Corpo Docente

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

  
Nome Vínculo com a UFFS E-mail Currículo Lattes Telefone
Danusa de Lara Bonotto

Professor Efetivo

danusalb@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594211
Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Editora da seção Educação Matemática da Revista Insignare Scientia. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, Modelagem nas Ciências e Matemática e Formação de professores.
Deniz Alcione Nicolay

Professor Efetivo

deniznicolay@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594238
Licenciado em Pedagogia. Doutor em educação pela UFRGS. Estágio pós-doutoral no Departamento de ensino e currículo DEC/UFRGS. Líder do Gphilía (grupo de pesquisa em filosofia, literatura e artes na educação). Estuda e experimenta as variações da pesquisa contemporânea em termos de escrita, leitura e metodologia. Trabalha conceitos (genealogia, crítica, verdade, valor, ética, estética, niilismo...) a partir do pensamento pós-nietzschiano nas suas relações com o currículo e a formação de professores. Professor permanente do PPGEC/UFFS (linha 1).
Eliane Goncalves dos Santos

Professor Efetivo

eliane.santos@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594242
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Tutora EaD do curso de Pedagogia da UFPel. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência. Coordenou o PIBID Ciências Biológicas entre 2014-2016/ 2017-2018, o Subprojeto Residência Pedagógica Multidisciplinar. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.
Erica do Espirito Santo Hermel

Professor Efetivo

ericahermel@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594239
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no exterior (doutorado-sanduíche) na Universidad Miguel Hernandez (2004). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo-RS, no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), sócia da SBEnBio, editora da área de Ensino de Biologia da Revista Insignare Scientia (RIS) e parecerista de periódicos da área de ensino. Atuou como professora colaboradora do Mestrado em Educação - UFFS (2013-2015), como professora de pós-graduações Lato sensu da UFFS (Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (2012); e Ensino de Ciências e Matemática (2013-2014), também como orientadora), como coordenadora do PETCiências (2011-2016, atualmente é colaboradora), como coordenadora do PIBID – Ciências Biológicas (2016-2017), como membro do Comitê Assessor de Pesquisa - UFFS (2011-2017) e como colaboradora de Projetos dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências (2011-2016). Atua nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, com ênfase no ensino de biologia celular, corpo humano, currículo, experimentação e livro didático.
Fabiane de Andrade Leite

Professor Efetivo

fabiane.leite@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594241
Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ - Campus Ijuí (2016). Mestra em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada - URI - Campus Santo Ângelo (2012). Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação em Química pela UNIJUÍ (1998). É especialista em Gestão Educacional pela UNIJUÍ e em Tecnologias em Educação pela PUC / RJ. Professora Adjunta de Estágios e Práticas de Ensino nos cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo. Possui experiência em docência na educação básica. Realiza estudos e pesquisas na área da educação, principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Epistemologia, História da Ciência, Metodologias de Ensino, Políticas públicas educacionais e Currículo Escolar. Professora no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) - Nível Mestrado na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática GEPECIEM e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE.
  Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica Orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora - (UFSM) - Função: Lider.
Judite Scherer Wenzel

Professor Efetivo

juditescherer@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594249
Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007; 2013). É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul desde o ano de 2010. Atua como editora da área de Ensino de Química da Revista Insignare Scientia (RIS). Atuou como coordenadora do Curso de Química Licenciatura do ano de 2013 à 2017. Já atuou como coordenadora do PIBID Interdisciplinar (2016) e como coordenadora do PIBID Química (2018-2020). Coordena o Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica, pesquisa aprovada na Chamada Universal/2016 do CNPQ. Atua como vice coordenadora do Programa de Extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e como professora colaboradora no PET Ciências. Desde o ano de 2010 participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da UFFS. Tem experiência na área do Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Química nos seguintes temas: Educar pela Pesquisa, Formação de Professores, Significação Conceitual, Linguagem Química.
Neusa Maria John Scheid

Professor Convidado

scheid.neusa@gmail.com

Currículo Lattes 55.33122058
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciência, Tecnologia e Saúde - GPECTS - (URI) - Função: Lider.
Neusete Machado Rigo

Professor Efetivo

neusete.rigo@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594236
Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Orientação Educacional. Possui Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ/RS e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Tem uma trajetória profissional no Ensino Superior em cursos de licenciatura, e na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental e Médio, em espaços de docência e de gestão educacional. Atua nos cursos de licenciatura, na Pesquisa e na Extensão com projetos relacionados às Políticas Educacionais, Gestão, Currículo, Formação de Professores e Processos Inclusivos (abordando a questão das diferenças). O campo teórico de seus estudos filia-se às perspectivas pós-estruturalistas, principalmente sob os referenciais teórico-metodológicos foucaultianos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas- GEPPEP/UFFS - Função: Vice-Lider e Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão/GPPPIn/UFFS - Função Membro.
Paula Vanessa Bervian

Professor Efetivo

paula.bervian@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594242
Graduação em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Atua na graduação nas Práticas de Ensino e Estágios Curriculares Supervisionados no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. As atividades de extensão e pesquisa são desenvolvidas nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, constituição docente e tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Ciências e Biologia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas de 2016-2017.
Roque Ismael da Costa Gullich

Professor Efetivo

roquegullich@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594239
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Formação de Professores. Narrativas de formação. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor geral da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.
Rosangela Ines Matos Uhmann

Professor Efetivo

rosangela.uhmann@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594241
Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Tem experiência na área de Química, com ênfase também no Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental; Experimentação no Ensino de Ciências; Avaliação Educacional; Políticas Educacionais e Currículo. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Química até 2018 e subprojeto Biologia até 2019. Atualmente é professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Química Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenadora de área de seção da Revista Insignare Scientia (RIS) e Coordenadora adjunta do PPGEC.
Rosemar Ayres dos Santos

Professor Efetivo

rosemar.santos@uffs.edu.br

Currículo Lattes 55.33594243
Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009), Mestre em Educação (2012) e Doutora em Educação (2016) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta II na área de Ensino de Física e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Nessa instituição integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPPE). É Editora de Seção de Ensino de Física da Revista Insignare Scientia. É colaboradora do Programa de Educação Tutorial. É Membra do Comitê Assessor de Pesquisa e do Conselho Universitário. É Coordenadora de Estágios Curriculares Supervisionados do Curso de Física e membra do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado desse Curso. Foi Coordenadora Adjunta de Extensão. Foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, coordenando o subprojeto PIBID Física. Foi colaboradora do Programa Residência Pedagógica. Atua na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Na Educação Básica atuou nas modalidades de Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos.
Rúbia Emmel

Professor Convidado

rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br

Currículo Lattes 55.33611049
Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2015). Durante o Curso de Doutorado, participou de Projeto de Pesquisa: Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na formação continuada de Professores: contribuições a organização curricular da educação básica e superior, no Centro de Investigação e Estudos da Criança, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atuou como Pedagoga/Técnica Administrativa em Educação, junto ao Departamento de Ensino do Campus Feliz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Foi professora de ensino superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio/SETREM. Foi Professora Adjunta, Magistério Superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia na área de Fundamentos e metodologias para o Ensino de Ciências, da Universidade do Tocantins - UFT, Campus Arraias. Atuou como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Campus Feliz, na área da Pedagogia. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Campus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas. Atuou como professora formadora em disciplinas na modalidade EaD do IFFAR, nos Cursos de Formação Pedagógica de Professores para a Educação Profissional (IFFAR), de Licenciatura em Matemática (UAB). Professora Colaboradora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Formação Docente, IFFAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Formação de Professores, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências, Educação Infantil, Pesquisa em Educação, Pesquisa-ação, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, livro didático, cultura escolar, Psicologia e Desenvolvimento, História e Filosofia da Ciência, Gênero e sexualidade, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica.
Sandra Maria Wirzbicki

Professor Efetivo

sandra.wirzbicki@uffs.edu.br

Currículo Lattes 46.35438358
Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino. Atua na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Estágios, Conteúdos Estruturantes, Metodologia no Ensino de Ciências/Biologia, Avaliação, Livro Didático. Integrante dos grupos de pesquisa “Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECIEN) e "Educação Matemática, Científica e Tecnológica, (EMCT), ambos consolidados junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Coordenou o Programa Residência Pedagógica no ano de 2018. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.
Sinara Munchen

Professor Efetivo

sinara.munchen@uffs.edu.br

Currículo Lattes 54.33217059
Licenciada em Química, mestre e doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria, atua no Ensino Superior desde 2014. Trabalhou nos cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal da Grande Dourados, nos quais orientou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi colaboradora do PIBID Química, integrante do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura no Campus Erechim/RS, no qual atua em componentes curriculares de Química, Ensino de Ciências e Estágios, participa como banca de Trabalhos de Conclusão de Curso, é integrante do Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estruturante e foi coordenadora do curso. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS. É integrante do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP), Líder do grupo de pesquisa Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia - GICET - (UFFS), sócia da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e revisora em periódicos da área de Ensino. Seus interesses de estudo e pesquisa abrangem o Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade; formação inicial de professores; propostas pedagógicas e materiais didáticos; e Educação do Campo.

  

Docentes que já participaram do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

 
  
Nome Vínculo com a UFFS E-mail Currículo Lattes Período
Fábio da Purificação de Bastos

Professor Convidado

fabio@ufsm.br

Currículo Lattes 12/03/2019 até 31/12/2022
Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica Orientada por Pesquisa-Ação e Educação Dialógico-Problematizadora - (UFSM) - Função: Lider.
Otávio Aloísio Maldaner

Professor Convidado

o.maldaner@gmail.com

Currículo Lattes 12/03/2019 até 31/12/2022
Grupo Interdepartamental de Pesquisa Sobre Educação em Ciências - GIPEC - (UNIJUÍ) - Função: Membro.