manhã e tarde) novembro 26/11 um turno (manhã) 28/11 dois turnos (manhã e tarde).

A disciplina - Tópicos Especiais: Tecnologias, Pesquisas, Cotidiano e Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pelo Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich. Laboratório 1, Sala 109 ou Auditórios da UFFS.

A disciplina - Estágio de Docência, terça-feira à noite, será ministrada pela Profa. Dra. Rúbia Emmel. Laboratório 1, Sala 107..

Início do semestre: 12/08/2019

 


 

 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2019/1*

Turno Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira

Sexta-Feira

Manhã    

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

(Eletiva)

Profª Judite Scherer Wenzel

Horário: 8h - 12h

 

   
Tarde  

Pesquisa no Ensino de Ciências

(Obrigatória)

Prof. Roque Ismael da Costa Gullich

Horário: 13h30 - 17h30

Epistemologia e História das Ciências

(Eletiva)

Profª Fabiane de Andrade Leite

Horário: 13h30 - 17h30

Currículos: história, políticas e pesquisas

(Eletiva)

Profª Erica do Espírito Santo Hermel

Horário: 13h30 - 17h30

 

* Calendário sujeito a alterações.

A disciplina - Tópicos Especiais: Pesquisa em Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pela profª Érica do Espirito Santo Hermel , nas datas de 12/03/2019, 09/05/2019 e 18/06/2019. Os horários desse componente serão definidos oportunamente.

A disciplina - Dissertação (Obrigatória), conforme o regimento do PPGEC, todos os alunos deverão permanecer matriculados desde o primeiro semestre.

Início do semestre: 11/03/2019

Local:  UFFS – Unidade Seminário.  Rua Major Antônio Cardoso, nº 590 – Centro, Cerro Largo (RS) .

 Salas 02