Quadro de Horários
Horários e Ensalamento:
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2024.2 *
Turno | Segunda-Feira | Terça-Feira | Quarta-Feira | Quinta-Feira | Sexta-Feira |
Manhã |
Tópicos Especiais: Ensino de Ciências na Infância ** (Eletiva) Profa. Dra. Rúbia Emmel Horário: 8h30 - 12h Auditório do bloco dos professores |
||||
Tarde |
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 109 |
Epistemologia e História das Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, sala 109 |
|||
Noite |
Modelagem nas Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto Horário: 19h - 22h40 Laboratório 1, Sala 103 |
* Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Ensino de Ciências na Infância (Eletiva), será ministrada nas datas de: 20/08/2024; 17/09/2024; 22/10/2024; 19/11/2024.
Início do semestre: 19/08/2024.
Término do semestre: 14/12/2024.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2024-2
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências
A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.
Modelagem nas Ciências
Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.
Epistemologia e História das Ciências
História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.
Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
Horários e Ensalamento:
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2024.1*
Turno | Segunda-Feira | Terça-Feira | Quarta-Feira | Quinta-Feira | Sexta-Feira |
Manhã |
Tópicos Especiais: Tecnologias, Inovação e o Ensino de Ciências** (Eletiva) Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian Horário: 8h30 - 12h Auditório do bloco dos professores |
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki Horário: 8h - 12h Laboratório 1, sala 109 |
|||
Tarde |
Pesquisa no Ensino de Ciências (Obrigatória) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, sala 107 |
Currículos: história, políticas e pesquisas (Eletiva) Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, sala 109 |
|||
Noite |
Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas (Eletiva) Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos Horário: 19h - 22h40 Laboratório 1, sala 106 |
* Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Tecnologias, Inovação e o Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada nas datas de: 12/03/2024; 26/03/2024; 23/04/2024; 14/05/2024; 11/06/2024.
Início do semestre: 18/03/2024.
Término do semestre: 13/07/2024.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2024-1
Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
Pesquisa em Ensino de ciências
A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.
Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas
Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais.
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências
Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.
Currículos: história, políticas e pesquisas
Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.
Horários e Ensalamento:
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2023.2*
Turno | Segunda-Feira | Terça-Feira | Quarta-Feira | Quinta-Feira | Sexta-Feira |
Manhã |
Tópicos Especiais: Educação Especial e Ensino de Ciências: referenciais, pesquisa e práticas** (Eletiva) Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos Horário: 8h - 12h ou 13h30 - 17h30 Auditório do Bloco dos Professores |
Epistemologia e História das Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel Horário: 8h - 12h Laboratório 1, sala 109 |
|||
Tarde |
Investigação-formação-ação em Ciências (Eletiva) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, sala 107 |
Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos, Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rúbia Emmel Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, sala 106 |
|||
Noite |
Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores (Eletiva) Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian, Profa. Dra. Sinara München e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki Horário: 19h - 22h40 Laboratório 1, sala 107 |
*Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Educação Especial e Ensino de Ciências: referenciais, pesquisa e práticas (Eletiva), será ministrada nas datas de: 22/08 (matutino), 19/09 (matutino), 24/10 (matutino), 07/11 (vespertino) e 12/12 (matutino).
Início do semestre: 14/08/2023.
Término do semestre: 15/12/2023.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2023-2
Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores
Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.
Epistemologia e História das Ciências
História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.
Investigação-formação-ação em Ciências
Investigação-ação: aspectos históricos, conceito e modelos de pesquisa, formação e prática docente. Investigação-formação-ação: conceito e método. Instrumentos de pesquisa e formação de professores na perspectiva da racionalidade prática. A reflexão como categoria formativa. Diários e narrativas docentes. Narrativas como possibilidades de pesquisa e autoformação. O relato de experiência como processo de pesquisa da prática docente. Investigação-formação-ação crítica em processos de pesquisa e formação em Educação em Ciências.
Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências
Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências.
Tópicos Especiais: Educação Especial e Ensino de Ciências: referenciais, pesquisa e práticas
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2023.1*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
Tópicos Especiais: Neurociências e Ensino ** (Eletiva) Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel Horário: 8h - 12h Auditório do Bloco dos Professores |
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Prof. Dr.Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 8h - 12h Laboratório 1, Sala 109 |
|
|
Tarde |
|
Pesquisa em Ensino de Ciências (Obrigatória) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 107 |
Currículos: história, políticas e pesquisas (Eletiva) Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel e Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 106 -------//------- Modelagem nas Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 103 |
|
|
Noite |
|
Docência e Educação Contemporânea (Eletiva) Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay e Profa. Dra. Neusete Machado Rigo Horário: 19h - 22h40 Laboratório 1, Sala 107 |
|
|
*Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Neurociências e Ensino (Eletiva), será ministrada nas datas de: 21/03, 18/04, 23/05, 20/06 e 11/07.
Início do semestre: 20/03/2023.
Término do semestre: 14/07/2023.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2023-1
Currículos: história, políticas e pesquisas
Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências
A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.
Docência e Educação Contemporânea
Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.
Modelagem nas Ciências
Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.
Pesquisa em Ensino de ciências
A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.
Tópicos Especiais: Neurociências e Ensino
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2022.2*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências ** (Eletiva) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 8h – 12h Auditório do Bloco dos Professores |
Conhecimento e constituição do professor (Eletiva) Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto Horário: 8h - 12h Laboratório 1, Sala 103 -------//------- Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas (Eletiva) Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos Horário: 8h - 12h Laboratório 1, Sala 106 |
|
|
Tarde |
|
Docência e Educação Contemporânea (Eletiva) Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay e Profa. Dra. Neusete Machado Rigo Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 103 |
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências *** (Eletiva) Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki e Profa. Dra. Sinara München Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 106 |
|
|
Noite |
|
Epistemologia e História das Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel Horário: 19h - 22h40 Laboratório 1, Sala 109 |
|
|
*Calendário sujeito a alterações.
** A disciplina Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada nas datas de: 23/08, 13/09, 18/10, 22/11 e 06/12.
*** A disciplina Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Eletiva), excepcionalmente nas datas de 17/08 e 23/11, será ministrada pelas Profa. Dra. Sinara Munchen e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki, no Auditório do Bloco dos Professores.
Início do semestre: 15/08/2022.
Término do semestre: 10/12/2022.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2022-2
Conhecimento e constituição do professor
Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores.
Docência e Educação Contemporânea
Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.
Epistemologia e História das Ciências
História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.
Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas
Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais.
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências
Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.
Tópicos Especiais: Temas e metodologias atuais de Pesquisa em Ensino de Ciências
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2022.1*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
|
Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos Horário: 8h - 12h Laboratório 1, Sala 106 |
|
|
Tarde |
|
Pesquisa em Ensino de Ciências (Obrigatória) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 107 |
Currículos: história, políticas e pesquisas (Eletiva) Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel e Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 109 -------//------- Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores (Eletiva) Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian, Profa. Dra. Sinara München e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 103 |
|
|
Noite |
|
|
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 19h - 22h40 Laboratório 1, Sala 109 |
|
|
*Calendário sujeito a alterações.
**A disciplina Tópicos Especiais: Educação em Saúde: Fundamentos, Pesquisas e Perspectivas no Ensino (Eletiva), será ministrada no Laboratório 1, Sala 106 nas datas de: 22.03 (manhã), 24/03 (noite), 28/03 (noite), 29/03 (noite) e 31/03 (noite).
Início do semestre: 21/03/2022
Término do semestre: 16/07/2022
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2022-1
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências
A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.
Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores
Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.
Pesquisa em Ensino de ciências
A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.
Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências
Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências.
Currículos: história, políticas e pesquisas
Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.
Tópicos Especiais – Ensino de Ciências
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2021/2*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
Tópicos Especiais: Diferentes abordagens da pesquisa no campo CTS ** (Eletiva) Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos Horário: 08h00 - 12h00
|
Docência e Educação Contemporânea (Eletiva) Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay Profa. Dra. Neusete Machado Rigo Horário: 8h00 – 12h00 |
|
|
Tarde |
|
Investigação-formação-ação em Ciências (Eletiva) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e Profa. Dra. Rúbia Emmel Horário: 13h30 - 17h30 |
Epistemologia e História das Ciências (Eletiva) Profª Fabiane de Andrade Leire e Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay Horário: 13h30 - 17h30 |
|
|
* Calendário sujeito a alterações.
**A disciplina Tópicos Especiais - Diferentes abordagens da pesquisa no campo CTS (Eletiva), será ministrada com oferta concentrada. Distribuído nas seguintes datas: 21.09, 19.10, 09.11, 23.11, 14.12.
Início do semestre: 30/08/2021
Final do semestre: 18/12/2021
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2021-2
Tópicos Especiais – Ensino de Ciências:
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
Investigação-formação-ação em Ciências
Investigação-ação: aspectos históricos, conceito e modelos de pesquisa, formação e prática docente. Investigação-formação-ação: conceito e método. Instrumentos de pesquisa e formação de professores na perspectiva da racionalidade prática. A reflexão como categoria formativa. Diários e narrativas docentes. Narrativas como possibilidades de pesquisa e autoformação. O relato de experiência como processo de pesquisa da prática docente. Investigação-formação-ação crítica em processos de pesquisa e formação em Educação em Ciências.
Modelagem nas Ciências
Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.
Docência e Educação Contemporânea
Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.
Epistemologia e História das Ciências
História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2021/1*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
Tópico Especiais - As Linguagens no Ensino de Ciências (Eletiva) Prof. Judite Scherer Wenzel Horário: 08h - 12h |
Perspectivas Curriculares e Avaliativas Contemporâneas (Linha 1) (Eletiva) Profª Rosangela Inês Matos Uhmann e Profª Rosemar Ayres dos Santos Horário: 08h - 12h -------//------- Conhecimento e Constituição do Professor (Linha 2) (Eletiva) Profª Judite Scherer Wenzel e Profª Danusa de Lara Bonotto Horário: 08h - 12h |
|
|
Tarde |
|
Pesquisa no Ensino de Ciências (Obrigatória) Prof. Roque Ismael da Costa Gullich Horário: 13h30 - 17h30 |
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Linha 2) (Eletiva) Profª Eliane Gonçalves dos Santos, Profª Sandra Maria Wirzbicki e Profª Sinara München Horário: 13h30 - 17h30 -------//------- Currículos: História, Políticas e Pesquisas (Linha 1) (Eletiva) Profª Fabiane de Andrade Leite e Profª Neusete Machado Rigo Horário: 13h30 - 17h30 |
|
|
* Calendário sujeito a alterações.
A disciplina - Tópicos Especiais: As Linguagens no Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada nas datas de, 20/04/2021, 18/05/2021 e no mês de junho/21 nos dias 15 e 29 e em 13/07/2021.
Início do semestre: 05/04/2021
Final do semestre: 17/07/2021
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2021-1
Pesquisa em Ensino de ciências
A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências
Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.
Tópicos Especiais – As Linguagens no Ensino de Ciências
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas
Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais.
Currículos: história, políticas e pesquisas
Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.
Conhecimento e constituição do professor
Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores.
HORÁRIOS PROVISÓRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2020/2*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
**Tópicos Especiais - Ensino de Ciências: Investigação-Ação Crítica em Ensino de Ciências (Eletiva) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 8h - 12h - (datas a definir) |
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 8h - 12h |
|
|
Tarde |
|
***Tópicos Especiais: Fundamentos, Metodologias e Pesquisas em Educação Ambiental (Eletiva) Profa. Dra. Rosangela Inês Matos Uhmann Horário: 13h30 - 17h30 -
Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores (Eletiva) Profa. Dra. Sinara MÜnchen e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki Horário: 13h30 - 17h30 - (datas a definir)
|
Epistemologia e História das Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leire e Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel Horário: 13h30 - 17h30 |
|
|
* Calendário sujeito a alterações.
**A disciplina Tópicos Especiais - Ensino de Ciências: Investigação-Ação Crítica em Ensino de Ciências, será ofertada nas seguintes datas: Setembro: 08/09 terça-manhã, 22/09 terça-manhã, Outubro:06/10 terça-manhã, Novembro de 2020: 03/11 terça-manhã, 24/11 terça-manhã.
***A disciplina Tópicos Especiais: Fundamentos, Metodologias e Pesquisas em Educação Ambiental, será ofertada nas seguintes datas: Setembro: 08/09 terça-tarde, 22/09 terça-tarde, Outubro: 06/10 terça-tarde e Novembro de 2020: 03/11 terça-tarde, 24/11 terça-tarde.
Início do semestre: 08.09.2020
Final do semestre: 23.12.2020
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2020-2
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências
A linguagem em sala de aula. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino.
Epistemologia e História das Ciências
História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.
Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores
Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.
Tópicos Especiais – Ensino de Ciências:
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2020/1*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
|
Docência contemporânea (Eletiva) Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay e Profa. Dra. Neusete Machado Rigo Horário: 8h - 12h Unidade Seminário, Sala 02 |
|
|
Tarde |
|
Pesquisa em Ensino de ciências (Obrigatória) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 107 |
Modelagem nas Ciências (Eletiva) Profª Danusa de Lara Bonoto Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 103 -------//------- Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências (Eletiva) Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 106 |
|
|
* Calendário sujeito a alterações.
A disciplina Proposições e Práticas de Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pelas profª Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, profª Dra. Sinara Munchen e profª Dra.Sandra Maria Wirzbicki, concentrada em 4 períodos, Laboratório 1, Sala 103. Distribuído da seguinte forma: Março: 24/03 terça-manhã, 25/03 quarta-tarde, 26/03 quinta-manhã e tarde. Abril: 23/04 quinta-manhã, 30/04 quinta-manhã. Maio: 26/05 terça-tarde, 28/05 quinta-tarde. Junho: 09/06 terça-manhã e tarde, 10/06 quarta-manhã e tarde e 30/06 terça-tarde.
A disciplina Tópicos Especiais - Ensino de Ciências: Distintas Abordagens (Eletiva), será ministrada pela profª Dra. Fabiane de Andrade Leite. Laboratório 1, Sala 107 ou Auditório. Distribuído nas seguintes datas: 17/03 manhã, 14/04 manhã, 27/05 tarde, 25/06 tarde e 07/07 tarde.
A segunda disciplina Tópicos Especiais – Pesquisa em Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pela profª Dra. Rúbia Emmel . Laboratório 1, Sala 107 ou Auditório. Distribuído nas seguintes datas: 19/03 tarde, 14/04 tarde, 27/05 manhã, 25/06 manhã e 07/07 noite.
Início do semestre: 17/03/2020
Final do semestre: 10/07/2020
EMENTAS DAS DISCIPLINAS 2020-1
Pesquisa em Ensino de ciências
A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.
Docência contemporânea
Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.
Modelagem nas Ciências
Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade. Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.
Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências
Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências.
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências
Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.
Tópicos Especiais – Ensino de Ciências: Distintas Abordagens
Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2019/2*
Turno |
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
|
|
Conhecimento e constituição do professor (Eletiva) Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel e Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto Horário: 8h - 12h Laboratório 1, Sala 103 |
Docência e Educação Contemporânea (Eletiva) Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay Horário: 8h - 12h Unidade Seminário, Sala 02 |
|
Tarde |
|
Investigação-formação-ação em Ciências (Eletiva) Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich e Profa. Dra. Rúbia Emmel Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 107 |
Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas (Eletiva) Profa. Dra. Rosângela Inês Matos Uhmann e Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos Horário: 13h30 - 17h30 Laboratório 1, Sala 106 |
|
|
* Calendário sujeito a alterações.
A disciplina - Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores (Eletiva), será ministrada pelas professoras Profa. Dra. Sinara Munchen e Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki, concentrada em 4 períodos. Local: Laboratório 1, Sala 109. Oferta será concentrada em agosto 28/08 dois turnos (manhã e tarde) 29/08 dois turnos (manhã e tarde) setembro 17/09 dois turnos (manhã e tarde) 18/09 dois turnos (manhã e tarde) outubro 29/10 um turno (manhã), 30/10 um turno (tarde) 31/10 dois turnos (manhã e tarde) novembro 26/11 um turno (manhã) 28/11 dois turnos (manhã e tarde).
A disciplina - Tópicos Especiais: Tecnologias, Pesquisas, Cotidiano e Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pelo Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich. Laboratório 1, Sala 109 ou Auditórios da UFFS.
A disciplina - Estágio de Docência, terça-feira à noite, será ministrada pela Profa. Dra. Rúbia Emmel. Laboratório 1, Sala 107..
Início do semestre: 12/08/2019
HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO MESTRADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS PARA 2019/1*
Turno | Segunda-Feira | Terça-Feira | Quarta-Feira | Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
Manhã |
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências (Eletiva) Profª Judite Scherer Wenzel Horário: 8h - 12h
|
||||
Tarde |
Pesquisa no Ensino de Ciências (Obrigatória) Prof. Roque Ismael da Costa Gullich Horário: 13h30 - 17h30 |
Epistemologia e História das Ciências (Eletiva) Profª Fabiane de Andrade Leite Horário: 13h30 - 17h30 |
Currículos: história, políticas e pesquisas (Eletiva) Profª Erica do Espírito Santo Hermel Horário: 13h30 - 17h30 |
* Calendário sujeito a alterações.
A disciplina - Tópicos Especiais: Pesquisa em Ensino de Ciências (Eletiva), será ministrada pela profª Érica do Espirito Santo Hermel , nas datas de 12/03/2019, 09/05/2019 e 18/06/2019. Os horários desse componente serão definidos oportunamente.
A disciplina - Dissertação (Obrigatória), conforme o regimento do PPGEC, todos os alunos deverão permanecer matriculados desde o primeiro semestre.
Início do semestre: 11/03/2019
Local: UFFS – Unidade Seminário. Rua Major Antônio Cardoso, nº 590 – Centro, Cerro Largo (RS) .
Salas 02